Páginas

domingo, 21 de dezembro de 2014

Passei minhas planilhas do Google Docs para o One Drive

Há algum tempo eu já estava irritada com várias limitações e problemas da planilha do Google Docs/Drive, principalmente quando precisava editá-la no tablet Android. Semana passada fiz uma experiência com o One Drive, da Microsoft, e gostei tanto que passei todas as minhas planilhas para ele.

Uma das coisas mais legais que já consegui fazer imediatamente no One Drive (e no Google Docs não conseguia) foi criar um gráfico que tem tanto valores negativos quanto positivos e reconhece a coluna de texto como rótulo:

No tablet tenho instalados dois programas: One Drive, que dá acesso aos arquivos salvos na nuvem, e o WPS Office (antigo Kingsoft Office), que atualmente é o melhor pacote office gratuito para Android.

Outra opção, é claro, é usar o pacote oficial da Microsoft, mas não é meu favorito.

Após editar a planilha no WPS, vou até a opção Salvar como e escolho armazenar na nuvem, assim ela já fica salva no One Drive. Desse modo, quando eu acessar o mesmo arquivo pelo desktop, ele já terá todas as atualizações que fiz no tablet.

E já que estou usando o One Drive no tablet, aproveitei para sincronizar a câmera, acho ele melhor para organizar e visualizar imagens do que o DropBox:

O espaço inicial de armazenamento no One Drive é 15 GB e por ter sincronizado as fotos ganhei mais 15 GB. Mas se você se inscrever por meio deste link ganha 0,5 GB a mais de espaço.

Quanto ao Google Drive, não o abandonei porque nele ainda estão:

  • documentos compartilhados (principalmente do meu trabalho);
  • formulários e suas respectivas planilhas (principalmente do blog);
  • backup do Google Buzz (não sei se vou precisar disso um dia, mas está salvo lá);
  • arquivos temporários diversos que vou apagando de tempos em tempos (principalmente os que recebo no Gmail);
  • Google Keep (que é uma extensão do Google Drive e usa parte do espaço dele).

Não tenho muito o que falar sobre os editores de texto, seja do Google ou do One Drive, porque raramente os uso. A não ser que seja um documento formal que eu deva enviar para alguém, sempre vou preferir escrever em algum bloco de notas.

E apresentação de slides é algo que odeio do fundo do meu útero, só fiz isso algumas vezes na pós-graduação porque fui obrigada mesmo.

Para acessar o One Drive [www.onedrive.com] você usa seu e-mail e senha do Hotmail/Outlook/Live/MSN.

E se você nunca usou nenhum pacote office on-line, recomendo que experimente também o Google Docs [docs.google.com] para ter suas próprias conclusões, mas se você usa muito as planilhas não tenho dúvida de que o One Drive é a melhor opção.

Até mais!



Pix meutedio arroba mail ponto com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são moderados pela autora do blog.