Páginas

sábado, 16 de janeiro de 2016

▶ Minha periferia: o Parque Atheneu

Foto: Arolldo Costa

Morei no Parque Atheneu dos 5 aos 20 anos de idade. Hoje tenho 30, moro e trabalho em outros bairros da região Sudeste de Goiânia, mas minha relação com o Atheneu continua porque meus pais têm casa própria lá e nela minha mãe parece ter fincado raiz.

E como quase todo mundo que é da periferia, só tenho o (des)prazer de ver meu bairro na televisão quando a notícia é policial: homicídio, estupro, cadáver no bosque, acidente com morte… Por isso faço questão de compartilhar aqui um programa de TV com foco diferente: contar um pouco da história do bairro cujo nome de batismo é Conjunto Habitacional Parque Atheneu.

DICA: Em 12:47 do vídeo começam a fazer propaganda de lojas de São Simão, em 17:52 voltam a falar do Parque Atheneu.

Algo que eu não conhecia e descobri nesse programa é a origem analfabeta do nome do bairro. Os malucos acharam que a palavra "Atheneu" homenagearia Dom Bosco, não sabiam que atheneu/ateneu é apenas um substantivo comum de origem grega que virou sinônimo de escola. Para homenagear Dom Bosco, o nome do bairro deveria ser Parque Dom Bosco, Parque Salesiano. Mas o desconhecimento falou mais alto e acabaram batizando o bairro como Parque "Escola".

Observações sobre a matéria:

  • Mais de 60% das imagens de comércio usadas não são do Parque Atheneu, mas sim do Parque Trindade, bairro vizinho que surgiu muito depois do Parque Atheneu e fica em Aparecida de Goiânia.
  • Também não contaram que o Instituto San Damiano atualmente fica no Parque Trindade, que durante muito tempo foi apenas uma fazenda ao lado do Parque Atheneu. Estudei nesse colégio da 7ª série ao 3º ano do Ensino Médio.

#pqatheneufacts:

Até mais!



Pix meutedio arroba mail ponto com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são moderados pela autora do blog.