Páginas

sexta-feira, 11 de julho de 2014

4 motivos pelos quais não sigo perfis pessoais no Facebook

Não seguir perfis pessoais no Facebook é uma dica de produtividade que já citei aqui no blog pelo menos duas vezes e continuo distribuindo a todos que querem fazer um uso mais focado e menos mesquinho dessa rede social.

Pessoas normais falam sobre coisas,
pessoas inteligentes falam sobre ideias,
pessoas mesquinhas falam sobre pessoas.
Autor desconhecido

Mas é claro que colocar ou não essa dica em prática é uma decisão extremamente pessoal e depende muito de quais são seus objetivos na rede.

Neste post vou desenvolver mais o assunto e contar meus motivos para escolher isso, destacando como é possível usar o Facebook de forma mais sã e profissional.

Não sigo perfis pessoais no Facebook porque…

1. Eu sei usar listas

Esse recurso nos permite saber o que determinado grupo de pessoas anda postando sem tê-las o tempo todo em nossa timeline. Continue lendo sobre isso no post Criar listas de interesse no Facebook.

2. Não quero ver porcaria

Não importa se seus amigos são promotores de justiça, PHDs em física, médicos cirurgiões… Se você seguir todos eles, mais de 80% da sua timeline é lixo não reciclável e não orgânico. Fato cruel.

Mas essa falta de conteúdo não significa que seus amigos estão errados, são fúteis ou algo assim. Isso ocorre simplesmente porque a maioria das pessoas usa a rede apenas para se distrair, não tem a mínima intenção de ser útil naquele espaço.

Só para dar um exemplo, criei uma lista que só tem meus colegas jornalistas daqui de Goiânia e é muito raro eu encontrar alguma informação relevante nela. Quase tudo que eles postam é piada, indireta, teoria da conspiração ou desabafo.

Portanto, ao invés de reclamar que o Facebook só tem porcaria, quem quer ver outra coisa é que tem que mudar de atitude: parar de seguir quem posta porcaria. E o melhor: a pessoa só vai descobrir se você contar.

3. Não estou interessada na vida alheia

Quando eu quero saber por onde anda alguma pessoa querida, vou ao perfil dela e descubro, sem traumas e sem precisar seguí-la o tempo todo.

A verdade é que ninguém quer saber da vida de outra pessoa o tempo todo, mas a configuração padrão da rede social faz muita gente se esquecer disso.

4. O melhor do Facebook está nas páginas

Quando você deixa de seguir perfis pessoais percebe que as páginas e os perfis profissionais têm bastante conteúdo inteligente, relevante, interessante, útil e que se esforça para usar o idioma corretamente. Uma delícia!

É claro que, para isso, também é preciso seguir páginas de bom nível e atualizadas por profissionais.

Como parar de seguir alguém no Facebook?

Eu já tinha feito um post ensinando isso, mas como o leiaute da rede social mudou desde então, vou explicar de novo para ninguém ficar com dúvida.

Quando Fulano mandar uma atualização, clique na seta quase invisível que fica do lado direito do post e escolha a opção Deixar de seguir Fulano:

Se preferir, entre na página de Fulano e desmarque a opção Seguindo:

Você terá certeza de que não está seguindo Fulano mais quando no lugar aparecer a palavra Seguir:

Leia também:

Até mais!



Pix meutedio arroba mail ponto com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são moderados pela autora do blog.