sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Os níveis dos tutoriais

Para facilitar a vida de todos (inclusive a minha), todos os tutoriais serão classificados em níveis.

Tenho recebido muitos e-mails desesperados de pessoas totalmente leigas e iniciantes que tentam usar tutoriais de nível avançado e, o que é pior: sem experimentar primeiro em um blog de testes. Avacalham com o próprio blog e ainda insinuam que a culpa é minha. Morro de rir, mas mesmo assim sinto compaixão por essas pessoas.

Antes de mais nada, tenha sempre um blog/site de testes. Se você usa o Blogger, aí é que não tem desculpa mesmo, já que é gratuito e ainda dá para configurar o blog como privado para ninguém ficar bisbilhotando suas experiências. Experimentou no blog de testes? Funcionou? Então vá para o blog real, mas não sem antes salvar o atual template.

Os níveis serão apenas três:

Nível: iniciante
Esses tutoriais são os mais simples. Espero que mesmo uma pessoa que ainda não conhece a maioria das tags de HTML já seja capaz de utilizar esses tutoriais sem muito sofrimento, só seguindo os passos ou as instruções do post e fazendo primeiro em um blog de testes.
Nível: intermediário
Esses tutoriais exigem noções sólidas de HTML, noções de CSS e do código do Blogger (quando for o caso). No nível intermediário pode ser que você ainda não saiba o que fazer, mas tem que saber pelo menos o que não deve ser feito. Imprescindível experimentar primeiro em um blog de testes.
Nível: avançado
Desejável domínio de HTML, noções sólidas de CSS e total familiaridade com o código do Blogger (quando for o caso). Exemplo: olhar uma determinada parte do código do seu blog e saber que aquilo se refere aos comentários e não aos posts, à barra lateral e não ao cabeçalho. Não é porque você já está no nível avançado que vai deixar de fazer primeiro em um blog de testes e fazer backup do template antes de modificar.

Não existe fórmula mágica para evoluir entre os níveis. "Blogar" dá trabalho, tem que estudar, fuçar, experimentar, estudar, fuçar, experimentar…

Imagem surrupiada do blog bzanella.blogspot.com.

Pix meutedio arroba mail ponto com

6 comentários:

  1. Yes Yes Yes!!!! Agora ficou ainda melhor. Vou link para essa matéria Dicas da Mama.
    Beijoka!

    ResponderExcluir
  2. Olá helen! acabei de me escrever aqui1 estou com um problema em meu blog: não estou conseguindo retirar os marcadores de postagem pelo layout. Gostaria de saber como faço isso pelo html?
    Obrigadão!!!!

    ResponderExcluir
  3. abri uma conta, fiz um blog, não sei nem como fazer para deixar meu blog bonito. Fuço tudo que vejo para chamar atenção, mas não consigo, ele é vazio o q faço?

    ResponderExcluir
  4. @eletric teen,

    Blogar é uma atividade como qualquer outra: primeiro a gente trabalha, depois vê os resultados.

    Você criou um blog ontem. Para você começar a pensar em querer que seu blog chame a atenção, você primeiro escreve uns 30 posts, sendo pelo menos 10 relevantes, depois é que você se preocupa em deixá-lo muito bonito, muito atrativo e blá, blá, blá.

    ResponderExcluir
  5. elennn me add aii por favor kero tirar uma duvida com VOCE ... au.guto@hotmail.com

    beijosss !!!

    ResponderExcluir
  6. Anônimo,

    Para tirar dúvida via MSN eu cobro R$ 10,00 por palavra e o modo de pagamento é pré-pago via PagSeguro.

    Caso tenha interesse deixe outro comentário.

    :P

    ResponderExcluir

Todos os comentários são moderados pela autora do blog.