Busca

Carregando...

domingo, 24 de novembro de 2013

Campo de Violetas (Natura) - 20 anos

Atualizado dia 05/12/13.

Quantos perfumes nacionais femininos com duas décadas de portfólio você conhece? Vamos falar um pouco sobre uma fragrância que conseguiu esse feito raro.

Campo de Violetas, que já se chamou Limiar, é um delicioso e exuberante floral bouquet que resistiu às várias transformações da marca. Atualmente ele faz parte da coleção Águas.

Encontrei a pirâmide olfativa oficial em um site antigo da Natura. Olha só que riqueza:

  • Nota de topo: bergamota, mandarina, rosa, violeta, ylang-ylang, gardênia.
  • Nota do meio: jasmim, rosa, ameixa, cassis, groselha.
  • Nota de base: sândalo, cedro, patchouli, almíscar (musk), vetiver.

Na abertura o que a gente mais sente é violeta mesmo, mas prestando mais atenção notamos também a deliciosa combinação das outras flores com as frutas cítricas. Muito bom!

E rapidamente mais flores e frutas surgem na composição, mas o que predomina no perfume é o cheiro de um bouquet com espécies diversas.

As frutas não-cítricas - jasmim, ameixa, cassis e groselha - dão conforto à fragrância e provocam a sensação de "quero ficar bem perto de quem está usando esse perfume".

Por falar em conforto, consegue imaginar uma combinação de base mais aconchegante e familiar do que cedro, sândalo, patchouli e almíscar? Agora o "quero ficar bem perto" já é "quero dormir no colo".

  • Fixação: 5 horas na minha pele em um dia quente e úmido.
  • Projeção: média. As pessoas provavelmente vão sentir seu perfume alguns passos antes de você chegar.
  • Rastro: médio. Seu cheiro vai ficar por algum tempo nos lugares pode onde você passar.

Descrição do perfume no site atual da Natura:

Campo de Violetas mescla o frescor delicado da bergamota e da mandarina com o calor e a sensualidade das flores e madeiras.
  • Ano de lançamento: 1993.
  • Concentração: colônia.
  • Público-alvo: feminino adulto.
  • Volume: 150 mL e 300 mL.
  • Preço atual: R$ 51,20 e R$ 69,80.

É difícil sentir Campo de Violetas (EDT) e em alguns momentos da evolução não se perguntar: "Amarige, é você?" Para quem não conhece, Amarige (1991) é um complexo e maravilhoso clássico da Givenchy. Ele tem tantos ingredientes e tantas nuances que pode ser descrito de diversas maneiras, mas uma forma possível é "perfume sofisticado que tem cheiro de violetas sem lembrar desinfetante".

Já prevendo as perguntas, Campo de Violetas não é um substituto perfeito para Amarige. Ele está mais para um tributo do que para uma imitação, se é que você me entende. Se procura um contratipo ou similar, sugiro que experimente o 14 da Yes Cosmetics.

Esse perfume da Natura também pode agradar muito quem usava Violeta Intense, fragrância descontinuada da Avon.

Eu só tenho uma amostra desse perfume, por isso as fotos que ilustram esta resenha são da Dona do Figurino, que também não poupou elogios à fragrância.

Bom cheiro!

Posts relacionados