quinta-feira, 30 de dezembro de 2021

🎮 Jogos antigos emulados em Google e Android TV

Controle de Xbox cor de rosa

A cada dia, é maior a variedade de jogos para Android TV na Play Store, mas não há título atual que traga o prazer dos joguinhos simples que cabiam num disquete. Se você jogou videogame nos anos 90, sabe bem do que estou falando.

Já falei aqui sobre sites onde consigo jogar online games da minha infância, mas esta semana decidi tentar também na televisão. E foi mais simples do que eu esperava.

Na época do [Tá Logado?], a gente tentava emular alguns jogos, mas era bem mais complicado e às vezes alguma coisa falhava na hora da gravação. Felizmente, novas opções surgiram nos últimos anos e hoje temos aplicativos que já reconhecem até as teclas do controle, sem necessidade de configurar cada botão.

Televisões não são conhecidas pelo grande espaço de armazenamento, então outra vantagem de emular é que dá para ter um catálogo com dezenas de jogos dos anos 80 e 90 ocupando menos espaço que um único jogo atual da Play Store. Sem falar que vão rodar tranquilamente em TVs com apenas 1GB de RAM.

O mais bacana da emulação é a possibilidade de resgatar títulos raros, antigos e muitas vezes abandonados pelas próprias empresas. Tem gente que usa esse recurso para piratear jogos que ainda são vendidos, mas não é o foco aqui.

Para fins didáticos, Google TV e Android TV significam a mesma coisa neste texto: o sistema operacional da Google feito especialmente para televisores.

Nos testes que fiz, gostei dos seguintes aplicativos:

🕹️ Snes9x EX+
Comecei testando jogos de Super Nintendo, então usei primeiro esse emulador específico, que rodou bem, mas é rústico e não mostra o catálogo de jogos disponíveis na TV. Depois que descobri o Lemuroid, não precisei mais desse e desinstalei, mas fica registrado que ele funciona.
🕹️ Lemuroid
Esse aplicativo é ótimo porque ele identifica qual ROM é de qual console, já deixa tudo organizado com as capas da maioria dos jogos, uma belezinha! Alguns jogos ele reconheceu mesmo zipados (.zip), outros precisei descompactar para ele reconhecer. Para quem vai usar em Google ou Android TV, aviso que funcionam bem os jogos para Super Nintendo, Nintendo, Sega Genesis (e Mega Drive). Não funcionam jogos Nintendo DS, Nintendo 64 nem Game Boy. Em Android mobile e box de TV com Android mobile, funcionam todos esses consoles que citei. Não testei jogos de outros aparelhos.
🕹️ M64Plus FZ Emulator
Esse foi o que funcionou para jogar Nintendo 64 na TV. Testei dois jogos em 3D: Donkey Kong foi sofrido de controlar, mas em Rayman consegui avançar bastante.

Existem centenas sites para baixar as ROMs, muita coisa boa eu encontro no WowRoms.com.

Aplicativos adicionais que podem ser úteis:

⚙️ Send Files to TV
Melhor app para enviar arquivo de um aparelho Android para outro, dentro da mesma rede. A utilidade principal é mandar do mobile para a TV e vice-versa, mas também serve para trocar arquivos entre dois aparelhos mobile e entre duas TVs Android/Google/Fire. Uso, amo e recomendo. Instale na TV e no aparelho mobile do qual vai enviar os arquivos.
⚙️ X-plore File Manager
Uso na TV para mover arquivos para a pasta de jogos e também para renomear os arquivos que são baixados com números e outros códigos no lugar do nome exato do jogo. Ele também descompacta arquivos .zip, .rar, .7z… e compacta no formato .zip.
⚙️ ZArchives
Uso no celular e no tablet para descompactar arquivos antes de enviar para a TV. Alguns emuladores só aceitam compactos em zip, mas alguns sites disponibilizam os arquivos compactados em formatos diferentes, como rar e 7z.
⚙️ Telegram
Quando baixo o arquivo no computador e ele tem menos de 2 GB, salvo no Telegram (pelo computador) e envio para a TV usando o celular. (Existe um “Send Files to TV” para Windows, mas não funciona bem.)

🎮 Sega, Capcom e Nintendo

Das três grandes desenvolvedoras de jogos da minha infância, a Sega foi a única que viu a cor do meu dinheiro. A empresa relançou vários títulos antigos para Android e computador, tanto que cheguei a comprar Sonic the Hedgehog nas duas versões. Infelizmente, a Sega ainda está devendo jogos compatíveis com Google TV. Sonic the Hedgehog ficou disponível na Play Store da TV por um tempo, mas tiraram porque tava todo bugado.

Para quem joga em Android mobile, vale a pena conferir o catálogo da Sega na Play Store. As versões para computador, você encontra na Steam.

A Capcom tem um ou outro título voltado para os nostálgicos, como Street Fighter para computador e Android mobile, mas é muito pouco perto do grande catálogo que fazia sucesso na época do Super Nintendo.

Já a Nintendo, continua ignorando que o mercado da nostalgia existe, só emulando mesmo.

Meus experimentos foram feitos em uma TV TCL. Caso tenha resultados diferentes em outro aparelho ou outra versão de Google ou Android TV, deixe seu comentário.

Divirta-se!

Pix meutedio arroba mail ponto com

2 comentários:

  1. Existe como configurar dois controles para jogar no lemuroid? Pois sempre jogo com meu filho os jogos de Snes , Mega Drive e Master System, mas não encontrei como configurar dois controles.ubs ( Uso uma tvbox )

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele reconhece automaticamente os controles que já estão pareados com a TV pelo bluetooth. Dentro do Lemuroid, você abre Configurações >> Dispositivos externos para ver os controles pareados que ele reconhece e também mudar as funções das teclas. Aproveita e troca as teclas do Menu, porque vem pré-configurada a combinação L3 R3, mas para jogar com gamepad tem que ser Start Select.

      No jogo, quando você selecionar a opção de dois jogadores, ele já coloca o jogador 1 para o primeiro controle e o jogador 2 para o segundo, na ordem em que aparece na tela de Dispositivos.

      Todas as configurações acima funcionam em Android TV (Google TV).

      Excluir

Todos os comentários são moderados pela autora do blog.