quinta-feira, 4 de junho de 2015

Minha experiência de conectar o tablet à TV com cabo

Mês passado finalmente usei um cabo na entrada mini HDMI do meu tablet e vou contar um pouco qual tem sido a real utilidade disso.

Na verdade, eu comprei o cabo em dezembro/2014, dois meses depois que o meu terceiro tablet da Multilaser chegou. Só que eu pedi o cabo no AliExpress e, depois de quase cinco meses, eu tinha certeza que ele não chegaria, mas chegou. Há algumas semanas o carteiro deixou o pacote na minha casa praticamente no mesmo instante em que eu estava em uma loja daqui de Goiânia comprando o mesmo tipo de cabo. E por um preço muito mais alto.

OK. Agora tenho dois cabos HDMI - mini HDMI. O importante é que ambos funcionaram e assim posso finalmente usar o tablet conectado ao meu televisor, o que quebra um bom galho, já que não tenho smart TV nem investi em um Chromecast.

Para quê esse recurso tem servido até agora?

Para ver filmes, webséries, documentários, programas de TV
Não sou do tipo que se sente confortável assistindo um vídeo de mais de 10 minutos no celular, no tablet ou mesmo no computador, então conectar o tablet ao televisor tem sido uma ótima opção nesses casos. Aproveito para indicar o primeiro documentário que vi depois que comprei/recebi o cabo: Tarja Branca. Na época estava gratuito na Google Play.
Assistir séries que não consigo via USB
Por algum motivo, meu televisor não leu os arquivos de algumas séries que coloquei no pen-drive, mas usando o tablet funcionou.
Ver e ouvir música com mais qualidade de som e imagem
Grande parte dos cantores e bandas que aprecio eu só assisti no computador/tablet e acho que isso acontece com a maioria das pessoas da nossa geração. Então uma experiência audiovisual muito prazerosa é ver esses artistas com a qualidade de som e imagem de um televisor digital. Os primeiros vídeos musicais que assisti na TV foram os do grupo Pentatonix.
Outras vezes, simplesmente uso a TV como aparelho de som, seja tocando alguma rádio do Tune In ou alguma playlist do YouTube.

Para quê ainda pretendo usar?

Fazer uma maratona dos meus vlogs favoritos
Está na minha lista uma maratona de Superfruit, por exemplo.
Ver transmissões ao vivo: TV, YouTube, Hangout...
Ainda não precisei, mas sei que algum dia esse recurso será útil.

Mostrar arquivos do tablet para outras pessoas
Em uma reunião de família, por exemplo, poderei conectar o tablet ao televisor para mostrar fotos e vídeos para todos ao mesmo tempo e de uma forma mais interativa do que usando um pen-drive.
Jogar com outras pessoas assistindo
Também é uma possibilidade para uma reunião entre amigos e familiares. Faz tempo que não tenho jogos instalados no meu Android, mas ainda quero experimentar brincar assim.

O chato é não poder usar o controle remoto, então para controlar um filme, por exemplo, é preciso usar um cabo longo e fazer tudo no próprio tablet. E o próprio cabo também me provoca um certo desconforto visual, mas quando penso no benefício me acostumo rápido.

E para quem vai experimentar esse tipo de conexão, sugiro alguns aplicativos Android:

Sobre minha complicada relação com meu tablet, leia também:

Até mais!

Pix meutedio arroba mail ponto com

2 comentários:

  1. Oi, enquanto você usa, o tablet carrega? A entrada do carregador do meu quebrou e o usb também, tem possibilidade de carregá-lo através do cabo mini hdmi? Obrigada!

    ResponderExcluir

Todos os comentários são moderados pela autora do blog.