Páginas

domingo, 18 de dezembro de 2016

📘 Livros de aventura | "As Viagens de Gulliver" e "As Minas do Rei Salomão"

Raramente cito livro de ficção aqui no blog, apesar de estar sempre lendo algum, de preferência aventura. Hoje me lembrei o quanto essas leituras de lazer me fazem bem, por isso quero indicar dois clássicos deliciosos que li nos últimos anos.

As Viagens de Gulliver (1726), Jonathan Swift

Durante muitos meses, essa aventura fantástica foi meu livro de cabeceira, aquele que eu lia para relaxar e inspirar sonhos malucos antes de dormir. Lia bem pouquinho por dia para o livro durar mais e fiquei triste quando consegui terminar. Em Viagens de Gulliver, o irlandês Jonathan Swift usou sua indubitável genialidade para criar, com riqueza de detalhes, países onde outras "espécies de humanos" vivem em sociedades que se parecem com a nossa em alguns aspectos, mas são assustadoramente diferentes em outros. E é por meio da reflexão sobre essas diferenças que Swift, usando seu personagem Gulliver, critica a nossa própria sociedade ocidental.

Além de ser uma aventura muito interessante e que expande a mente de um jeito delicioso, Viagens de Gulliver também é uma aula de cultura porque nos faz refletir sobre os nossos valores ocidentais, principalmente nos países europeus e monárquicos e nos que receberam herança deles, como o Brasil.

O e-book gratuito está disponível na Amazon para Kindle e na Google Play para Android.

Em versão impressa, você encontra esse livro em várias edições e com os mais variados preços. Mas observe que algumas edições impressas não têm todas as viagens, o que é uma injustiça, já que todas elas são muito interessantes.

As Minas do Rei Salomão (1885), Henry Rider Haggard

Mais um livro de aventura que "dormiu comigo" durante muitos meses. O autor inglês narra uma jornada maravilhosa da qual me sinto participante. Gosto muito da tradução do Eça de Queiroz, mesmo em português de Portugal. Ele me fez sentir no corpo a sede, a dor, o cansaço e outras agruras dos personagens.

Eu tenho esse livro na minha biblioteca Google Play de uma versão gratuita que baixei na própria Google Play, mas infelizmente não a encontrei mais, agora só versões pagas. Mas na Amazon ainda tem de graça para Kindle.

Em versão impressa, você encontra esse livro em várias edições e com os mais variados preços.

Quero dicas!

Atualmente estou lendo Vinte Mil Léguas Submarinas (1870), do Júlio Verne. Não é tão bom quanto os dois acima, mas ainda estou gostando. A Volta ao Mundo em 80 Dias (1873), do mesmo autor, eu li quando eu era criança, mas como não me lembro de nada, penso em reler um dia.

Outro livro de aventura que eu preciso muito ler, porque é um clássico e estão me recomendando há pelo menos 20 anos, é Dom Quixote (1605), do espanhol Miguel de Cervantes. Prometo que em breve vou lê-lo e tirar esse atraso.

Mas aceito mais indicações de títulos. Meu tempo para esses livros não é muito, já que minha prioridade são os livros não-ficcionais, mas ainda encontro uma brechinha, principalmente quando estou com a mente cansada e quero esquecer o estressante "mundo real".

Até mais!



Pix meutedio arroba mail ponto com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são moderados pela autora do blog.