Busca

Carregando...

quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Consumo | Xampu "abandonado" pode virar sabonete líquido para as mãos

Quem tem noções de química já deve saber que sabonete líquido, xampu e até mesmo sabão líquido de lavar louça são produtos com fórmulas muito parecidas, basicamente são detergentes com ingredientes próprios para a pele humana.

Prova disso é que, para o prático e econômico público masculino, as empresas muitas vezes deixam bem claro no rótulo que o produto serve tanto para a pele como para o cabelo:

Mas é claro que não são apenas os homens que podem se beneficiar desse "multiuso". Depois que fiz o post sobre o Johnson's Baby Shampoo, pensei nessa ideia de reaproveitamento de xampu "abandonado": sabonete líquido de pia. Como eles são aplicados no couro cabeludo com as mãos, esses produtos já são testados para a pele dessa parte do corpo.

E quando você passa a usar o xampu como sabonete líquido para lavar as mãos, sem dúvida você vai usar tudo e em pouco tempo, sem risco de desperdício. Para facilitar o uso, você pode usar uma saboneteira ou até mesmo uma embalagem de hidratante que tenha válvula pump, como esse da Granado:

Nunca precisei jogar um frasco de xampu fora porque outra pessoa da família acaba aproveitando, geralmente minha mãe ou meu irmão. Mas conheço pessoas que já tiveram que jogar xampu vencido no lixo porque pararam de usar, não passaram adiante nem tiveram a ideia de colocar em um saboneteira para usar na pia.

Principais causas de "abandono" de xampu:

  • algum efeito indesejado do produto, como causar caspa ou deixar os fios muito duros, quebradiços, opacos, oleosos, etc.
  • o produto deixa de fazer efeito ou de dar a sensação de cabelo limpo;
  • uma mudança na cor, no comprimento ou no alisamento do cabelo pode levar à troca de xampu;
  • compra por engano de um produto que é para outro tipo de cabelo.

Caso o produto seja abandonado por causar dor de cabeça, coceira ou qualquer outro tipo de reação alérgica, o xampu deve ser repassado para outra pessoa sem a mesma sensibilidade, já que usar como sabonete líquido vai só piorar os sintomas.

Até mais!

Posts relacionados