domingo, 2 de fevereiro de 2014

Meus perfumes de 2013 e tendências para 2014

Esperei passar pelo menos um mês para avaliar minhas preferências de 2013 com um pouco de distanciamento e aproveitar para descobrir as tendências de 2014.

No vídeo Meus perfumes da vez (dez/2013) dá para ter uma boa noção de quais foram as fragrâncias que mais usei em 2013: lavandas, cítricos e florais mais refrescantes.

Apesar do calor predominante, tivemos dias bem frios no inverno e assim consegui usar também meus EDPs da L'Occitane.

E comparando com tudo que usei muito em 2013, já noto algumas tendências diferentes para 2014.

1. Perfume curinga

Happy (Clinique) - floral frutal que eu já conhecia há bastante tempo, mas pelo qual só me apaixonei no 2º semestre do ano passado - vai ser meu perfume default de 2014. Leveza, refrescância, alegria contagiante! Como não me entreguei a esse perfume antes? Não sei, mas é sinal de que estou em constante evolução.

Em 2013 meus curingas foram Noa EDT (Cacharel) (que acabou ainda no primeiro semestre), Amó Xodó (Natura) e Fleurs de Cerisier (L'Occitane).

2. Perfume para a diversão

Estou taradinha por Midnight Fantasy (Britney Spears - Jequiti), outro perfume que durante muito tempo eu rejeitei. Esse cheirinho também me remete à alegria, mas agora é uma alegria doce e cremosa.

Em 2013 me diverti com uma miniatura de Ange ou Démon (Givenchy), que usei até o fim.

3. Perfume de inverno

Além de Neroli e Immortelle de Corse (meus EDPs da L'Occitane), Truth or Dare (Madonna - Jequiti) também está ansioso por temperaturas abaixo de 17ºC para conseguir passear comigo.

25 de julho de 2013: menos de 10ºC em Goiânia. Dia raro.

4. Perfumes para parecer romântica

Nenhuma novidade porque nesse quesito já tenho mais fragrâncias do que preciso: Nina L'Elixir (Nina Ricci), Rouge Royal Elite (Princesse Marina de Bourbon), Claudia Leitte Intense (Jequiti).

✧ Ainda sinto falta

Minhas fragrâncias mais sofisticadas são muito doces ou muito florais, próprias para o inverno. Sinto falta de ter uma fragrância elegante para ser usada em todas as estações. Faltam no meu armário perfumes como Diesel Fuel for Life Unlimited EDP e Roberto Cavalli EDP, mas no momento eles estão fora do meu alcance financeiro.

Para suprir essa necessidade inventada, já experimentei fragrâncias de marcas menos caras, mas não rendeu:

  • Aurien (Eudora): funcionaria se o álcool da Eudora não tivesse cheiro de pinga nem me causasse dor de cabeça.
  • Lacoste Pour Femme EDP: tem uma nota amarga que me incomoda, sem isso seria o perfume adequado.
  • Sem Você (Jequiti): faltou personalidade e me sobrou dor de cabeça, mas está no rumo do que desejo.
  • Vários da Natura prometem essa elegância (como Essencial Exclusivo e Revelar), mas me decepcionam desde a abertura.

✧ Tendências no Brasil

Entre os homens não notei muita diferença em 2013. Com exceção daqueles que colecionam perfumes e entendem tudo sobre o tema (exceções), a maioria continua usando os mesmos perfumes de sempre e as mulheres não reclamam. Eu sou dessas que acham que os homens já ficam bastante cheirosos usando Avon.

Já as brasileiras descobriram em 2013 a beleza dos florais e frutais delicados, que desde 2012 são destaque na perfumaria internacional. Acredito que em 2014 essa tendência se reforça. Para as classes C e D (maioria da população), este vai ser o ano de perfumes como Someday (Justin Bieber - Jequiti), A.R.T. (Eudora), Club São Paulo (Jequiti), Revelar Momentos (Natura), Floríssima (Avon), Secret Fantasy (Avon) e tantos outros que fazem o estilo "sou romântica, sou delicada, sou feminina".

Mas é claro que a noite pede algo mais, por isso os frutais mais doces que foram sucesso em 2013 continuarão entre os mais vendidos: Fantasy (Britney Spears - Jequiti), Kriska Liberdade (Natura), Eudora EDP, Make B. (O Boticário), etc.

Para as classes A e B, tenho a sensação de que todo lançamento nos últimos meses segue uma dessas quatro vibes:

  • 212 Vip EDP - sou chique, sou rica e não dou mole pra ninguém. (Esse estilo não está mais no auge, mas continua fazendo sucesso.)
  • Dolce & Gabbana Pour Femme EDP - sou chique e romântica.
  • Pleats Please EDT e EDP - sou sofisticada sem abrir mão do conforto.
  • Roberto Cavalli EDP - sou elegante e poderosa.

Será que teremos verdadeiras novidades em 2014? Se tivermos, elas chegarão a Goiânia ou Brasília para eu sentir?

Bom cheiro!

8 comentários:

  1. Faz tempo que preciso pra ontem conhecer o Happy. Culpa sua. rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rá! Só que esse perfume está me dando dor de cabeça. Já é o 2º falsificado que recebo e o mais bizarro é que desta vez comprei no site www.clinique.com.br. Tá tenso!

      Excluir
    2. Falsificado ou vencido com etiqueta adulterada, não sei ao certo. Sabe aquele cheiro de perfume ou cosmético que já oxidou? Então.

      Excluir
  2. Oi Helen,

    Vc conhece os perfumes da Agua de Cheiro? Que tal fazer umas resenhas? ;-)

    Ontem adquiri o ONIRIC e gostei muito da fragrância, ele tem um cheiro diferente. Eu não sei descrever as fragrâncias como vc e outras blogueiras de perfumes, mas meu olfato já está cansado desses perfumes que cheiram a balas, chocolate e algodão doce.

    Dizem que Oniric é similar ao Euphoria da Calvin Klein, mas como não conheço esse último, não posso avaliar.

    Da Agua de Cheiro já provei o Attractive e o Seducce, que achei muito bons também!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Liz, conheço alguns da Água de Cheiro sim. :)

      O Oniric se parece com o Euphoria mesmo, principalmente no corpo do perfume. Para ver outras inspirações da marca, visite o post Referência olfativa Água de Cheiro.

      Para escrever resenhas eu preciso ter em casa os frascos ou pelo menos as amostras. Só experimentar na loja não adianta muito porque não dá para se concentrar nem discernir bem a evolução da fragrância já que dentro de um shopping ou no Centro da cidade há centenas de interferências olfativas (café, pipoca, churro, pretzel, cigarro, fumaça de escapamento, dentre outros).

      Quando chego em casa já estou com "cheiro de ônibus", não dá mais para saber onde termina o perfume que passei no braço e começa o perfume da pessoa que estava do meu lado. Se for uma fragrância com pouca fixação, nem dá para sentir mais.

      As marcas que consigo resenhar são apenas as que (1) uso ou tentei usar, (2) as que revendo e (3) aquelas das quais ganho amostra ou frasco.

      Sendo assim, acho que não vai sair resenha da Água de Cheiro tão cedo. Até já tentei escrever alguma coisa sobre Absinto e Relic, mas não foi possível confiando só na memória. Sinto muito. :(

      Excluir
  3. Roberto Cavalli é um sonho de consumo antigo meu, tenho duas amostrinhas e faço miséria com elas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom demais da conta esse Roberto Cavalli EDP. :)

      Excluir

Posts relacionados