Busca

Carregando...

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Perfumes da Avon são nacionais?

Como adoro ler artigos e ver vídeos sobre perfumes, noto um erro que se repete diariamente: chamar de nacionais alguns perfumes da Avon que não são. Pelo menos não na concepção.

A Avon é dos Estados Unidos e hoje é uma multinacional que está presente em boa parte do planeta. Mas o fato de ter operações, indústrias e revendedoras em todo o mundo não tira da marca a sua origem: é estadunidense e não há dúvida sobre isso.

Eu tenho, por exemplo, perfume francês que foi fabricado na Inglaterra, perfume espanhol que foi fabricado na França e tenho perfume estadunidense da Avon que foi fabricado no Brasil.

Em cada país onde a Avon tem indústria, ela faz algumas modificações nos produtos internacionais, inclusive nos formatos dos frascos e das caixas, e também cria novas linhas voltadas para aquele público específico, o que pode incluir, é claro, fragrâncias. No Brasil, a fábrica fica em São Paulo.

Entre as linhas de colônias da Avon que são exclusivamente brasileiras, podemos destacar Amor e Poesia (em homenagem a Vinícius de Moraes), Refrescantes, Luiza Brunet, Petit, Águas e Brisas Ivete Sangalo e Essência.

Mas muitas outras fragrâncias da marca, como as linhas Outspoken, Musk, Titanium, Far Away, Ironman e Eternal Magic são internacionais. As colônias Instinct, por exemplo, foram lançadas pela primeira vez no mundo em agosto/2013, mas só chegaram ao Brasil em novembro/2013.

Nem tudo que a Avon lança fora vem para o Brasil. Aliás, vários produtos da marca que fazem muito sucesso em outros países nunca foram nem serão vendidos aqui, o que inclui muitas fragrâncias. Dizem que aqui "não pegaria". Os perfumes da primeira foto deste post, por exemplo, não são vendidos no Brasil, mas nos Estados Unidos estão entre os mais pedidos para o Natal.

As fragrâncias femininas que a Avon mais vende no Brasil são brasileiras: linhas Águas e Brisas e Avon Refrescantes.

Dentre as masculinas, a linha Musk, que é internacional, lidera disparada na preferência dos brasileiros.

Quando quiser saber se uma fragrância da Avon é genuinamente brasileira ou apenas fabricada aqui, você pode consultar em sites como Avon.com e Fragrantica.com (ambos sem br).

Internacional ou importado?

Se você tem um tênis da Nike que foi fabricado no Brasil, só a marca é importada, o tênis não. O mesmo acontece quando você bebe Coca-Cola e come McDonald's. Mas você pode dizer que está consumindo um produto internacional que, teoricamente, segue o mesmo padrão de qualidade no mundo inteiro e talvez tenha como matéria-prima produtos primários que vieram de diversas partes do mundo.

Desse modo, se você comprar um perfume da Avon que foi fabricado em outro país e trouxer para o Brasil, esse é um perfume internacional e importado. Mas se você compra um perfume da Avon Internacional que foi fabricado em São Paulo, esse é um perfume internacional fabricado no Brasil. Notam a diferença?

Espero que tenha ficado mais claro para quem se confundia.

Bom cheiro!

Posts relacionados