segunda-feira, 30 de junho de 2014

Fim do orkut tem data marcada

Logo do orkut

Há anos sabemos que isso aconteceria a qualquer momento, mas a Google fez o que quase todo mundo faz antes de uma ação difícil: ficou procrastinando. A partir de hoje, não é mais possível criar perfil no orkut. E quem já tem conta na rede social só tem mais três meses de uso.

29/06/2014, domingo
Foi o último dia para criar perfis.
30/06/2014, segunda-feira
Não é possível criar perfis.
29/09/2014, segunda-feira
Último dia da rede social. Último dia para exportar suas fotos para o Google Plus.
30/09/2014, terça-feira
Velório, cremação e muito choro de carpideiras.
Setembro de 2016
Último mês para fazer um backup de suas informações do orkut para o computador. Servem mais para lembrar o passado mesmo, por enquanto não dá para exportar essas informações para outra rede social.

∅ Já vai tarde?

Quando eu trabalhei como redatora web em uma agência de propaganda (entre 2009 e 2010) eu achava um saco ter que atualizar perfil e comunidade no orkut. Na época ele já era pouco visitado e o que repercutia mesmo na internet eram os posts do Twitter e do Facebook. Confesso que desejei bastante o fim do orkut naquele tempo.

Em 2011, já trabalhando em uma emissora de TV, conheci uma colega jornalista que ainda é orkuteira. Quando ela explicou os motivos eu passei a ver com outros olhos as pessoas que ainda usam essa rede social.

∅ O que o Facebook não tem?

O site Facebook não é líder sem motivo. Seja para uso pessoal ou profissional, todos nós sabemos que valeu a pena ter escolhido essa rede como nossa favorita. Mas conversando com minha colega orkuteira, me atentei para alguns recursos que os brasileiros adoravam no orkut e que o Facebook nunca tentou ou conseguiu reproduzir:

  • Fóruns - até o Yahoo! Respostas funciona melhor como fórum do que os grupos do Facebook.
  • Depoimentos - até o Linkedin tem.
  • Temas - com as capas, isso não faz muita falta, mas seria legal se o Facebook reconhecesse automaticamente a cor predominante na imagem para deixar links e botões combinando.

Algumas pessoas acham que o Facebook com essas funções viraria um novo orkut. Eu acho que, perto da farofa que o FB já é hoje para quem não sabe otimizar, novas funcionalidades não piorariam a situação.

∅ O Google Plus vai bombar?

Em alguns dos nichos dos quais faço parte, o Google Plus já está bastante popular, como contei no post O Google Plus vai substituir o Facebook? Fora desses nichos, observo que a Google está forçando o uso. Os comentários deixados no Blogger e no YouTube, por exemplo, são automaticamente postados no perfil do G+, a não ser que o internauta perceba que pode desmarcar essa opção.

Com o fim do orkut, várias pessoas vão migrar suas fotos para o Google Plus, o que vai dar mais uma "forçadinha" no uso da rede social.

Só que, entre uma ação e outra obrigando as pessoas a usarem a rede, cometeram um erro bem grande ao encerrar os jogos do Google Plus. Não consigo imaginar o Facebook tão povoado quanto é hoje sem o poder de convencimento exercido por FarmVille e Mafia Wars, dois exemplos de jogos que fizeram muita gente criar perfil no FB e abandonar os joguinhos "marromenos" do orkut.

Espero que pelo menos integrem mais o perfil do Google Play Games (para usuários Android) ao perfil do Google Plus. Rede social sem jogos fica séria, formal, vira networking. Não precisamos de outro Linkedin, um é suficiente.

Mas sei que, mesmo que o Google Plus nunca faça todo o sucesso almejado, ele não vai entrar na lista de Google Social #Fails. O G+ já está totalmente vinculado aos outros sites da empresa, como Blogger, Picasa, Gmail e YouTube, de forma que cada perfil é atualizado sem muito esforço do dono. De um jeito ou de outro, o Plus continuará existindo enquanto houver Google.

∅ Alguma dica para os órfãos?

Para quem ainda não criou perfil no Facebook, sugiro experimentar. No começo pode existir resistência, mas com o tempo todo mundo aprende a gostar dele. Tem um monte de gente que fala que FB "já deu", mas coincidência ou não essas são as mais viciadas e ficam "surtadinhas" quando não podem acessar. Quem realmente acha que FB já deu, cancela o perfil e não fala nada.

Para quem gosta de responder ou fazer perguntas, com ou sem sentido, sugiro o Yahoo! Respostas.

Para quem gosta de escrever textos longos, sugiro um blog.

Mais informações sobre esse fim tardio na página de suporte do Google e também no Blog Oficial do Orkut.

Até mais!

Pix meutedio arroba mail ponto com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são moderados pela autora do blog.