quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Oportunidades na web

Nível: iniciante
Jornal
Networking é a união dos termos em inglês Net (Rede) e Working (Trabalhando). O termo, em sua forma resumida, significa que quanto maior for a rede de contatos de uma pessoa, maior será a possibilidade dessa pessoa conseguir uma boa colocação profissional.
Fonte: Wikipédia.

Se para a maioria dos jovens a Internet ainda é sinônimo de diversão e alienação, para você, que está de olho em oportunidades de trabalho, prêmios e estudos, é um excelente espaço para praticar networking e utilizar a web a favor de seu sucesso, deixando de lado a alienação, mantendo a diversão e promovendo sua carreira.

Microblogs

Em maio eu escrevi sobre oportunidades de trabalho no Twitter. Se você utiliza regularmente o Twitter, recomendo que leia o post.

Se não utiliza e nem tem tempo para ficar acompanhando as atualizações, recomendo que utilize o Twitter com algum leitor de feeds. Eu sempre recomendo o Google Reader. Para receber as atualizações basta clicar em adicionar inscrição, digitar/colar o endereço do Twitter de oportunidades que quer acompanhar (a lista dos Twitters está neste post) e em seguida clicar no botão Adicionar.

Motivação

Não basta saber quais são as oportunidades. É preciso motivação para poder aproveitá-las. Eis alguns blogs que leio e recomendo:

  • Efetividade - Sobre produtividade pessoal, efetividade, lifehacking, GTD e truques espertos para o seu dia-a-dia.
  • Insistimento - Descubra os seus talentos e ganhe dinheiro utilizando-os para ser a diferença no mundo.
  • Mais Tempo - Administre seu tempo: qualidade de vida, produtividade pessoal, colaboração, trabalho em equipe, gestão de projetos, etc.

E, se você também bloga como eu blogo…

Fique Rico - blog de um "português batuta*" que ensina e motiva blogueiros lusófonos de todo o mundo. Não duvido que seja o blog português mais lido no Brasil. * Batuta está para os goianos assim como arretado está para os baianos, sacou?

Todos esses blogs podem ser lidos via feed, uma excelente forma de ler seus blogs e sites de notícias favoritos sem se dispersar muito.

Redes sociais

Conhecer pessoas todo mundo faz, conhecer as pessoas certas é que faz a diferença.

Não são poucas as redes sociais voltadas para a vida profissional e acadêmica. Vou citar algumas que conheço:

Linkedin - www.linkedin.com.
Não está disponível em português, mas já é muito popular entre os brasileiros porque é muito funcional. Mesmo em inglês, seu currículo fica tão organizadinho nele que muitas empresas, ao invés de nos aborrecer exigindo aqueles cadastros enormes e repetitivos, já pedem para a gente mandar o link do nosso currículo no Linkedin. O meu é www.linkedin.com/in/helenfernanda. O site fica ainda mais interessante quando outros colegas de trabalho se cadastram, porque aí um pode servir de referência para os outros indicando seu trabalho por meio de um recurso do site. Para quem prefere, o Linkedin está disponível também em espanhol. Eu sou melhor no inglês.
Indikar - indikar.ning.com
Se você já participa de alguma rede social do Ning, vai ter bastante facilidade para utilizar o Indikar. Conheci essa rede esta semana, mas já é a melhor em português que conheço. A interface do Ning ajuda muito. Minha página lá é http://indikar.ning.com/profile/helenfernanda.
Freela - www.freela.com.br
Outra excelente rede profissional em português. Só que esta, como o próprio nome já diz, são para pessoas como eu: freelancers. Indico principalmente para fotógrafos, webdesigners, webmasters, designers (de moda, gráficos, de interiores…), arquitetos, jornalistas e publicitários. Como meu portfólio no site não tem imagens (que é o grande diferencial do Freela), você pode ver um exemplo de portfólio com imagens aqui.
Via6 - www.via6.com
A interface é feia, complicada e cheia de erros. Por que estou citando e por que ainda estou lá? Por que foi a primeira rede social em português com intuito profissional, então tem muita gente e muito conteúdo. A minha página lá é www.via6.com/helenfernanda.
"Pessoas inteligentes falam de idéias,
pessoas comuns falam de coisas,
pessoas medíocres falam de pessoas."
Bertold Brecht
A imagem do post é deste site.
Pix meutedio arroba mail ponto com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são moderados pela autora do blog.