quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Crie e esconda seu blog de testes

Quem está começando no Blogger e quer aprender a deixar seu blog mais bonito do que os templates prontos que o o site oferece, terá que criar um ou mais blogs de testes ocultos para poder aprender à vontade e sem fazer bagunça no blog oficial.

A maioria dos iniciantes erra nisso, seja por não criarem um blog de testes, seja por deixarem seus blogs de testes expostos, confundindo as pessoas que visitam sua página de perfil. É um saco ter que clicar em vários blogs para descobrir qual é o oficial e descobrir que de cinco, quatro blogs são apenas experiências. A maioria dos leitores do HTMHelen me "obriga" a isso, então vou ensinar como se faz.

1. Escolha o endereço

A não ser que você queira realmente reservar um endereço legal para usar mais tarde, recomendo que você seja solidário e escolha para seu blog de testes um endereço que ninguém vá querer usar um dia. No meu exemplo vou usar testesdohtmhelen.blogspot.com.

Blog de testes 1

2. Escolha o template

O template Mínima é o mais simples porque não tem imagens e a folha de estilos dele é menos complexa, mais fácil de modificar. Recomendo que escolha ele para seu blog de testes.

Template Mínima

3. Configure a permissão de seu blog de testes

Vá até Configurações >> Permissões. Na opção Quem pode visualizar este blog? marque Somente autores do blog e confirme. Isso faz com que seu blog de testes fique visível somente para você quando estiver logado(a) no Blogger.

Permissão do blog

4. Oculte seu blog de testes na página de perfil

Vá até o Painel >> Editar seu perfil. Clique no link Selecione os blogs a serem exibidos, desmarque o seu blog de testes e clique em Salvar configurações.

Selecione blogs

Desmarque blog de testes

Pronto! Após fazer isso, na sua página de perfil vão aparecer apenas os blogs que interessam aos seus leitores.

Blogs visíveis
Pix meutedio arroba mail ponto com

14 comentários:

  1. Hellen,
    Entrei no seu blog hoje pela primeira vez e fui vendo as dicas..algumas são bem basicas mas otimas para quem esta iniciando e realmente as vezes agente nem se toca.
    Olha eu por exemplo, não sabia ate hoje que dava pra escolher os blgos a serem exibidos pode...um alivio pra mim saber disso assim todo mundo so vai ver um blog e eu fico mais tranquila, teve confusão ja por que os dois blogs tinham o mesmo nome..enfim, foi beeem melhor assim pois eu fico como se tivesse só um e o blog que criei apenas para servir como paginas ou links fica como um pagina mesmo..que bom descobrir algo bobo e simples, ai ai eu tenho que fuçar mais no blogger, tem tanta coisa que não sei, me senti burra hoje hehehehe.
    obrigada pela ooooooootima dica.

    ResponderExcluir
  2. Que coisa mais básica e mais útil! Acho que nem foi a questão de não saber dessa dica mais nunca me atentei a esse fato! kkk Obrigada por compartilhar!

    ResponderExcluir
  3. Muito útil realmente, porque se algo dá errado no blog 'oficial'dá muito mais trabalho pra consertar.

    ResponderExcluir
  4. olha eu só queria mesmo é ver como é ter o meu própio Blog, mas eu ainda tenho uma dúvida, eu só queria saber se depois dá pra desfazer o blog de teste mas com certaza deve dar não é mesmo?

    ResponderExcluir
  5. Anônimo, dá para excluir o blog de testes sim, como qualquer outro blog. :D

    ResponderExcluir
  6. eu fiz um pra mim testa os templates mais nunk pensei em fazer um blog pra testes vlw msm XD

    ResponderExcluir
  7. Vlw Helen ja havia fuçado antes no seu blog e hoje voltei pra dar mais um cheretada e achei posts muito legais, eu tenho muitos sites de testes e ñ sabia ke dava pra faze isso, até mais!

    ResponderExcluir
  8. ola helen
    a unica coisa que falta é mesmo tirar a navbar, vai ao youtube e ve como se tira.
    fora isso doute os meus parabems pelo blogue

    ResponderExcluir
  9. Paulo,

    Já faz alguns anos que sei tirar a navbar e já ensinei centenas de pessoas a fazer isso. Se uso atualmente é porque gosto do recurso. :)

    Volte sempre!

    ResponderExcluir
  10. Mas eu segui isso direitinho e meu blog de testes continua sendo permita a visitação. Como faço para escondê-lo?
    Aguardo

    ResponderExcluir
  11. Gostei do tópico muito bom mesmo, e de fácil entendimento. Obrigado pela dica.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  12. Adorei esse post e realmente nunca tinha pensado em fazer um blog de testes, porém achei super útil esse recurso!!

    Aproveitando a oportunidade, queria fazer uma pergunta:
    - É possível utilizar este recurso para refazer um Blog com seus Widgets, porém trocando o template e depois exportar para o Blog oficial??
    (pois eu queria refarzer meu blog com um novo Template, mas como tenho receio de que não rode direito, vou fazer em um de testes... mas queria saber se depois teria como exportar/substituir o oficial já publicado?)
    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, essa é uma das utilidades do blog de testes, mas sempre faça backup do modelo atual antes.

      Excluir

Todos os comentários são moderados pela autora do blog.