Busca

Carregando...

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

6 formas de preencher o número se seu endereço não tem número

Esta é uma dúvida bastante comum entre os moradores das três capitais mais novas do Brasil: Goiânia, Brasília e Palmas. Isso porque essas cidades, quando foram planejadas, adotaram um padrão internacional de endereçamento que usa informações mais precisas como quadra, lote, bloco e similares.

O problema é que quase todos os municípios do Brasil - por não terem sido planejados e/ou por terem mais de 100 anos - adotam o endereçamento antigo que usa rua e número e muitas vezes apenas isso. Assim, quem produz site nessas cidades acaba criando formulários que nos obrigam a preencher o campo "número".

PQP, programador de merda! Meu endereço não tem número! Que bosta de informação você quer que eu minta aqui?

Passada Controlada a raiva inicial, começo a bolar planos malignos de como "enganar" o site sem confundir o carteiro. Preciso colocar no campo "número" algo que:

  • faça meu cadastro no site ser aceito;
  • não seja uma informação falsa que possa causar o desvio da minha encomenda;
  • não seja uma informação que confunda o carteiro, causando a devolução da minha encomenda.

Infelizmente nem sempre eu fui bem sucedida nesses três pré-requisitos. Várias encomendas minhas voltaram porque o carteiro ficou piradinho ao ver um número avulso entre o nome da rua e a palavra "quadra".

O que preencher então? Com base na minha vasta experiência de "preencher o campo de número só para meu cadastro ser aceito" e depois ver a encomenda chegando ou voltando, tenho algumas sugestões.

São alternativas seguras:

1) s/n

É raríssimo um site aceitar apenas letras e pontuação no campo "número", mas se você tiver a sorte de encontrar um, colocar s/n, s-n, s.n. ou ainda sem número é uma opção sincera e muito segura. Exemplo:

Rua Princesa Isabel, s/n, Quadra 500, Lote 4

2) 0

Alguns sites não vão deixar você preencher o zero (0) sozinho, mas aceitam se você colocar 00, 000 ou 0000. Exemplo:

Rua Princesa Isabel, 0000, Quadra 500, Lote 4

Mas há sites ainda mais chatos que só aceitam número igual ou maior que 1. Nesse caso, vamos para a próxima alternativa.

3) Quadra 40

Se o site não permite apenas letras nem apenas zero (0), há a possibilidade de que ele aceite letras e algarismos. Nesse caso você pode preencher no campo "número" um dos elementos relevantes do seu endereço: "quadra 40", "lote 20", "QNO 19", etc.

4) 76380000

Calma! Não precisa anotar esse número. Isso é um CEP. Se as alternativas acima falharem, preencha seu CEP inteiro no campo número. A informação vai ficar repetida na etiqueta de endereço, mas o carteiro não vai se confundir: assim que ele bater o olho vai reconhecer que é apenas o CEP de onde ele já está, então vai direcionar o olhar para as próximas informações:

Rua Princesa Isabel, 76380000, Quadra 500, Lote 4

Caso o campo número não aceite todos os oito (8) algarismos do CEP, não recomendo esse método.

Se nada acima funcionar, vá para as opções mais arriscadas, mas só se você tiver muita certeza de que conhece a lógica de endereçamento da sua região:

5) 666, 222222, 999999, 131313, 505050, 696969

Ou qualquer outro número impossível de ser confundido com qualquer endereço de sua quadra, rua ou bairro. Exemplo:

Rua 20, 999999, Quadra 9, Lote 12.

6) Repita o número da rua, da quadra ou do lote

Mas só faça isso se tiver muita certeza de que não vai confundir o carteiro. Exemplo:

Rua Princesa Isabel, 4, Quadra 500, Lote 4.

✗ Não divida o endereço em partes

Eu usava muito isso, mas na última sexta-feira (20/02/15) uma encomenda minha voltou para o remetente, então agora eu parei. Vou contar aqui o que fiz para você não tentar isso também.

Estou colocando um endereço fictício, mas a divisão que fiz foi essa:

  • Endereço: Rua Princesa Isabel, Quadra 500, Lote
  • Número: 4

Parece simples e lógico, né? Não precisei mentir nem repetir informação, apenas deixe o número do lote para o campo do número. Lindo!

Só que aí a empresa FDP - automaticamente ou não, não sei ainda - na hora de imprimir a etiqueta mudou a ordem das informações e "socou" o número depois da rua, ficou assim:

Rua Princesa Isabel, 4, Quadra 500, Lote

Acho que você pensou o mesmo que eu: parece óbvio que o número do lote que está faltando é o que está antes da quadra. É óbvio para a gente, mas não para o carteiro. Não sei se por má vontade, preguiça, pirraça ou simplesmente porque ele não é pago para pensar, só sei que minha encomenda pegou o caminho de volta no mesmo dia.

Por isso, a tática de "dividir" o endereço não é uma boa ideia: o sistema pode inverter a ordem e o carteiro pode não entender os elementos fora de ordem.

✉ Entre em contato com a empresa

Caso nenhuma alternativa segura funcione e você não queira arriscar as demais, mande um e-mail para a empresa avisando que você quer comprar no site, mas não conseguiu se cadastrar. Explique corretamente a situação: seu endereço não tem número e você não pode colocar qualquer informação nesse campo sob o risco de desvio ou devolução.

Se for uma empresa com bom atendimento, ela vai responder sua mensagem dizendo o que você tem que fazer para se cadastrar e, quando mandar a encomenda, vai colocar na etiqueta o endereço exato que você informou no e-mail.

Se a empresa não aceitar ou não responder, o atendimento dela é ruim, compre em outra loja.

E outra coisa que talvez não tenha ficado clara ao longo do texto: não confunda o carteiro. ☺

Até mais!

Foto: Correios

Posts relacionados