Páginas

domingo, 16 de abril de 2017

🎶 11 músicas que me lembram episódios de séries

Sense8, 4º episódio da 1ª temporada

A música tem o poder de moldar o sentido do que vemos na tela, mas o movimento oposto também acontece: o contexto do episódio muda ou amplia o sentido que aquela música tem pra gente.

🎵 1. Beautiful, Christina Aguilera

Nunca fui fã da voz da Christina Aguilera, então nunca tinha prestado atenção a nenhuma música dela. Mas tudo mudou no segundo episódio da segunda temporada de Dr. House (s02e02). A paciente daquele episódio teve o poder de mudar minha relação com a música. Beautiful agora é pra mim um hino de autoafirmação, amor-próprio, autoestima e felicidade.

Se você assistiu esse episódio com atenção e sabe o significado da letra da música, provavelmente também se emociona ao ouvir Beautiful.

Mas, se tudo passou batido e você não se lembra do lindo exemplo de motivação e superação que é aquela garotinha, recomendo assistir esse episódio de novo. Prometo que você vai se emocionar! Se estiver em uma fase muito sensível, triste ou com tendência à depressão (quem nunca?), recomendo assistir ao lado de uma pessoa querida para poder dar um abraço de cura no final. Tem na Netflix.

🎵 2. Tubthumping, Chumbawamba

A começar pelo nome, essa música é muito divertida, alto astral e já foi usada sem dó em dezenas de filmes, séries e desenhos animados.

Mas, depois que colocaram ela no décimo episódio de Billions (s01e10), não consigo mais ouvir a música sem ver o rosto de Bobby "Axe" Axelrod.

Segue um trecho da letra com a minha tradução livre:

We'll be singing (Nós vamos cantar)
When we're winning (Quando nós ganharmos)
We'll be singing (Nós vamos cantar)
I get knocked down (Eu fui derrubado)
But I get up again (Mas eu me levanto de novo)
You're never going to keep me down (Você nunca vai me manter no chão)

Se você já assistiu pelo menos os primeiros episódios da série, já entendeu porque Tubthumping é a cara do Axe.

E ao contrário do que eu achava, o nome da música tem significado. Vem do adjetivo tub-thumping, que, de acordo com o dicionário Cambridge, é usado para caracterizar um discurso de desaprovação agressivo, violento. Nossa! Agora já tá parecendo que o personagem de Axe foi inspirado na música.

Para quem ainda não assiste a série, recomendo muito. O 10º episódio da 1ª temporada, por coincidência, é um dos melhores. E nem é por causa da cena com Tubthumping.

🎵 3. I Love to Love, Tina Charles

Esse clássico dos anos 70 ganhou um sentido especial pra mim depois que assisti River, um dos tesouros "escondidos" no catálogo da Netflix. Quando você assiste, fica sem entender:

— Uai? Por que não está todo mundo falando sobre essa ótima série?
— Calma, fia! Tesouros são para poucos. Nem todos têm o mapa correto para encontrá-los. Nem todos têm a chave certa para abri-los.

Bem, voltando a falar sobre a música, I Love to Love marca bastante em River porque aparece no primeiro episódio e no último (s01e01 e s01e06). Só que no primeiro episódio a gente ainda não se dá conta da ligação da letra da música com os personagens. No último, em uma linda cena, tudo faz mais sentido, aí você volta no primeiro episódio e o assiste com outros olhos e ouvidos.

Eu já tinha falado um pouco sobre River no post:

🎵 4. Parents Just Don't Understand, Will Smith

Cuidado com a pegadinha. Tá achando que essa música me lembra Um Maluco no Pedaço (The Fresh Prince of Bel-Air)?

Até poderia ser, mas Leslie Knope roubou a memória para ela no primeiro episódio da segunda temporada (s02e01) de Parks and Recreation.

Essa série ainda não está na Netflix, mas tenho certeza de que a empresa sabe o potencial dela e está há anos em negociação para inclui-la no catálogo. Pra mim, o único ponto negativo de Parks and Recreation é que eu tinha que pausar de 5 em 5 minutos para ir ao banheiro, caso contrário eu mijava na roupa de tanto rir.

Como já contei em outro post, eu me identifiquei muito com essa série, então em muitas situações eu ria da Leslie, mas também estava rindo de mim. Por causa dessa forte empatia que a atriz Amy Poehler consegue despertar, Parks and Recreation é a melhor série de comédia já produzida. E olha que eu também sou apaixonada por Modern Family, Gracie & Frankie e The Middle.

🎵 San Junipero, Black Mirror

Notaram a diferença? Acima eu usei as músicas como títulos, aqui estou usando o episódio como título. San Junipero (s03e04) tem uma trilha sonora linda, extensa e muito bem escolhida. Eu não sei exatamente quantas músicas cabem em um CD, mas creio que são necessários dois para incluir todas as músicas que tocam nesse filme.

E com tantas canções assim, não é de estranhar que três delas agora me remetam automaticamente a essa linda história.

5. Don't You, da banda Simple Minds, soava pra mim como mais uma canção pop romântica dentre tantas outras dos anos 80. Mas depois de San Junipero, ela me arrepia cada pelo do corpo porque agora eu ouço a súplica por um amor platônico eterno ou, pelo menos, a súplica pela memória eterna de um amor que acabou.

6. Heaven is a Place on Earth me lembra San Junipero, mas também me faz acreditar que já estamos em San Junipero.

7. Aqui a interpretação é ainda mais óbvia: Funkytown é San Junipero, o que me faz pensar que o roteiro já foi feito sobre a trilha sonora e não o contrário.

🎵 8. Knockin' on Heaven's Door, Bob Dylan

Como vocês já sabem, Six Feet Under é o tipo de série que faz "desgraçamento mental" da melhor qualidade: a gente assiste dezenas de famílias no pior momento de suas vidas (sem falar na família Fisher, uma das mais infelizes que eu já vi na ficção), passa a sentir empatia por esses seres imperfeitos e confusos, passa a compreender e aceitar melhor nossas próprias limitações humanas e, no fim das contas, nos tornamos seres mais tolerantes e gentis na vida real porque, afinal de contas, não tá fácil pra ninguém.

E é claro que essa maravilhosa e "desgraçada" série me marcou também musicalmente. Six Feet Under tem rock, funk estadunidense, folk, blues, jazz, trilha instrumental e bossa-nova. Na casa dos pais da Brenda geralmente toca João Gilberto ou Caetano Veloso ao fundo.

Mas a música que me marcou foi Knockin' on Heaven's Door porque ela surge no dia do velório de um personagem importante da série, no décimo episódio da quinta temporada (s05e10).

Como é um episódio muito adiantado, quase no fim da série, só clique aqui se já tiver assistido e quiser relembrar esse triste momento. Se ainda for assistir, evite o spoiler.

Six Feet Under é da HBO, o que pra bom entendedor significa: só tem no streaming da HBO.

🎵 9. Somebody That I Used To Know, Gotye e Kimbra

Transparent é uma série linda demais e a família Pfefferman já é uma das minhas três favoritas da ficção ao lado dos Walkers de Brothers & Sisters e dos Fishers de Six Feet Under.

Mas quando Maura e Davina cantam Somebody That I Use to Know, naquela cena que seria muito engraçada se não fosse deprimente (s01e07), eu tive que pausar e precisei de alguns dias para conseguir voltar à série. Parece até que eu senti o mesmo golpe que a Maura sentiu.

E a música, que antes era apenas sobre um casal que termina de forma não amigável, agora também é sobre uma mulher trans que precisa reconquistar os próprios filhos após assumir sua identidade.

🎵 10. Sweet Dreams, Eurythmics

Fiquei muitos anos sem ouvir essa música, até assistir o primeiro episódio de Grimm (s01e01). Desde 2011 não consigo mais ouvir essa música sem me lembrar daquela jovem correndo no bosque.

E é claro que o contexto do episódio amplia o sentido da música: alguns querem esquartejar você com os dentes e deixar seus membros sangrando no meio do bosque. Provavelmente não vão conseguir, mas que querem, querem.

🎵 11. What's Up, 4 Non Blonds

Nem vou me explicar muito aqui. Se você assistiu pelo menos até o quarto episódio da primeira temporada de Sense8 (s01e04), você também associou a música à série e sente vontade de gritar What's going on? quando se sente a little peculiar.


Os episódios recentes eu me lembrei de cabeça, mas para episódios antigos de séries com muitas temporadas, eu usei o site www.tunefind.com.

Não sou de pedir comentários, mas vou ficar muito feliz se você compartilhar comigo as músicas que lembram episódios de séries que você assistiu.

Até mais!



Pix meutedio arroba mail ponto com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são moderados pela autora do blog.