Busca

Carregando...

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Como formatar o pen-drive para caber arquivo com mais de 2 GB

Tentei dezenas de vezes passar um arquivo de 7,9 GB para meu pen-drive de 8 GB. Depois de muitas tentativas, procurei informações na internet (demorou!) e então descobri que ele estava formatado em FAT, que só aceita arquivos de até 2 GB. Desse modo, eu conseguiria colocar 4 arquivos de 2 GB no pen-drive, mas não um de 8 GB.

Soube então que eu precisaria formatar o pen-drive em NTFS ou ExFat. Sendo o segundo sistema mais recomendado, fui nele. Funcionou! Consegui passar o arquivo de 7,9 GB para o pen-drive. Mas era um filme que eu queria assistir na minha TV Samsung e ela não reconheceu o pen-drive formatado em ExFat.

Obviamente tentei de novo com a formatação em NTFS. Desta vez tudo funcionou: passei o arquivo de 7,9 GB para o pen-drive, a TV Samsung leu o arquivo e eu consegui assistir o filme em alta definição deitada na sala.

Então fica a dica: para colocar arquivos com mais de 2 GB no seu pen-drive, você pode formatá-lo em ExFat para abrir no Linux e no Windows. Se precisar acessar em outros dispositivos, escolha NTFS.

De toda forma, vou contar aqui os dois procedimentos que usei.

Para formatar o pen-drive em ExFat, usei o Terminal mesmo.

1. Para descobrir o caminho correto de onde está montado o pen-drive:

mount

Quando você teclar Enter vão aparecer os dispositivos conectados ao computador, como HDs, pen-drives, máquinas fotográficas e outras unidades.

Identifique a unidade correta onde está o seu pen-drive para não formatar a partição errada. No meu caso o caminho era /dev/sdb1, mas para não levar ninguém ao erro vou continuar o tutorial com um caminho fictício: /abc/def0. Substitua pelo endereço exato em que aparece o seu pen-drive.

2. Desmonte a unidade do pen-drive:

umount /abc/def0

3. Adicione o repositório exFat:

sudo add-apt-repository ppa:relan/exfat

4. Atualize tudo:

sudo apt-get update

5. Formate o pen-drive:

sudo mkfs.exfat /abc/def0

Feito.

Para formatar em NTFS, basta trocar exfat por ntfs. Em alguns casos você precisará primeiro instalar o pacote ntfsprogs:

sudo apt-get install ntfs-3g

E logo em seguida formatar:

sudo mkfs.ntfs /abc/def0

Mas confesso que não fiz isso, acabei preferindo usar o GParted, programa com o qual eu tenho familiaridade há alguns anos. Para instalá-lo:

sudo apt-get install gparted

Assim como no Terminal, é preciso saber exatamente qual é a partição do seu pen-drive antes de formatar. Como a interface do GParted é muito mais fácil de usar, acredito que também é mais fácil causar algum desastre nele do que no Terminal. Se estiver inseguro, prefira formatar pelo Terminal porque é mais difícil você digitar o caminho de outra partição sem querer.

Se for usar o GParted, primeiro desmonte (umount) o pen-drive para depois formatá-lo em ntfs. Esse tutorial em inglês é o que mostra melhor todos os passos necessários para formatar um cartão ou drive USB usando o GParted.

Para formatar pen-drive no Windows ou no MAC OS X, sugiro este tutorial do TechTudo.

Quer saber mais sobre os sistemas de formatação compatíveis com Windows? Recomendo este artigo do site Oficina da Net: Qual a diferença entre NTFS, FAT, FAT 32 e exFAT.

Até mais!

Posts relacionados