Busca

Carregando...

sábado, 18 de abril de 2015

Perfume Accordes Harmonia, O Boticário

Este é um floral musk para homens e mulheres que curtem um cheirinho discreto e monótono de talco. Ele é assinatura olfativa de muita gente e tem seu mérito.

Desta vez já vou começar pelas comparações. No site Fragrantica as pessoas citaram alguns perfumes "parecidos" com Harmonia que me fizeram rir no início. Mas depois de gargalhar sozinha, tentei entender de onde cada pessoa tinha tirado aquela referência. Não foi tão difícil chegar às hipóteses, já que a maioria das fragrâncias citadas é atalcada, almiscarada ou as duas coisas.

212, Carolina Herrera
Esse floral almiscarado da CH é bem mais cool e fresh por causa da flor de laranjeira e das notas cítricas, que duram bastante tempo. Já o almíscar de Harmonia é bem distinto: está "em polvorosa" #trocadalhodocarilho.
Bvlgari Pour Femme
Nesse atalcado chique da Bvlgari sinto bastante o cheiro de rosa e de jasmim, então a pessoa que fez essa comparação provavelmente tem a sorte de sentir o jasmim de Harmonia. Infelizmente não é meu caso.
Flower by Kenzo
O que percebo em comum é só o cheiro de talco mesmo. Flower é ousado e contundente, Harmonia é conformado e leniente. Públicos diferentes. #rimei
Hypnôse, Lancôme
Quem fez essa comparação foi rápido na percepção #rimeidenovo. O estilo "frutal dramático" de Hypnôse está apenas nas notas iniciais de Harmonia, que duram menos de 8 segundos.
Idylle, Guerlain
A pessoa que fez essa referência também sente flores melhor do que eu. Nesse caso, além de jasmim, o lírio-do-vale é o outro ingrediente que pode provocar a sensação de semelhança.
Love Chloé
Esse é o talco princesinha da Chloé: feminino, romântico, delicado. Harmonia também é delicado, mas é andrógino, sem muito apego a sentimentos e encanta igualmente com meninos e meninas, nobres e plebeus.
Paris, Yves Saint Laurent
São perfumes atalcados, mas bem diferentes para meu olfato. Paris é um floral bouquet exagerado e agressivo, enquanto Harmonia é um floral almiscarado discreto que não quer se desentender com ninguém.

Logo, de acordo com meus sentidos, as pessoas estão comparando a textura da fragrância e a presença de determinados ingredientes, não a colônia como um todo.

Já sabemos que a perfumaria O Boticário não é conhecida pela originalidade, mas para não ser acusada de fazer imitações ou contratipos, ela cata uma referência aqui, outra acolá, assim acaba inventando um perfume inédito, pela forma como foi "montado", mas que não é original por ser inspirado em vários outros. Sem dúvida é o caso de Accordes Harmonia.

Talco

Continuando nossa resenha fora de ordem, vamos à pirâmide olfativa de Harmonia, também encontrada no site Fragrântica:

  • Notas de topo: mandarina, óleo de folha de laranjeira amarga (petitgrain) e kiwi.
  • Notas do meio: jasmim, ylang-ylang, lírio-do-vale, frésia, violeta, angélica.
  • Notas de base: almíscar, musgo, cedro, sândalo, vetiver e fava tonka (cumaru).

O início, como já citamos acima, faz referência ao idolatrado Hypnôse. E, para muitas pessoas, também vai lembrar a abertura de Eternal Magic, da Avon. Mas vale lembrar que as aberturas O Boticário são muito rápidas e nesse caso dura menos de 8 segundos. Nenhum fã de Hypnôse deve se animar só por causa dessa breve semelhança.

O corpo é floral, almiscarado e atalcado. Não percebo as espécies separadamente, não faço ideia de onde começa a frésia e onde termina a violeta. Sinto só o bouquet com todas elas juntas. Harmonia é um talco contemporâneo, não me lembra penteadeira velha, pó-de-arroz, décadas passadas, nada nesse sentido.

A base ganha a elegante consistência das madeiras claras e do cumaru, mas o cheiro de musk com textura atalcada ainda predomina.

A duração na minha pele é de apenas 4 horas. A projeção é alta na abertura e na base já é um perfume rente à pele. Mas o rastro é sempre longo e duradouro, acho que por causa do "grudento" almíscar.

Desejei Accordes Harmonia entre 2010 e 2011, numa época em que eu estava tarada por florais almiscarados e levemente atalcados. Não cheguei a comprá-lo porque já estava usando duas fragrâncias com essa "pegada": Lua da Natura e Sola da Via Paris. Em 2012 enjoei de todas as três colônias. Desde então, o único perfume desse tipo do qual ainda gosto é meu amado, idolatrado, salve, salve: Noa Eau de Toilette, Cacharel.

E antes que entendam tudo errado, Lua, Sola, Accordes Harmonia e Noa não são parecidos entre si, eles apenas seguem o mesmo caminho floral musk powdery, como diriam na gringolândia.

Atualmente o frasco de Accordes Harmonia, que tem 100 mL, é vendido por R$ 106,00.

Bom cheiro!

Posts relacionados