sábado, 21 de janeiro de 2017

💬 Por que tenho usado muito mais o Facebook Messenger do que o WhatsApp?

Nunca escondi minha aversão ao WhatsApp, mas o tenho instalado no meu celular por causa de familiares que gostam de usá-lo. E do Messenger eu tenho gostado muito desde que ele ganhou formas de acesso que não dependem do Facebook. Mas não é só por isso que tenho usado menos o WhatsApp.

Minha experiência tem revelado que o Facebook Messenger também é bem mais democrático e fácil de acessar: funciona no celular, mas também funciona no tablet, no computador e até no navegador da televisão. E o que é mais legal: ele não pede que o celular esteja por perto e conectado à internet (como no WhatsApp) nem que seja feita confirmação de código (como no Telegram). E isso faz muita diferença! Vou dar alguns exemplos vida real:

  • Você vai para o trabalho, mas esquece o celular recarregando em casa. Consegue acessar o seu WhatsApp no computador do trabalho? Não. Consegue acessar o Facebook Messenger usando o computador do trabalho? Sim.
  • A bateria do seu celular acaba e você não está com nenhum cabo ou carregador. Consegue acessar o seu WhatsApp? Não. Consegue acessar o Messenger usando o computador do trabalho? Sim.
  • O celular caiu no vaso sanitário e não liga mais. WhatsApp? Não. Facebook Messenger no computador ou tablet? Sim.
  • Não tem wi-fi e a sala tem paredes grossas demais para pegar internet móvel. WhatsApp? Não. Facebook Messenger no computador? Sim.
  • Sua mãe perdeu o celular e você quer conversar com ela. WhatsApp? Não. Facebook Messenger no computador? Sim.

Tudo isso já aconteceu ou ainda acontece comigo. Quem tenta conversar comigo pelo WhatsApp geralmente fica falando sozinho. Se mandar pelo Messenger, respondo assim que vejo a mensagem no computador, já que passo o dia inteiro na frente do computador e sempre mantenho o www.messenger.com aberto no navegador.

Para conversas de voz e de vídeo, também tenho usado mais o Facebook Messenger do que o WhatsApp.

Quando tento fazer uma ligação, o Facebook Messenger avisa no mesmo instante se a pessoa não estiver on-line. Já o WhatsApp me deixa perder tempo ligando à-toa.

Em um grupo do Messenger, consigo saber quais pessoas já leram a mensagem. No WhatsApp, não rola.

Lembrando que WhatsApp e Facebook Messenger não são serviços concorrentes, é o Mark Zuckerberg quem manda na bagaça toda.

Para diminuir esse monópolio das comunicações on-line, eu queria mesmo era que o Telegram fosse como o Facebook Messenger e me desse acesso direto no computador, sem aquele demorado código de confirmação no celular. Gosto muito dele para ler notícias de tecnologia, mas acabo acessando só no celular e no tablet.

O Skype não consegue concorrer porque é terrivelmente lento, pesado e bugado. Os programadores precisam trabalhar muito para melhorar aquilo.

O Google Allo vai ter mais sentido quando for integrado ao Google Duo e também a outros serviços Google, como Gmail e Google Plus.

Eu gosto do Hangouts, mas acabei desinstalando por falta de uso.

Até mais!

Foto: pixabay

Pix meutedio arroba mail ponto com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são moderados pela autora do blog.