Páginas

sexta-feira, 22 de julho de 2016

👀 11 atividades on-line melhores do que ver a timeline do Facebook

O Facebook tem muita utilidade para os brasileiros porque o site se consolidou como uma soma de agenda de contatos e lista telefônica: nele encontramos quase todas as pessoas, empresas e órgãos públicos que conhecemos e também que queremos conhecer.

Mas a timeline, para quem tem o estranho hábito de seguir pessoas, é aquele lixão a céu aberto. E mesmo com muita porcaria, a página inicial hipnotiza muita gente que é capaz de passar horas olhando, rolando a página, olhando, rolando, olhando… Talvez seja uma sensação de caça ao tesouro, tentando achar alguma coisa útil e valiosa no meio da imundície.

Para sair desse ciclo vicioso e negativo, fiz uma lista que vai nos ajudar a lembrar que existem atividades na internet muito mais interessantes e úteis do que olhar aquela bagaceira.

Jogue on-line
Sou muito fã dos jogos eletrônicos porque com eles a gente exercita o cérebro e relaxa ao mesmo tempo. O próprio Facebook tem joguinhos muito legais como Angry Birds, Criminal Case, Legend Online (Wartune), Papa Pear Saga… mas se for jogar nele, recomendo ter um segundo perfil só para isso. Fica bem estranho quando suas notificações de jogos começam a aparecer para seus professores, alunos, colegas de trabalho, vizinhos de condomínio, etc.
Mas nem só de Facebook vivem os jogos on-line, também adoro os jogos do MiniClip, os jogos do Friv, os sites de Tetris, Sudoku, Paciência e Buraco, só para citar alguns exemplos.
Ouça músicas
Deezer, Kboing, Last.fm, Spotify, Vevo e YouTube são alguns dos sites/aplicativos gratuitos onde você encontrará muita música para ouvir, sem falar nas milhares de rádios on-line disponíveis. Comece pelos seus favoritos e vá ampliando seu leque com artistas indicados por amigos.
Aprenda letras de músicas
Saber cantar de cor uma música que a gente adora dá uma sensação muito agradável, além de fazer muito bem ao cérebro. É por isso que quase todo dia eu visito sites como Vagalume e Letras. Gosto de aprender canções bonitas que ouço on-line e em rádios FM.
Assista vlogs, séries, programas de TV e filmes
Há muitos sites/aplicativos que oferecem conteúdo gratuitamente como Crackle, Filmon, Globo Play, Vimeo, YouTube. Em algum deles você vai encontrar algo para assistir que seja mais interessante do que olhar Facebook. Para quem tem assinatura do Netflix, nem preciso lembrar dele, né?
Faça cursos on-line
Há uma grande variedade de aulas e cursos gratuitos no YouTube, em sites de universidades, em sites governamentais. Se você tem tempo livre, acesso a internet e não está aprendendo nada, é opção sua.
Leia blogs interessantes
O que é interessante? Você decide. Pra uma pessoa pode ser interessante ler sobre futebol europeu, para outra interessam mais as resenhas de livros. Qual é seu hobby? Provavelmente existem blogs sobre o assunto. Agregadores como Feedly e Inoreader ajudam a acompanhar centenas ou até milhares de blogs sem ter que acessar um por um.
Venda coisas
Desapegar é moda que veio para ficar: você se livra da tralha e ainda recebe umas moedas por isso. Além do próprio Facebook, sites como Enjoei, Mercado Livre, OLX podem te ajudar nesse trabalho. Se seu objetivo é vender artesanato, minha dica é o Elo7. Se você é revendedor e quer montar uma loja on-line, Mercado Livre, MercadoShops e Loja2 são as melhores opções.
Organize sua caixa de entrada
Esse é o tipo de atividade que vai trazer mais satisfação a médio e longo prazo, mas ter um e-mail limpo facilita tanto a vida que é bobeira não investir alguns minutos nisso. Aprenda a usar o Unroll.me para sair de newsletters indesejadas, aprenda a criar filtros para manter cada mensagem em sem devido lugar.
Organize seus álbuns de fotos
Dropbox, Flickr e OneDrive são os melhores sites para salvar e organizar fotos, mas eu ainda fico com o Flickr. Assim como no caso de organizar o e-mail, os benefícios serão sentidos a médio e longo prazo, quando você precisar de uma foto de viagem de 5 anos atrás e souber exatamente onde ela está.
Olhe fotos
Mais uma vez, minha recomendação é o Flickr. Ao contrário do Instagram e do Facebook, esse site faz upload das fotos em altíssima qualidade, o que resulta em um catálogo incrível. Não importa se você quer ver a Patagônia ou o Vale da Lua, as melhores fotos desses lugares estão no Flickr.
O Pinterest eu recomendo para quando você estiver em busca de inspiração visual para mudar o cabelo, para redecorar a casa, para criar um novo site, para desenhar uma logo…
E, se estiver seguindo os perfis certos, você também vai ter bons momentos no Instagram aprendendo coisas novas ou apenas olhando fotos relaxantes.
Dê dicas, ensine coisas
Geralmente a gente pensa em como a internet pode ser útil pra gente, mas talvez seja a hora de ser útil na internet. Em todas as redes sociais (Facebook, Instagram, SnapChat, Twitter…) há gente ansiosa para saber tudo o que a gente tem para indicar e ensinar. Quais livros você está lendo? Quais filmes e séries você assistiu esta semana? Todas essas respostas podem virar conteúdo útil na internet. Quando você notar que leva jeito para a coisa, abra seu próprio blog ou vlog.

Não sei se foi útil pra você, mas sem dúvida vou consultar bastante essa lista. Sempre que eu tiver a sensação de estar "amassando barro" no Facebook, voltarei aqui para me lembrar que há coisas mais legais para fazer.

Até mais!

Foto: leninharamos.blogspot.com.br



Pix meutedio arroba mail ponto com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são moderados pela autora do blog.