Busca

Carregando...

quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Para enganar leitores, site Poki esconde publicidade em blogs

Se você encontrar algum blog ou outro site indicando o site de jogos Poki, há grande chance de ser um post pago mascarado, já que o site não é - ou não se considera - bom o bastante para merecer indicação voluntária.

Além de oferecer a mixaria de R$ 60,00 para o blogueiro produzir um post divulgando um link do Poki - como profissional de comunicação eu cobraria pelo menos R$ 200,00 apenas para produzir o texto, sem falar no valor da locação do espaço no blog - o site pede que o artigo não seja identificado como pago:

Eu fingi interesse na oferta justamente porque os dois links de exemplo, que o representante do site me mandou, não tinham nenhuma menção a serem artigos pagos. Senti cheiro de cilada e troquei e-mails até confirmar minha suspeita.

Apaguei o nome da criança dos prints porque realmente acredito que seja uma criança, sem curso superior em Comunicação Social ou Administração e totalmente analfabeta sobre a legislação brasileira de publicidade, mas se alguém precisar dessa informação para fins legais, basta entrar em contato comigo.

Sem nenhuma indicação de que o artigo é uma publicidade, o leitor fica com a falsa impressão de que o blogueiro realmente gostou daquele site, sendo que na verdade está divulgando apenas em troca do dinheiro. Nesse caso, o produto divulgado é um "inocente" site gratuito de jogos, mas infelizmente isso acontece também com produtos e sites pagos.

Não é a primeira vez que recebo esse tipo de proposta, mas me arrependo de não ter citado todas as empresas que já me ofereceram isso. Valorizo muito a credibilidade e a honestidade na blogosfera, por isso divulgar esse tipo de enganação é também uma forma de ser sincera com você, que é meu leitor e só frequenta o Meu Tédio porque vê alguma relevância e verdade no que escrevo.

E é por essas e outras que estou sempre falando por aqui sobre a importância de ter senso crítico ao ler sites de resenhas. Fiquem espertos!

Até mais!

Posts relacionados