Busca

Carregando...

sábado, 26 de julho de 2014

Perfume Natura Una

O sucesso de vendas dessa fragrância da Natura explica bem por que a perfumaria brasileira quase sempre prefere fazer uma versão de um importado famoso do que investir em algo novo.

Fico imaginando se Laurent Bruyere e Dominique Ropion suspeitavam desse sucesso todo quando criaram Amor Amor para a Cacharel. Acho que não.

Natura Una já é o segundo floral frutal da marca que bebe dessa fonte. O primeiro é SuperStilo, que é uma versão suculenta, adolescente, estridente e agitada. Já Una foi feito para uma mulher adulta que se comunica com mais eficiência, tanto em palavras como em gestos.

Antes de colocar a pirâmide olfativa, cabe uma explicação para que todos entendam. As empresas nunca divulgam todos os ingredientes do perfume por motivo prático, já que são centenas. Fazer uma lista com todos eles só serviria para confundir o cliente e não informaria nada. Para cada camada, a empresa escolhe entre três e cinco ingredientes que mais se destacam e/ou que têm mais apelo comercial e pronto: essa fica sendo a pirâmide olfativa oficial.

E a Natura, como vocês devem saber, divulga a pirâmide olfativa na época do lançamento do perfume e depois nunca mais. Só que quando lançaram Natura Una, soltaram releases com diferentes ingredientes, principalmente na abertura. Não sei se foi de propósito, mas sei que nenhuma delas está incorreta, são partes de um mesmo quebra-cabeça, por isso juntei tudo. Não estranhe se essa for a pirâmide olfativa da Natura com mais notas de saída que você já viu:

  • Notas de topo: tangerina, mandarina, bergamota, laranja, pitanga, ameixa, cassis, morango, pêssego, cereja, amora, pimenta rosa.
  • Notas do meio: jasmim, rosa damascena, lírio-do-vale, peônia e magnólia.
  • Notas de base: praliné, ganache, cedro, sândalo, almíscar e baunilha.

Natura Esconde Nota, você contava com a minha astúcia?

A abertura é uma agradável confusão frutal. Nos primeiros segundos sinto a refrescância das frutas cítricas, mas aí as demais frutas se misturam e eu não sei mais quem é quem no meio da bagunça. Felizmente a pimenta rosa chega e mostra quem é que manda; perto dela, os outros ingredientes ficam mais comportados. Aliás, adorei essa ideia de colocar pimenta em uma salada de frutas. Quero sentir isso mais vezes na perfumaria.

O corpo é floral apimentado. Não consigo perceber as flores individualmente, só sinto o buquê mesmo.

Na base, a estrela é o praliné, ingrediente que deixa o fundo com gosto cheiro de biscoito açucarado sabor baunilha temperado com… Com o quê? Pimenta rosa. Achou que ela ia sumir em algum momento da evolução do perfume? Sabe de nada, inocente.

Lembrando que a fragrância tem o carimbo olfativo "secreto" da Natura, que é um "conjunto de ingredientes com óleos essenciais exclusivos extraídos de ativos da biodiversidade brasileira". Se você não curte o timbre da marca, esqueça Una. É o tipo de fragrância que você usa e as pessoas não perguntam "qual perfume você está usando?", mas sim "qual perfume da Natura você está usando?"

Na minha pele, a fixação é de 3 horas. É um perfume que projeta bastante na abertura, mas do corpo em diante ele fica comportado. O mesmo não podemos dizer do rastro. Mesmo sem fixar muito na pele, essa fragrância fica impregnada nos lugares onde eu toco, por onde eu passo.

Natura Una é vendido como deo parfum e o frasco tem 75 mL. Clique aqui para ver o preço.

Na minha nada humilde opinião, o custo não vale o benefício. É um perfume gostosinho para quem curte o "carimbo" da marca, mas por esse preço você compra algo melhor em outra.

O próprio Amor Amor da Cacharel de 100 mL está custando R$ 199,80 (25/07/2014) no iFragrância. Não sei que mágica eles fazem para vender tão barato, mas já comprei nesse site e voltarei a comprar em breve. Recomendo.

Para quem pretende pagar pouco e também quer uma versão menos apimentada do que Natura Una, sugiro Claudia Leitte Intense, da Jequiti.

Quer um perfume apimentado que não seja tão frutal e doce? Sugiro Eliana, também da Jequiti.

Para as adolescentes, em idade ou espírito, a dica é o SuperStilo da Natura, que já citei no início do post.

Mas se procura a imitação com melhor custo-benefício, sugiro Amour Toujours, da Paris Elysees. É bastante parecido. Se eu ainda tivesse estômago para usar Amor Amor e similares, sem dúvida eu o teria.

Quer saber mais? Leia sobre outros perfumes da Natura.

Bom cheiro!

Posts relacionados