sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Para cozinhar sem fogão, use espiriteira

Essa dica é para quem está morando só e ainda não tem motivação ou condição de comprar um fogão. Mas também pode ser um objeto muito útil para quem quer fazer sua própria comidinha mesmo quando viaja.

Quando eu passei a morar sozinha - em agosto/2008 - eu tinha apenas os pertences do meu próprio quarto. Fui comprando os demais itens domésticos aos poucos, mas fogão nunca foi prioridade. Só para você ter uma noção, ganhei meu primeiro fogão em outubro/2012 e só passei a usá-lo em maio/2013, quando ganhei o botijão de gás.

Como já deu para entender, detesto cozinhar, mas isso nunca foi problema. Na rua onde eu morava, que também era a rua do meu trabalho, eu tinha várias opções de restaurantes com preços populares, de forma que almoçar fora ficava mais barato e saudável pra mim, como fica até hoje. Para as demais refeições eu comprava pão, frutas, biscoitos e leite, muito leite, como compro até hoje.

Só que em 2009 meu pai foi morar comigo por alguns meses e ele sentia falta de preparar comida para jantar. Foi aí que ele apareceu em casa com uma espiriteira e achei muito interessante:

Espiriteira

Deve ser um objeto conhecido para quem acampou, serviu o exército, morou em república ou cumpriu pena em regime fechado, mas pra mim era uma grande novidade. E sei que pouca gente conhece porque raramente alguém me entende quando falo esse nome.

A espiriteira tem a mesma função de um fogareiro, só que é bem menor e mais simples. Você coloca o combustível dentro dela, recomendo álcool em gel acendedor, bota fogo e coloca sua panela.

Quando meu pai se mudou para Brasília, "herdei" o objeto e o usei até maio do ano passado para:

  • ferver água, leite, sopa;
  • cozinhar arroz, macarrão, ovo;
  • fritar linguiça, bife, ovo, peixe enlatado e frango cortado em pequenos pedaços;
  • esquentar comida;
  • estourar pipoca;
  • esquentar pão e queijo usando chapas.

Sei que parece óbvio, mas não custa lembrar que a panela e a quantidade de comida têm que ser proporcionais ao tamanho da chama.

E outra dica: álcool feito para limpeza doméstica geralmente não funciona porque ele não queima. Certifique-se de encontrar palavras como acendedor, churrasco e/ou lareira na embalagem:

Outros combustíveis podem ser usados como carvão, óleo, querosene em gel, papel, vela, mas todos esses produtos exalam cheiro que vai ficar na sua comida.

Uma espiriteira com tampa, como a da foto acima, custa entre R$ 20 e R$ 40 e pode ser encontrada em ferragistas, hipermercados e também em lojas especializadas em pesca e acampamento.

Até mais!

Primeira foto: Serious Eats

Pix meutedio arroba mail ponto com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são moderados pela autora do blog.