Busca

Carregando...

sábado, 13 de setembro de 2014

Perfume Comme Une Evidence EDP 2012, Yves Rocher

Hoje vou contar minhas impressões sobre Comme Une Evidence L'Eau de Parfum Édition Limitée 2012, um "floral sabonete" de frasco delicado e elegante.

❀ Versões e confusões

Comme Une Evidence é a fragrância mais vendida da Yves Rocher em todo o mundo. Graças a esse sucesso, ela ganhou vários flankers com frascos decorados e algumas alterações nos ingredientes. O problema é que os nomes dessas versões são muito parecidos e às vezes idênticos, o que nos confunde bastante. E para piorar, o site da Yves Rocher Brasil não esclarece as diferenças entre as versões da fragrância.

Por isso quero deixar bem claro aqui que estou resenhando o perfume Comme Une Evidence L'Eau de Parfum que está no frasco decorado limitado de 2012. Nele vem escrito Comme Une Evidence Édition Limitée.

Só por curiosidade, comprei por R$ 167,00 o coffret que vem com perfume (50 mL), gel de banho (50 mL), uma linda miniatura (7,5 mL) e uma caixa resistente que continuarei usando décadas após o fim do perfume:

Para quem gosta de ler opiniões diversas no site Fragrantica, seguem os links corretos para a versão que adquiri: Fragrantica.com e Fragrantica.com.br.

❀ A fragrância

Tal como o frasco e a fragrância, a pirâmide olfativa divulgada é bastante singela:

  • Nota de topo: folha de violeta.
  • Notas do meio: jasmim e lírio-do-vale.
  • Notas de base: patchuli e musgo.

A abertura é exatamente como esperada: tons verdes e violáceos, chegando muito perto de lembrar desinfetante ou aromatizador de ambiente em aerosol. Mas alguma coisa segura a fragrância do "lado de cá", o lado dos perfumes de pele. Provavelmente é a suavidade.

O coração floral delicado tem o cheiro do sabonete em barra de jasmim da Natura em contato com a água quente. Usei um recentemente, por isso a referência é tão específica.

Ja a confortável base me lembra bastante outro sabonete sólido que usei a pouco tempo: Quasar, da marca O Boticário. A diferença é que, no perfume da Yves Rocher, patchuli e musgo estão mais mansos e domados, além de "salpicados" por resquícios das flores.

Recomendo Comme Une Evidence L'Eau de Parfum 2012 para homens e mulheres que querem prolongar o "cheiro de sabonete". Apesar da delicada apresentação visual do perfume, não sinto nada nessa fragrância que direcione o uso para o público feminino.

Mas se esse perfume não tem gênero, sem dúvida tem idade. É uma fragrância que passa bem longe de ser jovial ou contemporânea. Dificilmente alguém com "espírito jovem" vai se apaixonar por ela.

Na minha pele a fixação é de apenas 4 horas, sendo que mais de 3 horas e meia pertencem à base, ou seja: cheiro do sabonete Quasar com resquícios do sabonete de jasmim. A projeção é moderada e o rastro também, o que faz de Comme Une Evidence 2012 uma fragrância adequada para uso em escritório e sala de aula.

Só que, ao contrário de outros perfumes com cheirinho de sabonete, esse não é recomendado para usar antes de dormir porque o patchuli pode causar insônia em muita gente.

❀ Marca pouco acessível

Diferente de outras grifes citadas aqui no blog, que você pode experimentar em lojas multimarcas ou com revendedoras autônomas, esta é inacessível para a maioria dos brasileiros. Os produtos da Yves Rocher podem ser sentidos apenas nas lojas próprias, que ficam nos Estados do Ceará, São Paulo e Rio de Janeiro.

A boa notícia é que o site (www.yvesrocherbrasil.com.br) tem uma política clara e generosa de troca ou devolução em caso de arrependimento.

Até mais!

Posts relacionados