Busca

Carregando...

quarta-feira, 7 de maio de 2014

Perfume Floratta in Gold, O Boticário

Os perfumes frutais quase sempre usam frutas vermelhas, como morango e cereja, e frutas escuras, como mirtilo e cassis. Em 2001 O Boticário resolveu dar uma variada e apostou nas frutas amarelas. O resultado é uma colônia exótica e polêmica.

Sem conversa fiada, vamos logo à pirâmide olfativa de Floratta in Gold:

  • Notas de topo: flor de laranjeira, lima, frutas amarelas e orquídea head space.
  • Notas do meio: lírio do vale, violeta e jasmim.
  • Notas de base: almíscar, sândalo, baunilha e âmbar.

Não me pergunte quais são exatamente as frutas amarelas desssa dulcíssima abertura porque o site O Boticário só divulgou isso mesmo. Alguns sites de terceiros citam uma ou duas frutas, mas eu acredito que é uma salada bem variada. Além da lima, citada pela marca, acredito que possam ter usado pitadas de banana, pera, melão, maracujá, carambola, manga, abacaxi e pêssego, sendo que sinto principalmente uma mistura de licor de abacaxi, pêssego em calda e doce de manga. Diz a lenda que existem flores escondidas na intensidade das frutas, mas não as noto.

Abacaxi, manga e pêssego. Tá servido? Foto: Cores e Sabores.

O corpo é mais suave e menos comestível. Era para ser um coração floral, mas meu olfato ainda sente mais as frutas amarelas. As flores enfeitam. Percebo principalmente jasmim e violeta, mas há quem diga que o lírio é mais forte. Com ou sem flores, acho essa camada bastante enjoativa a ponto de me dar dor de cabeça.

Âmbar, baunilha e pêssego são os protagonistas do fundo, que segue aquele #OBoticarioStyle tedioso que a gente já conhece e que talvez seja tedioso só porque a gente já conhece há muito tempo, não sei exatamente.

E por falar em O Boticário, a empresa chama essa colônia de floral bouquet, mas meu nariz jura que Floratta in Gold é um legítimo floral frutal gourmand. Não entendo porque tentam esconder a estonteante presença das frutas. Aliás, até a descrição do site oficial ignorou totalmente o caráter frutal da fragrância:

Com o Floratta In Gold, você vai sonhar e alegrar o seu dia com a fragrância feminina e sofisticada, criada especialmente para mulheres que brilham, que se destacam pelas suas atitudes e que vão atrás de seus sonhos e objetivos.

Um desodorante colônia que transmite em suas notas toda a feminilidade da mulher, de forma delicada, mas inesquecível. O Floratta in Gold traz o brilho dourado que cada mulher busca para se destacar e a sofisticação do perfume de um raro tipo de orquídea, que imprime elegância à fragrância.

O perfume traz uma deliciosa combinação de ricos florais, nuances adocicadas de vanilla e um toque envolvente de âmbar que se traduz em um perfume exótico e precioso.

Sophia Grojsman
  • Público-alvo: feminino adulto.
  • Concentração: colônia.
  • Volume: 100 mL.
  • Preço (checado em 07/05/2014): R$ 69,99.

A criadora de Floratta in Gold é Sophia Grojsman, perfumista que já provou ter um gosto bem diferente do meu ao mandar para o mercado fragrâncias como Eternity (Calvin Klein), Trésor (Lancôme), Bvlgari Pour Femme e True Love (Elizabeth Arden). De acordo com o site O Boticário, a inspiração de Sophia foram as mulheres alegres do Brasil:

“É uma colônia floral que eu acredito que qualquer mulher possa usar em qualquer idade”, explica a perfumista Sophia Grojsman, mundialmente conhecida por seu histórico de sucessos na criação de fragrâncias femininas.

A inspiração, segundo ela, foram as mulheres brasileiras, femininas, felizes e despreocupadas. “O Brasil e suas mulheres alegres inspiraram em mim a necessidade de fazer uma fragrância não apenas para as brasileiras mas para as mulheres de todos os lugares”

Mulheres brasileiras despreocupadas? Onde? Na minha opinião as mulheres brasileiras são preocupadas até demais porque além de se ocuparem com o que é realmente importante, a satisfação pessoal, elas ainda perdem tempo, energia e alguns quilos de felicidade tentando se encaixar em padrões machistas relacionados a carreira, beleza, sexo, casamento, filhos e muito mais. Desencana, mulherada brasileira!

Voltando a falar da fragrância, Floratta in Gold tem fixação de 4 horas na minha pele. A projeção é enorme na abertura e ao longo do tempo fica curta, sentida a cerca de um metro. O rastro é intenso.

Considero essa colônia uma escolha inadequada para local de estudo ou trabalho, mesmo com borrifada única. Mas em um ambiente festivo que tem cheiro mesclado de gente, comida e bebida, acredito que Floratta in Gold se torna conveniente porque é preciso uma dose a mais de ousadia para ter seu perfume notado.

Bom cheiro!

Posts relacionados