sábado, 7 de janeiro de 2017

📺 Google Nexus Player: conecte sua TV à internet com Android TV

Imagem: The Verge

Quem me acompanha no Instagram Stories viu que eu investi em um Google Nexus Player: elegante dispositivo que transforma meu televisor Samsung em uma TV com Android.

O Android box oficial da Google e fabricado pela Asus e atualizável para Android TV 7, o que inclui opção de menus em português brasileiro.

Destaco essas características porque existem muitos aparelhos Android box no mercado com diferentes versões do sistema operacional e alguns não são atualizáveis para a versão mais recente. Depois que assisti vários vídeos no YouTube, o Nexus Player foi o que fez mais sentido pra mim, mas isso depende muito de quais são suas necessidades. Vou explicar abaixo.

✔️ Aparelho minimalista

O Nexus Player não tem entrada direta para pen-drive (é preciso usar um adaptador micro USB), não tem entrada direta para cabo de rede Ethernet (é preciso ter wi-fi ou comprar um adaptador USB-Ethernet) nem tem entrada para cartão de memória (é preciso… você já entendeu). Como meu objetivo é apenas assistir o que está na internet, nada disso me faz falta, mas sei que esses recursos são essenciais para algumas pessoas, então recomendo estudar todas as alternativas antes de comprar. Veja mais no seguinte artigo (em inglês, mas com fotos):

Na caixa também não veio o cabo HDMI, essencial para conectar o aparelho à televisão. Felizmente eu tinha um cabo aqui em casa que não vou usar para outra coisa porque meu computador novo também chegou esta semana. O gamepad (joystick) eu comprei de outro vendedor e não chegou ainda.

O controle remoto do Nexus Player não tem tecla de volume, então você acaba usando o controle do televisor também. Mas as principais funções do controle do Nexus Player podem ser usadas pelo controle da Samsung, como play, pause, avançar e voltar. Menu e voltar nem sempre funcionam no controle Samsung. Comando de voz, só no controle do Nexus mesmo.

✔️ Aplicativos

Me decepcionou a ausência de três aplicativos no Android TV: Amazon Prime Video, Google Chrome e HBO GO. Prime Video e HBO GO a gente sabe que vão enrolar bastante por causa do Fire TV (da Amazon) e das empresas de TV por assinatura (que vendem HBO). Mas no caso do Google Chrome, espero que seja só questão de tempo mesmo.

Aliás, o HBO GO tem versão para Android TV sim, mas só para Estados Unidos.

Também tentei instalar esses três aplicativos pelo apk, usando o ES File Explorer, mas sempre dá erro durante a instalação.

Mas essas são as exceções. Nossos aplicativos favoritos - Netflix, YouTube, Spotify - funcionam muito bem no Android TV, obrigada.

Para quem está aperfeiçoando o inglês, recomendo também Bloomberg TV+, Fox News, Haystack TV. Para quem está aperfeiçoando o francês, recomendo o Arte TV.

E depois que você adiciona vários aplicativos que têm canais ao vivo, pode alternar facilmente entre eles usando o Live Channels, que já vem instalado.

Vários joguinhos gratuitos estão disponíveis para Android TV, mas alguns só funcionam com gamepad, então eu vou fazer um post só sobre jogos quando meu gamepad chegar.

Quanto ao espaço, o Nexus Player tem 8 GB. Pra mim tá tranquilo, já instalei tudo que vou usar e não gastei nem 1/4 ainda. Mas se você é mais espaçoso ou vai jogar muito, estude a possibilidade de comprar um Apple TV com 32 GB.

✔️ Substitui o Chromecast

Eu não sei exatamente se isso é um recurso do aparelho ou do sistema operacional, mas meu Nexus Player já veio com um aplicativo que substitui o Chromecast. O Filmon, por exemplo, foi um dos aplicativos de TV on-line que não achei para Android TV, mas ainda posso usá-lo via tablet/celular sem a necessidade de desconectar o Nexus Player para conectar o Chromecast.

Por enquanto vou ficar com os dois dispositivos, já que o Chromecast é mais adequado para transportar em viagens e para demonstrar nas casas de amigos e parentes que não pretendem comprar smart TV agora.

✔️ Melhor que muita smart TV

É claro que não conheço todos os modelos de smart TV, mas já experimentei alguns aparelhos da Samsung, da LG e constatei que meu novo Android TV ganha desses televisores: pela quantidade de aplicativos compatíveis, pelo deslizamento suave do controle remoto que facilita a digitação, pelo sistema inteligente, que sugere novos vídeos e músicas com base naquilo que já assistimos e ouvimos.

Aliás, minha dica de antes continua valendo: se você tem um televisor HD em ótimo funcionamento (como é o meu caso), ainda não compensa trocá-lo só para ter uma smart. Investir em um Chromecast, Nexus Player, outro Android box ou Apple TV é a melhor opção.

Optei pelo Nexus Player por ser mais barato (óbvio), mas também porque fica tudo logado na conta do Google, inclusive os jogos. Segue o humilde vídeo de demonstração que fiz:

Perdão aí pela definição do vídeo. Fiquei tanto tempo se gravar que desaprendi a usar minha câmera. Esqueci até que tenho que usar iluminação para a imagem ficar legalzinha.

Para quem usa iOS, Apple TV ainda é a melhor opção:

Smart TV eu recomendo para quem ainda não tem televisor HD, para quem vai comprar televisor para outro cômodo, para quem precisa de uma TV maior…

Oportunidade de negócio | Quem puder investir em importar Nexus Player no atacado para revender no Brasil vai lucrar com esse segmento de mercado. Não é tão barato quanto as marcas asiáticas, mas sem dúvida vai vender mais que Apple TV. Sem falar que tem excelente custo-benefício e alta credibilidade, já que é um produto oficial Google.

Este é o link do thepriceboss, vendedor eBay nível top do qual comprei o Google Nexus Player. A cobrança do imposto de importação foi feita no ato da compra. Somando tudo, inclusive frete, paguei U$ 193,84.

O gamepad, que comprei separadamente, custou U$ 11,98: U$ 9,99 pelo produto e U$ 1,99 de frete. Mas talvez eu ainda tenha que pagar imposto quando chegar a Goiânia, já que não teve cobrança no ato da compra.

Até mais!

Pix meutedio arroba mail ponto com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são moderados pela autora do blog.