sábado, 24 de junho de 2006

Gafes contra os goianos

Se tem uma coisa que me irrita "profundamente" é quando meus colegas jornalistas confundem os nomes que se referem à Goiás, Goiânia e às cidades do interior. Fico mesmo irada.

Pra começar a lição, quem nasce ou mora no estado de Goiás é goiano e ponto final. Quem nasce ou mora em Goiânia, capital do estado de Goiás, é goianiense. O que os jornalistas mais fazem é confundir goiano com goianiense, então saem por aí chamando todo mundo que nasce em Goiás de goianiense. Porém, o fim da picada é quando eles confundem Goiás com Goiânia e dizem que "Anápolis é uma das maiores cidades de Goiânia" ou que "Zezé di Camargo e Luciano formam a dupla sertaneja nascida em Goiânia mais famosa do Brasil". Uma tragédia!

E quando Aparecida de Goiânia tem notícia de relevância nacional é mico na certa! Esta é o segundo maior município do estado de Goiás, é cornubada à capital e portanto pertence à Grande Goiânia. Assim sendo, colegas, nunca mais digam que Aparecida de Goiânia é um bairro ou uma região do município de Goiânia. Aparecida de Goiânia está para Goiânia assim como Contagem está para BH e como Guarulhos está para São Paulo. Mas os micos não param aí! Estão sempre chamando Aparecida de Goiânia de Aparecida de Goiás. Eu concordo que esse deveria ser o nome da cidade, mas não é, por isso não inventemos moda.

E a Cidade de Goiás, também chamada Goiás Velho ou Vila Boa? Bem, quem nasce ou mora lá é goiano, mas para não misturar tudo o adjetivo mais usado é vilaboense. Já para os torcedores do Goiás Esporte Clube o adjetivo correto é esmeraldino. Alguma dúvida?

Leia também:

Pix meutedio arroba mail ponto com

4 comentários:

  1. O pior é que Sesi e Rede Globo são cúmplices no babado. Fala sério!

    ResponderExcluir
  2. O que eu vejo sempre o pessoal fazendo é chamando goianiense de goiano. O que não é errado, é claro, afinal, todo goianiense é goiano. O erro é falar de coisas específicas do goianiense como se todo mundo no estado fosse igual. Inclusive eu já fiz isso sem querer - por costume, já falo em goiano, no piloto automático.

    Mas tem o outro lado, os goianos (e goianienses, e esmeraldinos, hehe) também não são inocentes em termos de gafes. ;-)

    Uma coisa que eu odeio é quando eu digo que vim de Curitiba e o povo começa a falar "bah, tchê! Gaúcho!". Curitibano não fala bah, não fala tchê e NÃO é gaúcho! hehe!

    E eu que gostava de piada de gaúcho - existe uma ferrenha rivalidade nos estados abaixo de são paulo - e agora sofro, pois sempre que contam uma piada de gaúcho, riem olhando pra mim! :-p

    ResponderExcluir
  3. Christian, dá um mapa para cada uma dessas pessoas. Gente assim matava aula de Geografia na escola. Se fosse eu esfregava o mapa do Brasil na cara dessa gentalha preguiçosa. Para mim "preguiça de estudar" é a pior das preguiças!

    ResponderExcluir
  4. Concordo plenamente com vc....mas eu que nasci em mato grosso do sul, tbém acho o fim uma pessoa falar: ah! vc nasceu no mato grosso....é F. , pois há muitos anos os Estados foram divididos. E o pior são os paulistas que enche o papo para falar tipo: Aqui no sul as pessoas são assim ou assada....que eu saiba sul é: parana, santa catarina e rio grande do sul....então paulistas frustados que gostariam de fazer parte dos melhores estados para se viver vão estudar Geografia...pq vcs moram no SUDESTEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE.

    ResponderExcluir

Todos os comentários são moderados pela autora do blog.