domingo, 8 de janeiro de 2017

⌨️ 5 cursos de digitação gratuitos na web

No meu trabalho, existe um arrependimento muito comum entre aqueles que têm mais de 30 anos: não ter feito curso de digitação ou até mesmo datilografia quando era adolescente. Como nós, comunicadores sociais, trabalhamos muito produzindo textos no computador, essa falta de agilidade na digitação tem consequências na rapidez e na produtividade do trabalho.

(…) os pesquisadores observam que datilógrafos treinados têm uma vantagem sobre quem usa apenas um dos dedos. Os voluntários usaram um rastreador de olhos no estudo, e pessoas não-treinadas gastavam o dobro do tempo olhando para os dedos em vez da tela, afetando a capacidade de realizar tarefas complexas de edição.

George Dvorsky | Gizmodo

Mas isso não precisa continuar sendo um problema. O que não faltam são bons cursos gratuitos na internet para você ganhar essa habilidade:

Prime | www.primecursos.com.br/digitacao
Esse é meu favorito porque ensina noções de informática, algo que falta a muita gente que trabalha com computador, mas não sabe o que é barra de endereço, Windows Explorer | Explorador de Arquivos, navegador… O site pede um pequeno cadastro, mas pode ficar tranquilo porque os cursos do Prime são gratuitos, logo não é preciso digitar número de cartão de crédito, CPF nem conta bancária.
TypingStudy | www.typingstudy.com/pt
Esse curso é muito didático e vai direto ao tópico digitação. Comece clicando em Dicas para pegar todas as instruções.
ASDF | www.asdf.com.br
O site também pede cadastro e o curso de digitação já começa com a prática.
Sense Lang | www.sense-lang.org…
Esse site é muito fácil de entender e você começa muito rápido, porque ele não tem parte teórica nem pede cadastro. Mas a primeira lição começa com apenas duas letras e quatro dedos, o que pode ser muito entediante. Sugiro que vá avançando nas lições até encontrar uma que seja realmente estimulante.
NeynTutors | neyntutors.com.br…
Esse tutorial é para quem prefere digitar em um programa de edição de texto: Word, Writer, Wordpad, Bloco de notas… Basta ler o artigo e seguir as dicas.

Visite os sites e escolha o método que melhor se adapta a você. Depois que escolher, continue o curso sempre no mesmo site. Sem tempo? Também não é desculpa. Se você reservar pelo menos 5 minutos (sim, apenas isso!) garanto que você já terá evoluído bastante daqui a alguns meses.

Minha dica é a seguinte: NÃO EXAGERE nos primeiros dias. Defina quantos minutos você tem para fazer o curso todo santo dia e mantenha a frequência. Se você sentir vontade de ultrapassar o tempo, pense o seguinte: vou parar agora e guardar essa vontade para continuar amanhã. Assim você não fica entediado, não falha nenhum dia e não esquece o que já treinou.

Até mais!

Foto: pixabay.com

Pix meutedio arroba mail ponto com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são moderados pela autora do blog.