quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Social Bookmarks, salve seus favoritos na web com Delicious e outros

Os Social Bookmarks são websites que servem para guardar links de outros sites favoritos. Quem acessa a web geralmente o faz de vários computadores, um em casa, outro no trabalho, na casa do primo, na lan-house; no laptop, no desktop, no plamtop, no celular…, daí a comodidade de ter cadastro em um desses sites: além de poder acessar e atualizar seus sites favoritos de qualquer lugar com web, você fica livre do pesadelo de perder todos os seus links porque o computador "deu pau" ou algo do tipo.

Os sites que existem com essa função têm vários recursos adicionais para facilitar seu trabalho, como fazer upload dos favoritos que estão no navegador, fazer download de favoritos para o navegador, classificar os favoritos com tags, definir quais favoritos são públicos e quais são privados, buscar favoritos de outras pessoas, buscar pessoas que têm favoritos em comum, criar um script para disponibilizar seus favoritos em um blog/site. Enfim, são muitas possibilidades que agradam os usuários mais avançados, mas que não impedem os usuários iniciantes de entenderem e se beneficiarem dos objetivo principal: guardar links na web.

Delicious

Del.icio.us
Praticamente uma rede social de links.

O mais popular bookmarklet da web, Del.icio.us, não o é só porque seu nome simpático corresponde exatamente à sua URL. Sua interface é simples e intuitiva, o que facilita sua utilização até por internautas que não sabem ler em inglês, já que o site ainda não está disponível em nosso idioma. Outra vantagem de ter uma conta gratuita no Del.icio.us é que os visitantes ganham seu próprio endereço para acessar seus favoritos mesmo quando não está logado. Os meus favoritos estão na URL del.icio.us/helenfernanda. Para criar o seu, cadastre-se. Atenção: o seu nome de usuário (login) será o seu endereço, capriche na escolha.

Não deixe de adicionar os bookmarks do Delicious aos seus navegadores e assim ter um uso ainda mais otimizado desse recurso:

Conheça também

Existem muitos sites similares ao Del.icio.us, alguns até com recursos diferentes e mais avançados. Eu não os utilizo com freqüencia, mas vou colocar os links:

Blinklist - www.blinklist.com/helenfernanda
No dia em que eu experimentei esse site estava cheio de erros bobos que impediam a navegação, mas acho que consegui salvar alguma coisa.
Blogmarks - blogmarks.net/user/helenfernanda
Muito eficiente como guardador de links, mas não tem a sociabilidade do del.icio.us.
Furl - www.furl.net/member/helenfernanda
Não gostei da aparência dele, mas funciona bem.
Google Bookmarks
Bem humilde em recursos, mas em português.
Magnólia - ma.gnolia.com/people/helenfernanda/bookmarks
Muito mais colorido e enfeitado que o Del.icio.us. Tem um recurso interessante: faz um print screen do site que você adiciona e cria uma miniatura facilitando na hora de encontrar o site desejado.
Pagestacker - www.pagestacker.com/br/user/helenfernanda
Em português. Não dá para acessar seus próprios favoritos sem logar. =(
Update 08/12/2008 - Agora dá para acessar seus próprios favoritos sem logar por meio de um perfil público. Fica até simpática a página e vai ficar ainda melhor quando eles pararem de usar fonte Arial. O meu perfil público é www.pagestacker.com/br/person/helenfernanda.

Se você tem blog ou site, sugiro que cadastre-se em todos os sites de bookmarks e em cada um deles adicione seus sites. Não, não estou brincando. Sim, isto funciona.

Pix meutedio arroba mail ponto com

2 comentários:

  1. Já tentei usar vários desses serviços, para testar, mas nenhum me pareceu mais adequado do que o del.icio.us
    Além do que, foi o primeiro que apareceu estourado por aí, então foi o primeiro que eu usei. Logo, meus bookmarks sempre ficaram por lá!
    Sem falar em todo o sistema de busca por tags que tem lá, dos demais usuários. Já achei muita coisa interessante usando-o.

    Mas, muito bom o apanhado geral que você fez!

    ResponderExcluir
  2. Olá me chamo Hugo Baraúna e sou um dos fundadores do Pagestacker.

    Agora você já pode ver seus bookmarks sem logar. Assim como pode ver também os dos seus amigos. Da uma olhada lá e ativa também teu perfil público do Pagestacker.

    http://www.pagestacker.com/br/person/hugobarauna

    Até mais! =)

    ResponderExcluir

Todos os comentários são moderados pela autora do blog.