Busca

Carregando...

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Como abrir e-book com extensão ePub

Atualizado dia 17/03/2014.

Eu nunca tinha ouvido falar em ePub até ontem. Tudo mudou com um tuite do CNJ:

Concursanda e apaixonada por direito constitucional que sou, cliquei imediatamente. Jurei que fosse um pdf. Para minha surpresa, o navegador fez download de um arquivo esquisito com extensão ePub.

Pesquisei e descobri que esse é um formato específico para e-books chamado Eletronic Publication. Os sistemas operacionais de smartphones e tablets já vêm com programas para abrir esse formato.

Mas se estiver usando qualquer outro sistema, você também pode abrir ePub no site www.magicscroll.net. Não é preciso instalar nada.

Se preferir instalar um programa para ler mesmo sem se conectar à internet, essas são algumas opções:

Readium: leitor de e-book para Google Chrome

Instalar uma extensão no navegador também é uma alternativa interessante. Algumas delas:

No Firefox consegui abrir ePub on-line sem precisar baixá-lo primeiro. No Chrome não: tive que salvar primeiro em uma pasta e depois acessar o e-book pelo navegador.

Ao contrário do pdf, que é “engessado”, o ePub é responsivo, ou seja, o leiaute responde à resolução de quem está acessando o arquivo. Se no seu monitor cabe um parágrafo, você vai ler um parágrafo por página e não precisará usar a barra de rolagem para ver o resto do conteúdo, basta avançar para a próxima página. Desse modo, terá que ser repensado o velho método de fazer referência a citação de livro anotando o número da página.

Outra facilidade é poder mudar a tipologia, as cores de fundo e a cor do texto. Preto no branco funciona bem em textos curtos e em livros de papel. Para ler um livro inteiro em um monitor prefiro menos contraste com tons pastéis.

Adorei essa novidade que conheci e estou feliz em poder compartilhar.

Leia também:

Até mais!

Posts relacionados