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quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Qual é a melhor marca de cosméticos para revender?

Atualizado dia 24/05/2015.

Quem quer revender cosméticos por catálogo tem dezenas de marcas no mercado para escolher, por isso é normal ficar em dúvida antes de decidir por onde começar. Vou sugerir aqui alguns fatores para você analisar antes de escolher a empresa com a qual quer começar seu negócio.

⌇ A marca que você mais usa e recomenda

Como já contei no post Economize com cosméticos revendendo, se cadastrar como consultor é uma possibilidade real de ter descontos nos produtos da sua marca favorita. Assim você consegue atingir o valor mínimo e passar os pedidos antes de formar uma clientela que torne o negócio autossustentável.

E se você usa e conhece bem os produtos da marca, vai ficar bem mais fácil recomendar, vender e até tirar dúvidas dos clientes no pós-vendas.

Exemplo: se você usa produtos para cabelo, perfumes, hidratantes e maquiagem da Natura, essa já pode ser considerada a sua marca favorita, então vai ser bastante prazeroso revender produtos que você conhece tão bem.

⌇ A marca que seus familiares e amigos adoram

Muitas vezes o seu gosto não bate muito com o gosto dos seus potenciais clientes, então pode ser melhor escolher a marca que vai te dar mais lucro.

Como não é sua marca favorita, antes de começar a revender é bom conversar com as pessoas para descobrir quais são os produtos dos quais elas gostam. Quando fizer o primeiro pedido, peça alguns itens para você usar porque vai ser muito difícil revender uma marca da qual você não usa nada.

Exemplo: você usa mais Eudora, mas seus conhecidos preferem Mary Kay. Converse com eles para saber quais são os produtos da marca Mary Kay que eles tanto usam. Descubra também quais produtos da Mary Kay a Eudora não oferece e experimente, assim você não precisará abrir mão da sua marca favorita.

⌇ A marca compatível com o poder aquisitivo dos seus clientes

Essa compatibilidade da qual estou falando não tem a ver com preferência, gostar muito de uma marca não implica ter dinheiro para comprá-la todo mês:

  • Muita gente que prefere os batons da Mac só tem coragem mesmo de comprar os da Avon.
  • Muita gente que prefere as bases faciais da Lancôme só tem dinheiro para comprar as da Natura.
  • Muita gente que prefere os perfumes da Dior só consegue pagar O Boticário.

Para saber se uma marca é compatível com seu público-alvo, além dos preços dos produtos você tem que considerar o valor mínimo para conseguir fazer um pedido. Algumas marcas:

  • Odorata: R$ 80,00
  • Avon: entre R$ 80,00 e R$ 100,00 [pode variar entre os ciclos]
  • Eudora: R$ 115,00
  • Jequiti: R$ 180,00
  • Natura: o pedido mínimo é por pontos, mas sempre dá mais de R$ 200,00
  • Mary Kay: R$ 530,00

É claro que antes de começar você não sabe exatamente quais serão seus clientes, mas sem dúvida já sabe para quem vai oferecer: vizinhos, colegas de trabalho, familiares. Mesmo sem saber a renda mensal exata de cada um, é com base no padrão de vida dessas pessoas que você vai saber quais marcas estão dentro das suas possibilidades, pelo menos no início da atividade de revendedor.

⌇ Cinco marcas famosas no Brasil

1. Avon

Pontos fortes

A marca é muito conhecida, querida, tem muita propaganda, vende muito, tem produtos para todos os gostos e bolsos. Recomendo bastante para quem está começando, principalmente se você já usa algum produto da marca. Produtos que mais vendo: desodorantes, maquiagem (principalmente para olhos e boca), Renew, produtos para o rosto, produtos para os pés, perfumes masculinos e livros.

Ponto fraco

Por mais que já tenha melhorado MUITO em relação ao que era antes, a qualidade das fragrâncias femininas da marca ainda deixa muito a desejar. Se você quer vender muitos perfumes para mulheres, sugiro que trabalhe também com Água de Cheiro, Natura, O Boticário ou Jequiti.

Parece ponto fraco, mas não é

Parece que "todo mundo revende Avon" e por isso não existirão clientes para novos revendedores. Só parece. É uma marca tão popular que é bem mais fácil encontrar um cliente que não consegue comprar do que um revendedor sem cliente.

Só duas coisas básicas já podem te colocar bem à frente dos concorrentes: entregar pessoalmente na casa ou no trabalho do cliente e ter estoque para pronta-entrega. Se você puder oferecer ainda outros diferenciais, como loja on-line, parcelamento no cartão de crédito e consultoria gratuita de maquiagem e cabelo, não há porque temer a concorrência.

2. Natura

Pontos fortes

Produtos de excelente qualidade e muito queridos em todas as classes sociais. Perfumaria, linha para bebê, linha infantil, maquiagem, sabonetes, hidratantes, desodorantes, produtos para cabelos e tratamento para a acne estão entre os produtos mais elogiados e vendidos.

Ponto fraco

Sou consultora da marca há muitos anos e não me lembro de nenhum ponto fraco, a marca é toda famosinha, certinha, completinha, rapidinha, perfeitinha.

3. Jequiti

Pontos fortes

Como não me canso de dizer, a qualidade da perfumaria da Jequiti está muito acima da média nacional, sem falar das excelentes fragrâncias internacionais que são vendidas pela marca. Além dos perfumes, outros produtos do portfólio também são muito bons e queridos como maquiagem (principalmente para olhos e boca), produtos para cabelo (linha Fyo), desodorantes, hidratantes, utensílios de plástico e livros.

A propaganda é outro fator positivo para quem revende a marca, já que a Jequiti tem uma emissora de TV inteira à disposição e o principal garoto-propaganda da marca é ninguém menos do que o próprio dono das duas (Jequiti e SBT), Silvio Santos.

Para o consultor, ainda há benefícios como vale-saúde e vale-desconto, dois diferenciais em relação às outras marcas.

Pontos fracos

A marca já é famosa, mas os produtos ainda são pouco conhecidos. Até formar clientela revenda também alguma marca mais conhecida que vai servir como chamariz, como Avon ou Natura. Enquanto isso, invista na demonstração dos produtos Jequiti.

Na Jequiti, o processo de liberação e envio do pedido é bem mais demorado do que na Natura, mas pelo menos a marca é pontual no prazo que promete.

4. Eudora

Pontos fortes

A marca do Grupo Boticário é voltada para a mulher independente e por isso está preenchendo aos poucos um nicho de mercado que ainda não tinha sido explorado por outras empresas.

Graças a esse conceito, a Eudora também inovou bastante nas fragrâncias e criou perfumes que são bastante diferentes de tudo que há no mercado nacional, apesar de serem inspiradas em perfumes importados. Produtos eróticos, fixador de maquiagem, vários tipos de pincéis de maquiagem e cores exóticas de batons são alguns dos diferenciais da marca.

Pontos fracos

Não é uma marca que atende toda a família, por isso se quiser vender para pessoas de vários perfis e idades é necessário trabalhar também com Avon, Natura ou até mesmo O Boticário.

Também é uma empresa relativamente nova no mercado, por isso além de uma marca chamariz, você precisará investir bastante em demonstração.

Outro ponto negativo é que a transportadora que a marca usa, pelo menos aqui em Goiânia, é muito enrolada e não cumpre prazo. Felizmente agora não dependemos mais dela: podemos fazer e buscar os pedidos pessoalmente em uma loja no centro da cidade.

5. O Boticário

Pontos fortes

A marca é muito popular e muito querida em todas as classes sociais do Brasil. Perfumes, hidratantes e maquiagem estão entre os produtos mais vendidos.

Pontos fracos

A marca oferece apenas 20% 15% de desconto, o que equivale a 25% 17% de lucro. As concorrentes dão 30%, que equivale a um lucro de 42%.

Se você não oferecer parcelamento, provavelmente não vai conseguir concorrer com as lojas físicas.

Esclarecimento

Das quatro marcas que citei, essa é a única que nunca revendi nem pretendo. Ao contrário de quase todo mundo, não me identifico com o conceito nem aprecio os produtos.

Outras marcas

Vale a pena citar para quem quer continuar pesquisando sobre o assunto: Água de Cheiro (é multimarcas e vende importados), Belcorp, Fator 5 (tem contratipos), Jafra, Lumi, Mary Kay, Odorata, Racco, Thipos, Yes Cosmeticos (tem contratipos).

Boas vendas!

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