sábado, 9 de fevereiro de 2019

⌨️ Viva! O Google Grupos não está abandonado!

A Google mandou por e-mail o aviso de que as configurações de administração dos grupos vai ter modificações a partir de maio.

Para membros de grupos, as atualizações anunciadas pouco interessam. As mudanças serão de interesse dos administradores de grupos, que vão ter novas formas de personalizar o acesso de cada membro aos recursos da página.

O que nos anima é saber que o Google Grupos não está mais abandonado e um time da empresa está dedicado a promover melhorias na plataforma.

Quem participa de grupos no Google sabe que há muito tempo o serviço não tem novidades. Nem mesmo as várias atualizações de fonte e leiaute que vimos no Gmail e no Google Drive, por exemplo, passaram pelo Google Grupos. A aparência do serviço é a mesma há muitos anos.

✔ Quero a versão mobile do Google Grupos

Uma prova irrefutável de que o Google Grupos esteve sim abandonado por pelo menos 10 anos é a ausência de aplicativo mobile.

Para acessar no celular, a opção é o site mobile. Mas só de abrir você já sabe que ele também está abandonado: além do leiaute antigo, o ícone do orkut, que foi encerrado em 2014.

Não quero que o Google Grupos se torne mais uma rede social imediatista como WhatsApp e Facebook Messenger. Quem usa Google Grupos prioriza a qualidade do conteúdo à velocidade. Mas um aplicativo que facilite o recebimento e envio de novos e-mails por celular vai cair muito bem.

✔ Quero Google Grupos integrado a outros recursos Google

Não sei se vocês já notaram, mas no Facebook é possível criar um grupo no Messenger a partir de um grupo do Facebook Grupos.

Não seria ruim se o Google Grupos tivesse algo parecido. Ele sempre esteve isolado dos outros serviços Google como Allo, YouTube e Google Plus, mas não precisa continuar assim.

Sou contra a integração forçada, claro, mas não seria bacana se o administrador do grupo pudesse configurar uma newsletter que toda semana mandasse as novidades nos blogs e canais dos membros do grupo que vincularam o próprio Blogger ou YouTube ao grupo?

Allo, Hangouts e Google Plus já estão praticamente mortos, mas ainda é possível uma integração do Google Grupos com o Android Messenger, por exemplo.

✔ Grupos: primeiras redes sociais online

Quem já estava na internet antes do orkut sabe que grupos foram nossas primeiras redes sociais. Unindo recursos de fórum e lista de e-mails, era normal participarmos de vários grupos de estudantes, profissionais, vizinhos, membros da igreja… Mas os mais famosos eram os grupos de entretenimento, com animações engraçadas e slides “motivacionais”, a versão mais trabalhosa das mensagens que hoje recebemos de tios e tias no WhatsApp.

Antes mesmo do Google Grupos, dois sites que bombavam eram Yahoo! Grupos e, mais tarde, Grupos.com.br. Assustadoramente, ambos continuam no ar e mostram todos os grupos dos quais nunca me lembrei de sair.

Hoje uso mais o Google Grupos, onde tenho grupos de colegas e também mailings para envio de releases e outras atualizações. Muito útil!

E você? Ainda usa os Grupos do Google?

Até mais!

Pix meutedio arroba mail ponto com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são moderados pela autora do blog.