domingo, 26 de dezembro de 2021

💵 Migração de banco digital e outras mudanças

Este é um texto sobre minhas experiências pessoais. Não tenho dicas prontas sobre o que funciona melhor pra você, mas conhecendo experiências de outros clientes, você terá mais informações para tomar suas próprias decisões.

💳 Adeus, Inter!

Ainda considero o Banco Inter o banco digital mais completo: conta corrente, conta de investimentos, cartão de crédito e compra com cashback num aplicativo só. Mas infelizmente você só pode ter o pacote completo: o banco não me deixou cancelar o cartão de crédito.

Fiz dezenas de ligações e solicitações por chat pedindo para alguém cancelar meu cartão de crédito, mas foi em vão. Mesmo depois de eu ter pago o saldo devedor, só me deram a opção de zerar o limite pelo aplicativo, o que eu já sabia fazer muito bem e nem de longe resolveria o meu problema.

Um atendente do Inter chegou a mentir pra mim dizendo que tinha cancelado o cartão de crédito, mas na verdade ele bloqueou o cartão físico e eu fiquei até sem cartão de débito para pagar almoço. Já o cartão de crédito virtual continuava funcionando. Sem a opção de cancelar de vez o cartão, percebi que o Inter não servia mais pra mim.

O cancelamento não foi imediato, aconteceu semanas depois da solicitação. Tanto que, quando a conta finalmente foi cancelada, fui pega de surpresa porque cancelaram sem agendar e sem avisar por SMS antes. Quando percebi, já estava sem ela.

A conta do Inter era a minha principal, onde eu recebia salário e Google AdSense. Apesar de ter contas digitais em outros bancos, corretoras e fintechs - Mercado Pago, Modal Mais, Natura Pay, PagBank, PicPay, Recarga Pay, Sofisa - nenhuma dessas tem exatamente o que preciso, então pesquisei outras opções.

💳 Natura Pay

Minha conta Natura Pay estava bem esquecida, só usava para resgatar minhas comissões, cada vez mais raras. Mas depois que o funcionário do Inter cancelou meu cartão de débito, passei a usar mais minha conta Natura Pay para fazer compras no restaurante, no supermercado e na feira. É uma conta que nem pedi para ter porque está vinculada à revenda de cosméticos da Natura, mas funciona bem para pagar com cartão de débito e com Pix.

Depois que defini meu novo banco principal, a conta Natura Pay ficou um pouco de lado, mas outro dia precisei pegar ônibus e achei mais seguro transferir o valor exato da passagem para a conta Natura Pay e usar o cartão dessa conta para passar na catraca, ao invés de expor dentro do ônibus o cartão da minha conta principal.

💳 Olá, BS2

Quando descobri o BS2, criei a conta e no mesmo dia já notei que poderia ser meu novo banco principal:

  • tem opção de pedir portabilidade de salário no próprio app;
  • recebe Google AdSense e até separa a conta internacional da brasileira;
  • tem cartão de crédito virtual pré-pago que debita direto da conta;
  • NÃO tem cartão de crédito pós-pago.

A solicitação de portabilidade pelo aplicativo emperrou e em 10 dias nada aconteceu. Tive que ir à Caixa - banco da minha conta-salário - para trocar de fato do Inter para o BS2. Mas já tive problema com portabilidade antes e sei que quem demora a liberar é a própria Caixa.

A função de cartão de crédito pré-pago é uma belezinha! Ótima para usar em aplicativos de comida, transporte e streaming, cobrando tudo direto na conta-corrente. Não é preciso recarregar o cartão pré-pago, como no Recarga Pay.

A função de receber dinheiro dos Estados Unidos, mais especificamente da Google, ainda não pude testar. Já configurei a nova conta no AdSense, mas só na segunda quinzena de janeiro saberei se vai funcionar direitinho. Aviso no Twitter se deu tudo certo.

Dias depois que criei a conta, percebi que BS2 é a empresa que atualmente está anunciada na camisa do Flamengo, então para quem acompanha futebol, não é um banco digital tão desconhecido como era pra mim.

💳 Recarga Pay versus Android

Na mesma época em que minha conta do Inter foi cancelada, tive problema com o Recarga Pay.

Meu cartão de crédito pré-pago era o Recarga Pay, então eu passei a usar essa conta também para Pix, mas foi um erro. Várias vezes passei vergonha tentando pagar alguém porque o aplicativo travava no meio da operação. Quando eu tinha sorte, travava só o aplicativo, mas muitas vezes travou o celular inteiro e eu cheguei a ficar meia hora tentando pagar um pão e um café que comprei na feira.

Culpei o celular e transferi vários aplicativos - inclusive o WhatsApp, que sempre dá um trabalhão porque só faz backup uma vez por dia - para o celular reserva. Depois que desinstalei a bagaça do Recarga Pay do celular principal, o aparelho não teve problema mais.

Após essa decepção com Recarga Pay, decidi que ia voltar a usar o PagBank como cartão de crédito pré-pago, mas nem precisei porque em poucos dias descobri o BS2.

Coincidência ou não, o Recarga Pay me mandou de graça o cartão físico poucas semanas depois que reclamei do aplicativo no Twitter. Interessante o incentivo para voltar a usar, mas acho que não vou precisar.

💳 Resumindo

BS2 agora é meu banco principal para recebimentos e cartão de crédito pré-pago.

Natura Pay (Votorantim) é minha segunda conta, tenho usado para ônibus e para quando não consigo cadastrar a conta do BS2 para receber algum dinheiro.

Modal Mais, Rico e Sofisa ainda são as corretoras que uso para investimentos.

Até mais!

Pix meutedio arroba mail ponto com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são moderados pela autora do blog.