sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Não jogue as saboneteiras no lixo

Assim como eu, muitas donas-de-casa preferem manter uma saboneteira com válvula na pia do banheiro para utilizar sabonete líquido na higiene das mãos e dos rostos. Além de mais higiênico e elegante, é mais prático e mais econômico porque evita o desperdício do sabonete em barra que, quando fica na pia do banheiro, vai se dissolvendo sozinho com a umidade da pia mesmo quando não tem ninguém usando.

O problema é que, apesar de sair mais barato, pode ser menos ecológico se a cada vez que tiver que repor o sabonete, tiver que comprar uma nova saboneteira com válvula, seja de vidro, de metal ou de plástico, assim sendo sugiro outras alternativas para que você continue utilizando sabonete líquido sem gerar tanto lixo.

Prefira marcas que vendem refil

Marcas como Natura, Avon e Abelha Rainha vendem sabonete líquido em refil. São embalagens econômicas que consomem menos matéria prima e energia e assim agridem menos o meio ambiente.

Também há a opção de comprar em embalagens maiores de 1 litro, 2 litros… 5 litros. Além de mais ecológicas, são mais baratas porque você compra com um preço bem mais acessível. Semana passada comprei 2 litros de sabonete líquido da Tricofácil pelo preço de uma saboneteira com 300 mL de alguma marca de supermercado. Geralmente você encontra essas embalagens maiores em lojas especializadas em cosméticos, de preferência as que também vendam no atacado.

Detergente no lugar de sabonete

Outra alternativa ainda mais barata e muito utilizada em banheiros públicos de pequenas empresas e Igrejas é colocar detergente de lava-louças na saboneteira ao invés de sabonete líquido. Por motivos óbvios não é grave lavar as mãos com lava louças de vez em quando, mas deve ser evitado uma vez que, se utilizado várias vezes ao dia, esse produto pode promover o ressecamento das mãos, além de não ser adequado para lavar o rosto.

Em Goiânia…

Em várias lojas utilidades para o lar (também conhecidas como R$ 1,99) da região da Praça do Bandeirante (Setor Central) encontrei uma marca de sabonete líquido gostosa e barata que se chama Rubi. Eles vendem em embalagens de 500 mL nas fragâncias Chocolate, Lavanda, Morango e Erva Doce. Para mim o diferencial deles é a fragância de Chocolate porque não encontrei ela em marcas que vendem sabonete líquido em embalagens maiores.

Imagens de divulgação dos sites das respectivas marcas.

Pix meutedio arroba mail ponto com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são moderados pela autora do blog.