Páginas

sexta-feira, 1 de março de 2013

Use mais listas de compras

Atualizado dia 24/10/2014.

Na minha organização financeira sempre usei listas, mas agora que meu salário é quase todo comprometido e sobra muito pouco para eu comprar qualquer coisa que não seja comestível, esse hábito se mostrou ainda mais eficaz.

A lista de supermercado já é sagrada. Como eu moro só, muitos itens de higiene e limpeza duram dois meses ou mais, por isso não dá para memorizar. Eu ando pelos cômodos da casa e anoto o que falta ou vai faltar até o fim do mês. Quando eu tento comprar sem lista, erro tudo: levo o que já tenho e esqueço o que preciso.

Mas ampliei isso. Agora faço lista antes de ir à drogaria, à loja de departamento, à loja de calçados, à livraria e qualquer outro comércio que eu venha a frequentar. E só entro em lojas onde não planejei nenhuma compra quando não tenho mais dinheiro. Se entro no começo do mês, não dá certo.

Para quem só faz lista de supermercado, as demais listas podem parecer “exóticas” no começo, mas funcionam e com o tempo você se acostuma. Exemplo de lista antes de ir à loja de roupas:

  • Meia-calça lisa preta.
  • 2 blusas lisas manga curta de cores escuras.
  • 1 calça brim azul bic.
  • 1 jaqueta preta.

Hoje mesmo tive duas experiências sobre o uso de listas. Na drogaria eu me esqueci de olhar a anotação e gastei 3 vezes mais do que tinha planejado. Infelizmente comprei produtos dos quais não estou precisando atualmente. Vou usá-los, mas daqui a três ou quatro meses ainda.

Depois da experiência ruim, entrei em outra loja onde me lembrei de abrir o bloquinho. Consegui comprar apenas o que estava na lista. Detalhe: era uma loja que tinha muito chocolate e muitos itens de papelaria, mas conseguei sair de lá sem levar nada disso, segui meu planejamento. Fiquei até orgulhosa de mim.

Não quer gastar mais do que precisa? Faça a lista, abra-a dentro da loja e siga o que está escrito. Para ter disciplina é preciso exercitar.

Até mais!

Foto: Mulher Antenadíssima



Pix meutedio arroba mail ponto com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são moderados pela autora do blog.