Busca

Carregando...

domingo, 29 de novembro de 2015

Perfumes Acqua Fresca e Free, O Boticário

São dois clássicos brasileiros cítricos, unissex, parecidos, deliciosos e que me trazem muitas lembranças.

O Acqua Fresca me faz viajar no tempo e no espaço: Brasília, final dos anos anos 80, início dos anos 90. Pelo menos duas tias paternas minhas usavam esse perfume na época e uma delas usa até hoje. E tenho quase certeza de que uma vez a madrasta do meu pai também usou essa fragrância.

O Free também me lembra anos 80 e 90, mas aqui em Goiânia mesmo e nenhuma pessoa específica. Era um perfume tão popular que quando eu sinto me imagino criança, segurando a mão da minha mãe e andando pelas calçadas de Campinas, bairro comercial da cidade. Deduzo que muitas pessoas usavam Free nessa época.

♦ Free

Pirâmide olfativa oficial divulgada no site O Boticário:

  • Notas de topo: bergamota, limão, laranja, zimbro, lavanda.
  • Notas do meio: gerânio, jasmim, cravo, pinho, sálvia, artemísia.
  • Notas de base: musgo de carvalho, cedro, vetiver, almíscar.

O Free abre cítrico alavandado, muito refrescante e confortável. O limão é a nota mais persistente do arranjo, continua exalando minutos depois que as demais já foram embora.

A fragrância vai se transformando aos poucos até que se torna picante. O cheiro do cravo é sensual, enquanto os demais ingredientes mantém a sensação de limpeza. Acho a combinação inusitada e interessante, mas não desconhecida porque lembra um pouco o prazer e a excitação de usar um banheiro que acabou de ser lavado.

A base é calma com uma tradicional combinação de musgo e madeira, mas ainda sinto limão e pinho saindo de algum lugar. Não noto o almíscar nem consigo diferenciar o vetiver.

A fixação na minha pele é de 2 horas. Como a maioria dos cítricos, exala muito na abertura e pouco na base. Deixa um rastro limpo e refrescante, "uma pessoa bem cuidada passou por aqui".

♦ Acqua Fresca

Pirâmide olfativa oficial divulgada no site O Boticário:

  • Notas de topo: bergamota, limão siciliano, agulhas de pinho.
  • Notas do meio: flor de laranjeira, jasmim, lavanda, alecrim.
  • Notas de base: musgo de carvalho, cedro, almíscar, patchouli.

A abertura é cítrica, mas já tem o cheiro de limpeza do pinho. Me faz pensar que é uma ótima fragrância para aromatizador de ambiente.

No corpo, a fragrância evolui para um floral alavandado, que transmite conforto e aconchego. Em meu caso específico, a sensação equivale a um gostoso abraço de tia.

A base é ainda mais calma que a de Free. Além do musgo e do cedro, desta vez noto também o almíscar.

A fixação na minha pele é de 2 horas. A projeção vai de média na abertura a curta na base. Deixa um rastro limpo e macio, como se fosse o cheiro de uma nuvem ou de um travesseiro, sendo mais realista.

♦ Últimas dicas

Free é um cítrico mais picante, Acqua Fresca é um cítrico mais macio, mas não tenho dúvida de que ambos têm muitos fãs em comum.

Como o site O Boticário não tem uma seção para perfumes unissex, Free foi colocado na seção masculina e Acqua Fresca na feminina, mas fiquem muito tranquilos porque os dois perfumes podem ser usados por homens e mulheres sem nenhum risco de constrangimento na rua.

E por falar no site, está acontecendo a tal de Black Week. O Acqua Fresca de 210 mL tá R$ 48,00 e o Free de 110 mL tá R$ 40,19.

Confira outras resenhas de fragrâncias O Boticário clicando aqui.

Até mais!

Posts relacionados