Páginas

domingo, 25 de setembro de 2016

Google Allo: minhas primeiras impressões #Android

Sou órfã do Google Talk e, assim como à maioria dos usuários do serviço, não fez o menor sentido pra mim ele ter sido mesclado com o Hangouts. Sempre tive a esperança de que a Google tentasse corrigir esse grande erro. O lançamento de Google Allo e Google Duo é sinal de que ela está tentando sim.

No Allo você conversa com seus contatos por mensagens de texto e também por gravações de áudio. Concorrente do WhatsApp? Sim. Mas o Allo tem um adicional: se a pessoa ainda não tiver o Allo instalado ou não tiver você nos contatos dela, recebe a mensagem de texto por SMS.

O Allo também tem um recurso que veio lá do Yahoo! Messenger (de 2000 e antigamente) e atualmente está no Telegram e no Facebook Messenger: stickers (figurinhas) que facilitam bastante as conversas com os amigos. Se bem escolhida, a figurinha substitui um parágrafo inteiro de texto.

Até o momento, a maioria dos pacotes de figurinhas são indianos.

O Google Allo não está usando criptografia padrão para que o Google Assistant consiga ler todas as suas mensagens. Logo, não diga por Allo nada que você não diria por Gmail.

Mas para que o Google não tenha acesso ao conteúdo das suas mensagens por muito tempo, uma função interessante do Allo é o bate-papo "anônimo" com tempo de expiração.

Outro recurso do Allo com o qual já me diverti bastante de sexta-feira pra cá é o Google Assistant, mas já aviso que ele está em inglês. Esse assistente tem centenas de recursos "escondidos" que a gente vai descobrindo aos poucos quando conversa com ele, mas já descobri alguns que posso indicar para você experimentar:

Send me a joke
O Assistant te conta uma piada.
Poem
Digitando "poetry" or "poem", o Assistant te manda uma poesia ou poema. A verdade é que o Assistant não diferencia poesia de poema, são sinônimos para ele.
Play a game
O Assistant te dará várias opções de jogos para escolher. Se optar por Classic Games, por exemplo, as opções serão Paciência e Jogo da Velha.
Play emoji riddles
Gosta de charadas? Digite "play emoji riddles" no Google Assistant e brinque de descobrir qual é o emoji. Em cada pergunta você tem direito a uma dica (hint).
Math quiz
Teste de matemática que só tem dois níveis: o fácil, que é muito fácil, e o difícil, que é muito difícil.
_ near me
Digitando "restaurant near me", por exemplo, aparecerão restaurantes perto de você. Troque a palavra "restaurant" por "events", "movies", "theater", "pet shop" ou o que precisar.
News about _
Digite "news about dollar" para receber notícias sobre o dólar. Troque a palavra dólar pelo assunto desejado.

E essas buscas podem ser agendadas para que o Google Assistant envie os resultados sempre nos dia e horário escolhidos. Agendei, por exemplo, buscas diárias sobre Android, Netflix e Spotify, alguns dos serviços sobre os quais mais tenho falado aqui no blog.

Assim como o WhatsApp, o Google Allo não é compatível com tablets. Ainda não é possível acessar o Google Allo no computador, mas espero que em breve ele seja colocado dentro do Gmail no lugar do Hangouts ou em alternativa a ele.

Aos curiosos, já instalei o Google Duo (para conversas de vídeo), mas ainda não consegui testar porque não tenho amigos que instalaram.

desinstalei o Hello e o Google Spaces, não vi graça nem utilidade neles.

Até mais!



Pix meutedio arroba mail ponto com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são moderados pela autora do blog.