quarta-feira, 3 de novembro de 2021

📦 Android | App oficial é a melhor forma de rastrear encomendas dos Correios

Carteiro de costas carregando uma pilha com no mínimo 7 caixas de diversos tamanhos
Carteiro chegando com as encomendas que comprei esta semana no Enjoei e na Shopee 😆😂 (Quem dera chegasse tudo de uma vez assim.)

Durante muitos e muitos e muitos e muitos anos, foi mais fácil rastrear encomendas dos Correios usando bots, programas e apps de terceiros. Hoje, finalmente posso dizer que o aplicativo oficial é a melhor forma de acompanhar os trajetos dos meus pacotes.

É possível rastrear e cadastrar encomendas no aplicativo sem fazer login. Mas a melhor forma de usar é se cadastrando com seus dados: CPF, nome, celular, e-mail e sexo (acho desnecessário, mas pedem).

Observe que, no rodapé do formulário, existem três opções de marcar: duas são obrigatórias (li e aceito) e a terceira é autorizando envio de propaganda por SMS. Sugiro desmarcar essa de propaganda antes de clicar no botão azul para criar o cadastro.

Propaganda não!

O cadastro só será confirmado depois da verificação de um código enviado por SMS. Criar cadastro para outra pessoa (eu criando cadastro para a minha mãe) é complicado se o celular/chip dela não estiver por perto.

Uma vez que seu CPF está cadastrado, encomendas enviadas pra você entram automaticamente no seu aplicativo. Recentemente, fiz algumas compras no Enjoei, por exemplo, e os códigos aparecem no app dos Correios muito antes de eu receber notificação do site Enjoei.

Encomendas internacionais também podem ser rastreadas, desde que sigam o formato padrão de código dos Correios: 2 letras, 9 algarismos, 2 letras (código do país).

📦 Site não é integrado ao aplicativo

Apesar de conseguir fazer login no site com mesmo usuário e senha que uso no aplicativo Android, o site não mostra as encomendas que já estão cadastrados no aplicativo. E as encomendas que eu pesquiso no site, ficam salvas nele, mas não no aplicativo.

Dentre todas as melhorias que o serviço ainda pode ter, sem dúvida essa é a mais importante pra mim, já que prefiro usar o computador para cadastrar as encomendas, sendo o celular mais útil para checar as atualizações e receber notificações.

📦 Outros rastreadores que usei

Durante muitos anos, usei o Muambator para rastrear minhas encomendas. Para quem faz compras de outros países, principalmente China e Estados Unidos, o Muambator ainda é útil para rastrear códigos AliExpress, China Post, UPS, USPS, dentre outros.

Como minhas compras quase sempre são nacionais, em algum momento troquei o Muambator pelo Telegram. O bot que eu usava era o @Linguarudo_bot, mas ele se popularizou demais, ficou sobrecarregado, lento e passou a me mandar notificações duplicadas, triplicadas. Isso é bem chato porque, num primeiro instante, você acha que a encomenda tá rápida, mas aí vai ver e é só o mesmo aviso que você já tinha recebido.

📦 Nem tudo chega pelos Correios

Se você mora em cidade com mais de 100 mil habitantes e faz compras em sites como Amazon, Avon, Mercado Livre, Natura… provavelmente recebe mais encomendas via transportadora particular. Diálogo, Jadlog, Loggi, Sequoia, Total Express são algumas das empresas que têm rotas aqui em Goiânia. Sem falar em supermercados e lojas de móveis, que têm entregadores próprios nas cidades onde têm estoque.

Algumas empresas são legais e mandam e-mail ou mensagem de texto para avisar cada movimentação do produto. Mas a maioria das empresas não manda nada e a gente tem que entrar no site, da loja ou da transportadora, quando quer saber notícias.

Ainda não conheço um aplicativo grátis (ou barato sem mensalidade) que seja compatível com várias transportadoras privadas. Caso saiba de algum, fique à vontade para deixar a dica nos comentários.

Até mais!

Pix meutedio arroba mail ponto com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são moderados pela autora do blog.