Páginas

segunda-feira, 28 de julho de 2014

Como aumentar a fonte do navegador

Você já deve saber que para dar zoom nos elementos de um site, basta manter a tecla Ctrl (Control) pressionada enquanto clica na tecla + (adição), quantas vezes forem necessárias para ficar no tamanho esperado. Mas isso aumenta o tamanho de tudo que tem na página, não apenas dos caracteres.

Se você precisa usar Ctrl + com muita frequência para conseguir ler os textos dos sites, pode ser melhor aumentar o tamanho mínimo de fonte. Na resolução de tela que uso, por exemplo, acho muito pequenas as letras do Facebook, do Inoreader e também do editor do Blogger no modo HTML.

É possível mudar isso no Google Chrome e no Mozilla Firefox.

Google Chrome

Clique no Menu e entre nas Configurações (chrome://settings/):

Clique no último link: Mostrar configurações avançadas.

Desça até Conteúdo da web e clique no botão Personalizar fontes:

Observe que você pode também mudar a tipologia padrão dos sites que não têm fonte definida. Eu, por exemplo, troquei a fonte sem serifa de Arial para DejaVu Sans e a fonte com serifa de Times New Roman para DejaVu Serif. São tipos para Linux bem maiores e fáceis de ler.

E a configuração que vai mudar o tamanho mínimo de fonte é a última. O padrão é 12 e a variação vai de 6 a 24. Geralmente 14 é um tamanho bom para fonte mínima, mas isso depende muito da resolução do seu navegador, então o jeito é testar para descobrir qual fica melhor.

Um bom site para fazer testes é o Facebook. Esse é um exemplo de publicação com fonte 14:

Lembrando que aumentar a fonte mínima aumenta também outros tamanhos de fonte proporcionais, caso o webdesigner ou programador do site tenha definido assim.

Mozilla Firefox

No Menu, abra as Preferências:

Vá até Conteúdo e clique no botão Avançado:

Mude o valor de Tamanho mínimo permitido para 14 ou outro desejado. No Firefox, a variação é de 9 a 72:

É claro que a mesma configuração pode ser usada para diminuir a fonte mínima, se ela estiver muito grande pra você.

Se você é webdesigner, blogueiro ou programador web, o tamanho mínimo de fonte alterado vai atrapalhar o seu trabalho. Lembre-se de voltar para o padrão (12) antes de fazer ou testar mudanças de fonte na folha de estilos.

Até mais!



Pix meutedio arroba mail ponto com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são moderados pela autora do blog.