domingo, 2 de dezembro de 2007

⚭ Forme-se antes, forme família depois

02/01/2019 | Escrevi o texto com 22 anos de idade, quando eu ainda era católica. Hoje, eu usaria expressões mais carinhosas, mas minha opinião continua a mesma.

Muito me entristece saber que tantas mulheres da minha geração ainda se entregam ao casamento antes de terminar a faculdade, de ter uma profissão, de ter como principal fonte de renda o próprio trabalho. Tenho certeza de que não é por ingenuidade, toda nossa geração, de mulheres nascidas na década de 80, sabe muito bem que um relacionamento que começa assim em pleno 3° milênio tem tudo para dar errado. Acho que é mesmo uma mistura de ignorância com complexo de Cinderela.

Pix meutedio arroba mail ponto com

Meus cosméticos de cada dia

Sou compulsiva por cosméticos. Revendo três marcas diferentes, mas uso também marcas de supermercado. Como nunca fui da classe média, nunca usei O Boticário ou qualquer outra marca que só seja vendida em loja própria.

Não gosto de maquiagem, mesmo porque, apesar de tantas propagandas falsas, ainda não inventaram maquiagem para quem tem acne. Só uso mesmo no olho e na boca, porque nessas áreas não tenho acne.

Outra coisa que aumenta a acne, mas eu preciso usar, é o filtro solar facial. Existem várias marcas que juram que sua fórmula não tem óleo, que só tem gel, que não obstrui os poros, ti, ti, ti, blá, blá, blá… Mas de todas que experimentei, todas me deixam com a cara preta, não por causa do sol, mas por causa dos cravos. O pior é que os cravos pretos são aqueles que ficam "enterrados" na pele e quando saem deixam buracos, diferente dos cravos brancos, que saem com um bom sabonete de enxofre. Se você souber de algum filtro solar que não cause acne, me conte!

Batons - Meus batons favoritos são os das marcas de revistas, porque são bonitos e baratos. Como sou revendedora, prefiro comprar amostras, já que não consigo usar um batom inteiro antes dele vencer.

Olhos - Maquiagem de olho eu prefiro da Natura porque rende muitas aplicações, mas gosto das máscaras da Avon.

Cabelos - No cabelo eu prefiro as marcas de supermercado, porque são baratas e eficientes, apesar de ter gostado muito do resultado de Avon Naturals para cabelos cacheados. Usei xampu e creme para pentear da Natura, mas só gostei do cheiro. O único creme sem enxagüe que deixa meu cabelo com os cachos definidos é Seda. Xampu e condicionador eu mudo bastante e misturo marcas, mas algumas delas eu não pretendo voltar a usar. Garnier Frutis, Pantene, Aquamarine e Monange deixam meu cabelo ainda mais seco, opaco e sem cachos. Creme de hidratação (ou máscara) eu uso de qualquer pote de 1Kg de marca barata e vou variando para manter o efeito.

Sabonetes - Sabonete no rosto e nas costas eu tenho que usar com enxofre e ácido salicílico, fedido até! No resto do corpo não tenho exigência, mas se for da linha Natura Todo Dia o perfume do sabonete vai ficar na pele por muito mais tempo. Para lavar as mãos no banheiro, o mais higiênico é sabonete líquido. Compro as versões Erva Doce, Pêssego e Neutro em embalagens de 24L e uso para repor a saboneteira da Avon que tenho em casa, é muito mais econômico e ecologicamente correto. Geralmente embalagens grandes assim você encontra em drogarias. A saboneteira pequena pode ser de outra marca de sabonete e/ou do R$ 1,99.

Acne - Para o rosto e outras partes do corpo com acne, além de sabonete com enxofre e ácido salicílico, uso um gel noturno que só deve ser vendido sob prescrição médica. Nas partes expostas ao sol, filtro solar. Ruim com ele, pior sem ele.

Hidratantes - Cremes hidratantes bons são os de supermercado. Os da Natura e da Avon ganham nos perfumes, mas a hidratação não dura muito tempo. Gosto da consistência e das fragâncias de Monange, Paixão, Corpo a Corpo, Leite de Aveia e outras, mas por causa do preço eu estou usando Hidramais que rende, hidrata e tem uma fragância suave que não disputa com os cheiros do xampu, do desodorante, da colônia… Eu só encontro Hidramais nas Lojas Americanas, não sei se outras lojas vendem.

Pés - Nos pés eu uso um hidratante mais concentrado do que o do corpo, geralmente de uma das linhas para os pés da Abelha Rainha. Antes de usar calçado fechado eu passo desodorante spray da Avon ou da Abelha Rainha.

Desodorantes - Desodorante barato e bom é roll-on da Avon. Já experimentei todas as linhas da marca e só não gostei da Duration que, apesar do nome, é a que dura menos, tanto na pele como na embalagem. Também gosto de roll-on de supermercado: Rexona, Nivea, Dove, Moderato, mas só compro em último caso porque é caro. Desodorante spray e aerosol não fazem efeito em mim, nem mesmo das marcas caras. Desodorantes em creme eu nunca usei porque dá mais trabalho para aplicar.

Colônias - Para dormir e ficar em casa gosto das colônias refrescantes da Avon e da Abelha Rainha, principalmente das fragância de bebê, Jasmim e Lavanda. Para sair (trabalho, Igreja, escola, feira…) gosto de Águas de Natura, minhas favoritas são Banho de Lavanda, Cedro e Jasmim, Flor de Laranjeira e Campo de Violetas. Não gosto de usar diariamente colônias mais concentradas, mas quando tenho vontade uso Avon ou Natura.

Unhas - Não sou vaidosa com as unhas. Só uso base e escolho qualquer uma que custe R$ 1,00 ou menos.

Se você escrever um post sobre os seus cosméticos de cada dia, deixe comentário para eu linkar você caso você tenha me linkado. Não se esqueça de me indicar um filtro solar que não cause acne!

Pix meutedio arroba mail ponto com