quinta-feira, 26 de abril de 2007

Como usar seu domínio próprio internacional no Blogger sem pagar hospedagem

Inspirada numa dúvida do Everaldo Vilela resolvi criar um tutorial para que seja aproveitado por outras pessoas que tenham a mesma dificuldade em usar seu próprio domínio no Blogger.

  1. Registre seu domínio

    Mas não pode ser em qualquer birosca. Registre em um site que te dê acesso a todo o painel de controle do domínio para você criar subdomínios, redirecionamentos de e-mail e etc. sem pagar a mais por isso.

    Eu registrei o meu no E-domínios, não sei se é o melhor que existe mas tem tudo o que eu falei no parágrafo anterior e funciona direitinho. Pena que esse site não registre domínios .br. Se quiser assim vai ter "bater perna" no Google para encontrar um realmente bom porque todos que eu usei no meu trabalho até hoje são péssimos!!!

    É importante lembrar que o domínio só é seu mesmo depois que você paga, mas tudo é muito rápido. O meu, por exemplo, eu registrei de manhã, paguei na hora do almoço e pela tarde meu blog já era www.helenfernanda.com.

    Além de não pedirem CNPJ, os domínios internacionais .com, .org, .net… tem a vantagem de você poder registrar por vários anos pagando uma vez só, além de prático é ecologicamente e socialmente correto porque gera menos boletos, menos fila, menos risco de ser assaltado no banco, etc. Já registrou, pagou e recebeu o e-mail de confirmação?

    Se você já tem um domínio registrado é importante que nenhuma outra hospedagem esteja utilizando o mesmo subdomínio. Se já utilizou esse domínio com outro site apague tudo antes de continuar. Certo?

  2. Acesse o painel de controle de seu domínio e mantenha a aba/janela aberta.
  3. Acesse o painel de controle do Blogger e mantenha a aba/janela aberta.
  4. Volte ao painel/gerenciador de seu domínio.

    Se você estiver no E-domínios vai aparecer algo parecido com isso (só não vai estar todo preenchido ainda), mas imagino que em outros gerenciadores não seja extraordinariamente diferente:

    Gerenciar Domínio

    Na coluna Hostname coloque www ou outro subdomínio que achar melhor (acho difícil você encontrar um melhor do que www e não recomendo que coloque outro, mas a verdade é que você pode escolher qualquercoisa.seudominio.com). Na coluna Endereço coloque ghs.google.com (esse é o segredo). Na coluna Tipo de Registro escolha CNAME (Alias). Clique no botão Alterar, Salvar ou outro que tenha como resultado efetivar as mudanças feitas. Não feche a aba/janela ainda porque você pode precisar corrigir algo caso não funcione.

  5. Volte ao painel de controle do Blogger

    Acesse as configurações do blog que deseja redirecionar para seu novo domínio. Selecione a aba Definições e nela o link Publicação.

    Abas do Blogger

    Na página Publicação há opções de alternar para: domínio personalizado (para quem tem domínio e quer continuar utilizando a hospedagem gratuita do Blogger, como nós), FTP (para quem quer hospedar em outro lugar, seja hospedagem gratuita ou paga) e SFTP (para quem quer fazer hospedagem segura em outra lugar, geralmente paga). Escolha domínio personalizado.

    Seu domínio

    Escreva o endereço do seu domínio no respectivo local e na opção Enviar pings escolha Sim para que os sites de busca sejam "avisados" que o endereço de seu blog foi atualizado. Lembrando que aqui "seu domínio" inclui o www ou qualquercoisa que você tenha escolhido para vir antes do primeiro ponto. Tudo certo? Clique em Salvar Configurações. Se você tiver configurado e salvado tudo certinho lá no gerenciador do seu domínio vai aparecer a mensagem As definições foram salvas com sucesso.

    Definições salvas com sucesso

    Se aparecer alguma mensagem de erro você vai ter que voltar no painel do domínio para verificar o que você fez errado. Verifique também se o subdomínio que você colocou no domínio é o mesmo que colocou no Blogger. Não funciona, por exemplo, colocar www no painel do seu domínio e home.seudominio.com no painel do Blogger. Também não funciona se você colocar no Blogger só seudominio.com, tem que ter o subdominio que você configurou. Também não me envergonhe colocando .com em um e .com.br no outro. Esses são só os erros mais comuns, se não for nada disso pense um pouquinho para identificar o erro.

    Depois de salvar as alterações com sucesso clique em Visualizar Blog para ver seu blog no novo endereço. Se não funcionar imediatamente não se desespere, o redirecionamento pode demorar um pouco da primeira vez se seu site já tiver muitos posts. Tenha fé! Respire fundo, conte até 10 e clique F5. Funcionou?

  6. Se e somente se funcionar, volte ao gerenciador do domínio

    Nas linhas em branco configure redirecionamentos para seu blog. Para que seudominio.com redirecione para www.seudominio.com escreva @ na coluna Hostname, o novo endereço completo do seu blog na coluna Endereço (www.seudominio.com) e escolha Redirecionamento de URL ou Redirecionamento com Frame na coluna Tipo de Registro. Salve e teste. Para redirecionar outros subdomínios para seu endereço principal bastar escrever o subdomínio desejado no campo Hostname. Exemplos: blog, home, inicio, inicial, site, portal, etc.

  7. Configure redirecionamentos de e-mail

    Aproveite que está com o gerenciador do domínio aberto e configure também redirecionamentos de e-mail: contato@seudominio.com, eu@seudominio.com, qualquercoisa@seudominio.com.

Leia também: Como usar domínio próprio no Tumblr.

Pix meutedio arroba mail ponto com

9 comentários:

  1. Olá Helen
    gostaria da sua opinição...
    eu tenho um blog no blogspot
    e comprei o dominio (na TeHospedo - que parece não ser uma birosca), só que não tem essa painel CNAME, para colocar as configurações de redirecionamento do blog.
    Qual o meio q vc vê, para eu poder solucionar isso?
    eu não quero pagar hospedagem mensalmente, só o dominio. é possível isso, ou eu não tenho opção?
    será se tem como mudar o meu dominio para um outro lugar que me permita configurar isso ?

    obrigado at+
    http://lennonramos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Lennon, perdão pela minha sinceridade, mas se a empresa que você contratou não tem suporte técnico para responder a essas questões, ela é uma birosca sim.

    ResponderExcluir
  3. bom, eu comprei um dominio no uolhost... me explica como eu faço isso é que eu não entendi mt pq vc explicou com o site q vc hospedou ;s ;s

    ResponderExcluir
  4. Olá, gostaria de saber se esse mesmo procedimento é possível na plataforma Wordpress? caso seja, conto com a sua ajuda para realizar tal tarefa, se possível, poste uma matéria sobre o assunto, ou apenas me responda por comentário mesmo.
    Desde já agradeço, Sucesso?

    ResponderExcluir
  5. geeksmaniacs, é possível, mas nunca fiz. Acho o Wordpress.com tão ruim que sinto ser um desperdício pagar domínio próprio para usar com ele, mas se você buscar "domínio próprio wordpress.com" no Google provavelmente vai encontrar tutoriais a respeito.

    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  6. Olá Helen,boa tarde...
    Primeiramente: Muito interessante seu blog,parabéns!

    Então,registrei meu domínio na e-domínios e gostaria de saber se o processo de instalação do meu domínio lá no blogger ainda é o mesmo (citado neste post,tudo igualzinho,inclusive endereços alí citados),pois este post é de 2007,se puder me ajudar agradeço bastante.

    ResponderExcluir