quinta-feira, 15 de setembro de 2022

📺 IPTV: fontes de canais grátis da TV Meu Tédio

Quem já conhece a TV Meu Tédio sabe que é uma lista de web canais GRÁTIS do mundo inteiro, canais que são transmitidos DE GRAÇA pela internet, seja em seus respectivos sites ou em plataformas que oferecem diversos canais em uma grade diversificada.

  1. Esclarecimentos para novatos
  2. As fontes IPTV
    1. Matt Huisman | Plex, Pluto, Samsung…
    2. Coleção iptv-org | muitos países
    3. Canais numerados | trabalho braçal
    4. Dailymotion, Twitch e YouTube
    5. Busca de canais
  3. Não acaba aqui

Esclarecimentos para novatos

Eu não hospedo nem retransmito canais, apenas organizo canais existentes, portanto eu uso fontes diversas para pesquisar esses canais e agrupá-los na TV Meu Tédio. Muitas pessoas já me perguntaram como consigo os links, mas não é possível responder com clareza em uma mensagem de texto, só mesmo em um artigo detalhado, como este aqui.

E para quem não está familiarizado com a TV Meu Tédio, também destaco que o Brasil ainda é incipiente na oferta de web canais grátis. Mesmo canais abertos, que são transmitidos de graça na TV aberta, optam por trancar seus sinais na transmissão online, impedindo a redistribuição na nossa lista. Já quem entende inglês e/ou espanhol se beneficia bastante porque há uma enorme oferta de web canais nesses dois idiomas.

Seguem algumas siglas importantes para quem tá chegando agora:

EPG
Electronic Programming Guide | Guia de Programação Eletrônica. Essa sigla não é exclusiva da TV pela internet, sendo também usada na TV terrestre, na TV por satélite, na TV a cabo, etc. Essa sigla se tornou ainda mais popular com a TV digital, já que agora os canais abertos também têm EPG, que no Brasil chamamos de grade de programação, com horários, nomes e sinopses dos programas de cada emissora.
IPTV
Transmissão de sinais televisivos através de redes IP. É sinônimo de TV pela internet, desde que você não confunda internet com web, já que a web é apenas uma das formas de acessar conteúdo transmitido online.
.m3u
Formato em que geralmente estão as listas grátis de IPTV, sendo compatível com todos os players IPTV.
.m3u8
Formato em que geralmente estão os canais IPTV, mas algumas listas também são salvas com essa extensão.
.ts
Outro formato possível para canais IPTV.
.xml
Formato usado para grade de programação (EPG). Alguns players permitem usar vários arquivos de EPG para uma mesma lista, deixando a grade bem completinha. Muitas vezes, dizemos EPG para falar do arquivo .xml que tem o código EPG.

As fontes IPTV

No tutorial sobre edição de lista m3u, contei que o Git.Hub é uma boa fonte de canais do mundo inteiro, mas aqui serei mais específica, linkando os principais repositórios que eu uso.

🥸 Matt Huisman

Esse programador da Nova Zelândia conseguiu criar um código que atualiza diariamente várias listas importantes, como Plex, Pluto TV e Samsung, as mais famosas quando se trata de web canal grátis. E se não bastasse, ele também tem EPGs atualizados de todas as listas.

E por causa do fuso horário, entrar no site do Matt é viajar ao futuro. Enquanto aqui no Brasil ainda é dia 15 de setembro, as listas do Matt foram atualizadas dia 16 de setembro:

Listas atualizadas amanhã

Sem dúvida, a fonte de canais que mais acesso, já que o Pluto TV é o carro-chefe da TV Meu Tédio desde a criação da lista.

☕ Coleção iptv-org

Tem tanta coisa nessa coletânea que é possível se perder nela, mas sabendo inglês uma hora você se localiza de novo. Uma das facilidades desse repositório é que você já encontra os canais organizados por:

É o melhor repositório para quem quer encontrar canais de idiomas diferentes, dialetos diferentes, países diferentes.

🔢 Canais numerados

Alguns servidores de canais web geram links numerados, de forma que podemos descobrir novos canais chutando os números. Quando estou com tempo e disposição, sigo a sequência numerada e vou anotando para me lembrar onde parei.

Não sou a única editora de lista IPTV que percebeu esse formato de numeração, mas sou uma das poucas pessoas do mundo que têm paciência para testar os canais manualmente, já que não criei nenhum código para automatizar isso. E não basta ver se o canal está funcionando, é preciso descobrir o nome do canal, identificar o idioma, procurar a logo, checar o EPG… Mas acho muito divertido esse processo de descoberta, queria ter mais tempo para brincar disso.

Apelidamos os canais numerados com o nome do domínio do link. Esse é o formato de link dos “canais ottera”:

https://stream.ads.ottera.tv/playlist.m3u8?network_id=1310

Esse é o formato de link dos “canais get publica”, que são espelho dos “canais ottera” (ou vice-versa). Assim, o canal 1310 no link ottera é idêntico ao canal 1310 no link getpublica.

https://stream-us-east-1.getpublica.com/playlist.m3u8?network_id=1310

Seguindo outra numeração e com uma quantidade menor de emissoras, temos também os canais “frequency stream”:

https://linear-274.frequency.stream/274/hls/master/playlist.m3u8

Observe que, nesse link, é preciso repetir o número do canal.

▶️ Dailymotion, Twitch e YouTube

Sites como YouTube usam links randômicos que mudam a todo momento e, a princípio, impedem a redistribuição em uma lista IPTV. Mas alguns scripts conseguem “seguir” essas transmissões, sempre pegando a url mais atual. E como atalho, esses scripts geralmente têm um formato de link que funciona em qualquer player IPTV.

Atualmente, um script que tem funcionado bem é o fullspeed. Segue um exemplo com transmissão do YouTube:

http://free.fullspeed.tv/iptv-query?streaming-ip=https://www.youtube.com/c/LaNacionMas/live

O formato é o mesmo para Dailymotion:

http://free.fullspeed.tv/iptv-query?streaming-ip=https://www.dailymotion.com/video/x8abdvf

E Twitch:

http://free.fullspeed.tv/iptv-query?streaming-ip=https://www.twitch.tv/7nntv

Para os canais Twitch, outro script disponível é esse hospedado no Heroku:

https://monchyxd.herokuapp.com/iptv-query?streaming-ip=https://www.twitch.tv/7nntv/playlist.m3u8

Como a requisição passa pelo servidor do script, que vai encontrar o link atual de transmissão e redirecionar, esses canais têm maior tendência a falhar quando a conexão é lenta ou limitada por algum tipo de antivírus ou firewall.

Também existem canais que conseguem bloquear esse tipo de redirecionamento no código original de transmissão, impedindo o funcionamento desses links. É o caso da Band (que usa Dailymotion) e do TNT Sports (que usa Twitch).

🔎 Busca de canais

Uma porcentagem menor de canais, eu adicionei à lista após pegar seus respectivos links nos sites oficiais. Por meio do navegador, acesso Ctrl Shift C e em seguida a aba Rede, atalho que funciona em navegadores webkit como Chrome, Opera e Edge. Os termos .m3u8 e .ts servem para filtrar a busca, mostrando apenas links de transmissão.

Para esse método funcionar, é preciso saber diferenciar links permanentes de links randômicos (que mudam depois de algum tempo). Mas é a prática que ajuda a diferenciar, então a melhor forma de aprender a diferença é tentando e testando.

Também já encontrei alguns canais por meio de busca por palavra-chave no GitHub. Como nem todos os repositórios são atualizados com frequência, às vezes é preciso testar vários links antigos até encontrar o atual.

♾️ Não acaba aqui

Como você já deve ter percebido, o assunto não se esgotou porque as novidades estão sempre surgindo. E como grande parte desse trabalho é feito por voluntários, é normal que alguns repositórios/scripts deixem de ser atualizados e outros surjam no caminho.

Acredito que, para quem tem a ideia de criar a própria lista IPTV, as informações nesse texto são um bom começo. Espero que seja útil!

Até mais!

Pix meutedio arroba mail ponto com

4 comentários:

  1. Respostas
    1. As atualizações são automáticas, basta configurar seu player para atualizar a lista sempre. Já faz algumas semanas que não atualizo, mas em novembro a programação volta ao normal.

      Excluir
  2. Olá ! Muito bom a sua lista ! Pena que não tem os canais abertos, como Globo, Band, Record, SBT e etc....Tem várias pessoas que conseguem os links. Gostaria de saber como fazem para tal !

    ResponderExcluir

Todos os comentários são moderados pela autora do blog.