quarta-feira, 14 de março de 2007

Sobre as redes sociais da web

Já faz alguns dias que a leitora Ana Lúcia solicitou um post sobre comunidades de relacionamento. Não tive tempo de elaborar o post antes por excesso de trabalho e ao invés de um post vou criar uma série de posts sobre as redes sociais da web.

As redes sociais na web não são um tipo de site, mas vários. Praticamente todos os sites que exigem ou oferecem cadastro (a famosa dupla "nome de usuário e senha") se tornam redes sociais quando disponibilizam aos cadastrados a interatividade com outros por meio da própria web (sem a necessidade de instalação de programas adicionais).

A popularização do orkut no Brasil trouxe um novo conceito: redes de comunidades. As comunidades ou grupos (como alguns sites preferem chamar) reunem em um só site vários recursos de interatividade entre os membros - fórum, álbum de fotos, perfil de usuário, livro de visitas (recados, scraps), rede de amigos, troca de mensagens, etc. Hoje existem centenas de redes de comunidades na web melhores que o orkut, mas o site de nome engraçado é uma praga que pegou e vai ser difícil se livrar dela.

Como não dá para manter cadastros em zilhões de sites de relacionamento com fotos e perfil sempre atualizados, o melhor é experimentar e escolher os que melhor se adeqüam aos seus interesses, ou seja, o que exatamente você quer compartilhar na web: fotos, vídeos, notícias, links, diário pessoal, e-mails, arquivos… Para cada uso há os sites mais adequados e esse será o tema dessa série de posts que se inicia.

Pix meutedio arroba mail ponto com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são moderados pela autora do blog.