segunda-feira, 30 de agosto de 2021

📚 Amei a trilogia "O Ceifador" de Neal Shusterman

Capas dos livros O Ceifador

Apesar de ter investido em outros hobbies durante a pandemia, não precisei abandonar os antigos. Ler antes de dormir continua sendo um dos prazeres mais importantes pra mim.

Quando a Rafaela falou do livro O Ceifador lá no grupo do Telegram, percebi que era meu tipo de história. Não demorei para baixar. Pesquisando, descobri que se tratava da trilogia Scythe, cujos títulos no Brasil são:

  1. O Ceifador
  2. A Nuvem
  3. O Timbre

A história começa como uma utopia em que quase tudo funciona perfeitamente. Os governos foram substituídos por uma inteligência artificial, a Nuvem, onipresente e onisciente.

A biomedicina também evoluiu e as pessoas têm minúsculos chips, os nanitos, que controlam todas as funções do corpo, acelerando a regeneração de qualquer machucado e impedindo que sofram dores físicas e emocionais. Pessoas mortas são ressuscitadas. Pessoas idosas são restauradas. Somos imortais.

Mas a inteligência artificial, que cuida de todo o resto, optou por deixar os humanos responsáveis pelo controle populacional. Depois de um rígido treinamento, uma casta de pessoas ganha o direito de coletar, matar de forma definitiva. Eles não têm salário, mas têm direito a tudo o que pedem e são tratados com formalidades, incluindo pronomes de tratamento exclusivos.

E é na Ceifa, essa casta especial que tem direito de matar e de escolher quem morre, que a história se desenvolve.

O primeiro livro é a utopia. Mesmo com problemas internos na Ceifa, a população ainda não está envolvida e segue a vida normalmente. Os abusos de alguns ceifadores ainda são casos isolados.

O segundo livro já podemos chamar de distopia, a Nuvem assume protagonismo e, apesar de impedida de interferir nos assuntos da Ceifa, encontra brechas para ajudar a humanidade.

No terceiro livro, toda a humanidade paga pelos erros da Ceifa, mas a Nuvem continua agindo clandestinamente, sem chamar a atenção dos vilões da história.

Esta não é uma resenha detalhada porque não sei fazer resenha sem dar spoiler, é mais uma indicação mesmo pra quem gosta de distopia, fantasia científica, ficção científica e claro que tem um pouco de terror, um pouco de drama. Ótimo entretenimento para quem precisa fugir para outro universo algumas horas por semana.

Até mais!

Pix meutedio arroba mail ponto com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são moderados pela autora do blog.