Páginas

sexta-feira, 11 de julho de 2008

Entregue em uma agência dos Correios

Alguns meses atrás eu contei aqui e no twitter que perdi minha Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS). Fico pensando que, se ela caiu nas mãos de uma pessoa desonesta, já podem ter usado as minhas experiências profissionais para conseguir emprego e até podem estar utilizando indevidamente o meu registro de jornalista.

O que muita gente boa desconhece é que a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, os Correios, é o único órgão que tem um registro nacional de Achados e Perdidos que armazena documentos por até 60 dias e depois devolve para o órgão emissor. Para você ficar mais esperto com sua documentação, os Correios cobram a taxa de R$ 3,20 por documento recuperado.

Assim sendo, vamos colaborar mutuamente e evitar entregar documentos perdidos para qualquer um.

  • Se você achou documento em um boteco e não tem muita certeza de qual bebum deixou cair, não arrisque tentar descobrir quem o dono. Guarde e no dia seguinte entregue em uma agência dos Correios.
  • Se você viu alguém deixar cair um documento na rua, mas a pessoa correu tanto para pegar o ônibus que você não conseguiu alcançar, não se culpe, entregue em uma agência dos Correios.
  • Se alguém esqueceu um documento em sua empresa, mas já faz uma semana e essa pessoa não veio buscar, não crie falsas esperanças, entregue em uma agência dos Correios.
  • Se você encontrou uma carteira recheada e ficou com o dinheiro, não jogue os documentos no lixo, entregue em uma agência dos Correios.

Isso não é propaganda, é utilidade pública. Quem já perdeu documento sabe do que estou falando. Perder CTPS então… você perde o principal comprovante dos seus empregos anteriores. É por isso que mesmo depois que eu fiz minha segunda via não fico um dia sem consultar os Achados e Perdidos dos Correios e a página de CTPS recuperadas do Ministério do Trabalho (aviso aos navegantes que este último link só funciona na bomba do Internet Explorer).

Eu trabalhei no call center dos Correios e um dos serviços que o 0800-570-0100 oferece é a consulta de documentos perdidos por telefone e é indescritível o alívio de quem não vai mais precisar tirar segunda via ou que estava com medo de roubarem sua identidade para estelionato e outros crimes. Se você perdeu algum documento nos últimos dias, não deixe de conferir nos Correios antes de tirar a segunda via.

Recapitulando:

Por falar nisso, você viu a CTPS de uma tal Helen Fernanda por aí?



Pix meutedio arroba mail ponto com

2 comentários:

  1. Muito bom o texto, bom saber disso. Mas deve ser muito ruim perder a CTPS! Eu já tive problema só por causa de uma assinatura faltando nela num emprego de mais de uma década atrás, e foi uma trabalheira sem fim pra corrigir isso. :-O

    ResponderExcluir
  2. Christian, meu maior problema é que estou com um processo trabalhista em andamento em Brasília e meu único documento comprovando que realmente trabalhei na empresa era a CTPS. Acho que eu me lasquei de vez!

    ResponderExcluir

Todos os comentários são moderados pela autora do blog.