quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

6 erros cometidos em nomes de blogs

Baixa Tudo
Indisponível. E agora?

Erros cometidos em nomes de blogs atrapalham o posicionamento da marca (sim, o nome de seu blog é uma marca) e passam uma imagem negativa, em maior ou menor escala, de:

  • Amadorismo.
  • Desespero.
  • Falta de criatividade.
  • Falta de inteligência.
  • Falta de compromisso com o próprio blog.
  • Falta de compromisso com o leitor.

Pode parecer preconceito, mas você deve entender que a web é feita de imagem e a imagem transmite muitas mensagens, mesmo que distorcidas. É como deduzir que uma mulher que não se depila seja relaxada, que uma pessoa com dread fume maconha. Os estereótipos muitas vezes parecem negativos, mas sem eles não sobrevivemos porque nos fazem ter reações de medo e defesa antes de cairmos em armadilhas.

Na web não é diferente, o nome do seu blog diz (ou pelo menos deveria dizer) muito sobre ele, por isso não deve ser descuidado. Esses erros são muito cometidos e, apesar de passarem uma imagem negativa, nâo impedem que o blog seja bom, mas impedem que seja melhor. Confira e veja se não pode corrigir algo no nome de seu blog para atrair ainda mais visitantes e leitores assíduos, além de posicionar melhor sua marca na web.

1. URL diferente do nome do blog

Esse erro é óbvio e passa uma imagem muito forte de amadorismo, mas é muito comum porque o blogueiro não se coloca no lugar do leitor. Quem realmente visita blogs sabe que isso é horrível e passa a imagem de falta de planejamento e compromisso com a marca.

Se o seu blog passa por esse problema de crise de identidade, tente .com, .net, .org. Não deu? Então use isso que você tem entre as orelhas para criar um nome melhor.

2. Usar de propósito mesmo nome de blog já famoso

Que desespero! Além do supracitado, um blogueiro que faz isso também está dizendo:

Sou tão incompetente que preciso usar a fama de alguém para conseguir algum visitante.

3. Não pesquisar no Google antes

Você pode ter a triste surpresa de encontrar homônimos mais famosos que vão aparecer nas buscas antes de você. Sem falar que você não vai fixar sua marca na mente dos leitores. Isso transmite a imagem de falta de compromisso com o próprio blog.

4. Nome sem relação com o conteúdo do blog

Não prometa no nome do blog nada além ou diferente do que vá oferecer nos posts. Um blog que coloca um nome “bombástico” para atrair visitantes, mas não tem o conteúdo prometido, engana e quem engana não tem credibilidade. Total falta de compromisso com o leitor.

Exceção: blogs de humor.

5. Erros de ortografia

Se você não aprendeu ortografia ainda, aproveite que está todo mundo no mesmo barco aprendendo as novas regras e não passe a imagem de pouco inteligente. Não é porque você não usa hífen e acentos na URL que tem permissão de esquecer de colocar no nome do blog. Caso não queira seguir regras, invente um substantivo próprio novo.

Exceção: blogs de humor.

6. Nomes ruins

Nomes ruins são filhos da falta de criatividade.

Ambiguidade

O leitor pode ler outras palavras no nome do seu blog. Nomes assim são bons para blogs de humor:

bonecagandaia - bonecocolorido - vocemejogoufora - evaeadao - caubybatista

Nomes difíceis

Quando a última letra de uma palavra é igual à primeira letra de outra palavra, o visitante tende a digitar errado. Para esses casos sugiro o uso de hífen.

araraazul - calcinhaamarela - panossoltos - botooto - bananaamassada

Palavras que causam dúvidas na digitação (g ou j, ç ou ss, z ou s…) devem ser evitadas, a não ser que você queira dificultar o acesso de pessoas ruins de ortografia. Seria ótimo se isso realmente acontecesse, meu blog se chamaria “Exceção da Tigela na Enxurrada", que tal?

Endereços grandes estão cada vez mais comuns. Se as palavras formarem uma frase e forem fáceis de digitar, o nome grande pode se tornar simples.


Se for mudar o endereço do seu blog depois deste post, use as dicas de redirecionamento.

Pix meutedio arroba mail ponto com

77 comentários:

  1. Uia! Bacanas as dicas!

    Mas a de "usar o que você tem entre as orelhas" é a mais sábia! hehe

    ResponderExcluir
  2. Para variar... mandou bem de novo, outra vz, novamente.
    O "bonecocolorido" tá 10, kkkkkkk....

    ResponderExcluir
  3. Eu não tinha essas informações quando escolhi o nome do meu blog,por isso bolei um slogan.
    Mediskina-Aqui agente brinca mas ensina Medicina.
    Poderia ter ficad melhor,mas fazer o que...
    Ana Carolina

    ResponderExcluir
  4. @Ana Carolina, o nome não é ruim. É diferente, mas é divertido e tem uma sonoridade legal!

    ResponderExcluir
  5. Bem o nome do meu blog é um pouco grandee não sei se isso pode ser um pouco prejudicial para oas meus leitore o que vocês acham?
    Nome do blog: www.blogger.com/thetruelifeofdrems

    ResponderExcluir
  6. Pois é! No começo eu não ia colocar o nome do meu blog de Geralidades da Vida, mas depois até que gostei. Só acho engraçado as pessoas escreverem "Generalidades" ao invés de "Geralidades". Eu não ligo muito pra isso porque o sentido da marca continua continua o mesmo. Só iria achar ruim se escrevessem Geralidades da Morte.

    Marco Damaceno

    ResponderExcluir
  7. @Marco,

    Como geralidade é uma palavra que não existe na língua portuguesa, o cérebro humano automaticamente entende generalidade, como se fosse apenas um erro de digitação. Seria como eu escrever motocleta e você automaticamente entender motocicleta.

    Obrigada por avisar, eu tinha escrito o nome do seu blog errado na página de parcerias, mas já corrigi. O_o

    Até mais!

    ResponderExcluir
  8. Muito bom o post.

    Quando li me lembrei do primeiro nome que havia dado ao meu blog: "vamoquevamo" mas quando fui ver este não tinha disponivel.

    Em vez de pensar em outro nome coloquei "Vamo que vamo 2009" vê se pode??
    Agora mudei o nome para "Galize Bandido", o nome é engraçado. Principalmente porque se trata de um blog de humor.

    O que você acha deste nome?

    ResponderExcluir
  9. @Joeci,

    Realmente, Galizé Bandido é um bom nome para blog de humor. Quando fosse fizer o mascote do blog vai ficar mais legal ainda. Parabéns pelo nome. =)

    ResponderExcluir
  10. Olá Helen,
    sou novo por aqui (em comentários) mas vou estrear neste seu artigo!
    Ultimamente, este tem sido um assunto interessante para mim, por dois motivos: primeiro que tenho lido e pesquisado muito sobre a influência do nome/marca/produto no resultado de projetos, especialmente online, uma vez que meu blog vem passando por uma crise que, acredito, já estou na ponta de descobrir os motivos. Falta de comentários!
    Recentemente cheguei à conclusão de que o nome do meu blog pode estar interferindo negativamente na motivação dos visitantes em comentar meus artigos. Claro, que estou somando a isso a minha própria falta de estímulo ao visitante, no conteúdo das postagens, em angariar um comentariozinho no rodapé, enfim...
    Penso que o nome do meu Blog é exageradamente pessoal. Penso que isso está, de alguma forma, inibindo as pessoas a comentar.

    O outro motivo deste assunto me ser muito útil, é que tenho um projeto online em fase de planejamento, que envolve menos blogs e mais streaming. E a minha necessidade é atingir o público, principalmente pelo nome, e chegarem ao meu canal. Tenho visto que isso, realmente, não é um assunto tão simples de lidar, esteja você focado ou engajado na área em que estiver. Para quem está criando um nome ou uma marca, eu recomendaria muita muita muita pesquisa, anotações de qualquer palavra interessante e, principalmente, que um bom resultado só se consegue se insistir em usar o que se tem "entre as orelhas"... Sem dúvida!

    Parabéns pelo artigo
    Abraços,

    ResponderExcluir
  11. Roberto, eu não considero falta de comentários como um sintoma de fracasso. Os melhores blogs que eu leio têm poucos comentários em cada post.

    Então depende do objetivo do autor: ter muitos comentários, a maioria enchendo linguiça; ou ter poucos comentários relevantes, que acrescentam informações ao post.

    Eu, por exemplo, escolhi a segunda opção. Porém, observo que em posts onde eu emito alguma opinião, o número de comentários é maior, porque as pessoas sentem o desejo de concordar ou discordar do que eu disse.

    Volte sempre!

    ResponderExcluir
  12. Oi, Helen!
    Pesquisando no google sobre nomes de blogs, esbarrei em você de novo...rs
    Ainda não tinha visto esse post.
    Meu blog está completando 3 meses no fim de fevereiro.
    Quando fiz a página, pensei em colocar algo que tivesse a ver comigo.
    A princípio, era só para o pessoal não deixar de ler e estudar sobre o meu projeto.
    Depois, percebi que queria falar sobre outras coisas.
    Resultado: o nome tem mais a ver comigo do que com os assuntos que abordo. Cometi o erro do item 4.
    Meu irmão me alertou sobre isso e venho pensando em mudar.
    O problema é que estou com medo de incidir no item 6 da sua lista...rs
    Sei que todos os assuntos podem ser abordados pelo ponto de vista da Educação, mas está muito difícil encontrar um nome legal.
    Gostei demais das suas dicas, como sempre.
    Vou usá-las para orientar minha mudança de nome.
    Obrigado.
    Abraço

    ResponderExcluir
  13. Helen, queria fazer uma correção no comentário acima.
    Onde diz: A princípio, era só para o pessoal não deixar de ler sobre o meu projeto eu quis dizer que era para eu não deixar de estudar mesmo com as férias se aproximando, pois realizo uma pesquisa de avaliação postural.
    Só que eu comecei a escrever que era só pro pessoal conhecido ler...aí fui arrumar e esqueci de apagar a palavra "pessoal".
    Era isso.
    Abraço

    ResponderExcluir
  14. Oi, preciso de uma dica!

    Tive uma idéia para o nome do meu futuro blog. Mas descobri que existe um blog de Portugal com o mesmo nome, mas ele foi criado recentemente e não tem nenhum post, nenhum comentário, nenhum seguidor, NADA! Só tem o título!! Acho que a pessoa criou o blog e depois se arrependeu..rs..não tem nem um "bem-vindo" lá..rs.
    Então, a minha pergunta é: posso manter o mesmo nome para o meu blog e tentar ter mais destaque do que o meu concorrente de Portugal, já que ele não está na ativa? rs..

    Obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
  15. bom, estou fazendu um blog e o nome sera as cinco formas, falara sobre cinco formas de melhorar sua algo em sua vida como estudo, trabalho etc.
    oq acha? idéia de nome melhor?

    ResponderExcluir
  16. Cinco Formas,

    Pelo que entendi, em cada post você vai dar cinco dicas para realizar alguma coisa:


    » As cinco formas de emagrecer sem sofrer
    » As cinco formas de aprender trigonometria
    » As cinco formas de pedir aumento no emprego

    Seria isso?

    Se for, achei muito legal! Você está limitando o formato (e o tamanho) dos posts, mas sem limitar o assunto, já que podem ser cinco formas de se fazer as mais diversas coisas.

    Vai exigir um pouco mais de disciplina na hora de fazer os posts, porque às vezes precisará editar as dicas para caber tudo em cinco, mas com certeza é muito interessante.

    Sucesso pra você!

    ResponderExcluir
  17. gostei bastante deste post, me ajudou demais, já que sou amadora.. hahahah!
    Entrarei sempre pra dar uma conferida..
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  18. Olá Helen sou nova neste mundo dos blogs, quero fazer um com um conteúdo diverso, com humor inteligente e críticas de filme porém me deparei com o problema mais provável de todo mundo que vai criar um blog: o nome, gostei muito das suas dicas, você poderia me auxiliar com o nome do meu? pensei em "tô bege" mas queria algo mais... interessante adoro o " pensar enlouquece, pense nisso." queria algo do tipo tem alguma idéia??

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  19. Anônimo, o valor da consultoria é R$ 100,00 por hora. Entre em contato pelo formulário para negociarmos.

    ResponderExcluir
  20. Olá, acabei de conhecer seu espaço! Muito bom!
    Eu tenho dúvida quanto usar nome pessoal no nome do blog. Tenho um blog há pouco mais de 1 ano, onde eu escrevo sobre moda e afins, mas agora quero outro mais específico, profissional, pois sou consultora e penso que se eu firmar meu nome pode ser bom.
    Mas fica a dúvida: blog com nome pessoal é interessante? Aí eu colocaria o blog q já funciona dentro dele.
    Agradeço desde já, se puder me aconselhar,
    obrigada

    ResponderExcluir
  21. Sil Rodrigues,

    Acho ótimo blog com o nome do autor quando o objetivo é profissional, como é seu caso. =)

    Na minha área, jornalismo, há muitos profissionais que construiram sua fama na web assim: tendo blogs homônimos.

    Eu comecei com um blog homônimo. Durante muitos anos meu blog se chamou Helen Fernanda. Só deixei de usar o nome porque no começo (na minha adolescência) era um blog de desabafos.

    Quando percebi que o foco do blog tinha mudado (tinha mais posts úteis do que posts desesperados), mudei também o nome porque muitas pessoas tinham vinculado o nome Helen Fernanda ao tipo de texto que eu escrevia antes.

    Até mais!

    Sucesso!

    ResponderExcluir
  22. Obrigada pela rapidez da resposta!
    Vou ver o que faço, porque não está disponível meu nome.
    Obrigada,

    ResponderExcluir
  23. Helen, eu quero criar um blog sobre curiosidades e ao mesmo tempo entreter o leitor, mas, não consigo achar um nome que mostre o que eu quero publicar no blog.

    ResponderExcluir
  24. Eu estava pensando em Universo Teen(pois eu e meus colegas somos adolescentes), mas, já está sendo usado, e agora oq eu faço ??

    ResponderExcluir
  25. Olá Helen...
    Adorei as dicas que você deu, sou nova também nessa área... estou muito em dúvida de qual nome utilizar... me deram a idéia de colocar "towblogando" ... o blog será para falar de tudo, dos meus desabafos, de coisas do cotidiano, filme, futebol, enfim de tudo um pouco... o que você acha do nome?

    ResponderExcluir
  26. E "byteqUEEUgosto"

    Não se encaixa muito né?

    ResponderExcluir
  27. Olá Helen! Achei muito interessante os pontos levantados no seu post.
    Quando criei meu blog há mais ou menos um ano pensei na escolha do nome, não com tantos detalhes quanto os que você expôs no texto, mas acho que no fim acabei acertando.

    O blog é sobre relacionamentos, namoro, sexo e comportamento; e como sou uma mulher com opiniões as vezes meio masculinas dei o nome do blog de Mulher de Marte. Acho que o bom do nome é que quando ele crescer e se firmar, o nome será realmente uma marca, não existe outro blog com esse nome e acho que nem citações tem, então ele é meio exclusividade.

    Ah! Eu adoro o nome do htmhelen, o nome indica o que o blog é e ao mesmo tempo indica que é seu, porque um htmbia não funcionaria né? Beijos!

    ResponderExcluir
  28. Skidoo,

    Eu não dou consultoria para nome de blog e quando eu faço isso eu cobro, mas sugiro que você comece com papel e caneta. Escreva várias palavras que são relacionadas aos temas do seu blog, vá fazendo combinações entre elas. Pegue o dicionário e vá consultando mais sinônimos. Tenho certeza de que você vai conseguir um nome legal.

    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  29. Bia,

    Eu também não segui exatamente todos os passos que eu coloquei aqui. Algumas pessoas têm mais facilidade para dar nomes às coisas e acabam fazendo isso intuitivamente. Outras já têm mais dificuldade, então a gente dá algumas dicas.

    O próprio HTMHelen é um nome complicado de digitar, mas o trocadilho acaba compensando a complicação.

    Mulher de Marte é um nome muito bom e eu também acho que sou uma. :)

    ResponderExcluir
  30. Helen,

    Eu queria achar esse post pra ver se você tinha me respondido e digitei no google htmlhelen sem querer rs. Mas o bom é que o google já até sabe que é pra você.

    ResponderExcluir
  31. Bia,

    Eu já sabia que ele corrigia elen fernanda (sem H), mas essa do HTMLHelen é nova. Gostei!

    Obrigada por contar. :)

    ResponderExcluir
  32. Ola Helen, ótimo post, eu gostaria de te perguntar algo... o meu blog é de humor, mas não sei se o nome é bom e tal vê: http://morenomaluco.blogspot.com, gostaria de saber a sua opinião.

    ResponderExcluir
  33. "URL diferente do nome do blog"

    Mas tem uma cois aí.

    Se pensarmos em bom posicionamento nas buscas talvez isso se faça necessário, pois um dos fatores que mais pesa para o Google por exemplo é a palavra chave na url, e nem sempre a principal palavra chave é o nome do site ou empresa.

    Meu site é um bom exemplo. Na época não tinha esse conhecimento. O nome dele é Colmeia Web então coloquei www.colmeiaweb.com, mas o que é isso pro google? nada. Na verdade eu vendo sistemas php e se tivesse que registrar o domínio hoje colocaria www.sistemasphp.com mas um nome desses para o site não ficaria legal e eu usaria mesmo Colmeia Web.

    Na verdade é um dilema, pois se você coloca o nome do site na url pode parecer mais profissional, mas do que adianta se você não ficar bem posicionado no google e praticamente não receber visitas?

    No meu caso eu até consegui, acredito por ser uma palavra-chave com pouca concorrência, mas as long tails poderiam estár melhor posicionadas.

    ResponderExcluir
  34. Demerval,

    Para mim o leitor que pretende voltar ao blog é muito mais importante do que o leitor paraquedista que nunca vai voltar. Portanto não vejo dilema algum. Acho que a dúvida só existe para quem ainda não sabe qual é a prioridade. Pelo visto é o seu caso.

    Mesmo assim, o HTMHelen é sempre muito bem indexado porque as palavras-chave, mesmo não estando no nome do blog, estão nas URLs dos posts.

    Até mais!

    ResponderExcluir
  35. Primeiro devo dizer que as dicas serão implementadas e são muito úteis!
    O meu blog fala em específico sobre a minha cidade,mas como "meter o pau" na classe política é muito limitado (e chato!) coloquei um sub-título, ficou assim:

    Cidadão Araçatuba.
    Comentários, críticas,sobre o panorama geral de uma cidade.

    Dá até para fugir um pouco do tema não é?

    ResponderExcluir
  36. Bruno Santana, é legal sim, mas não dá muita certeza sobre o tema.

    Cidadão Araçatuba, é um nome bom para um blog com esse foco.

    ResponderExcluir
  37. Tenho um blog chamado Capuccyna e gostaria de saber se o nome é bom. Convido todos a visitarem:
    www.capuccyna.blogspot.com

    Muito obrigada, Jenny.

    ResponderExcluir
  38. Eu adorei todas as dicas. tava pensando em fazer um blog do nada mais agora vou pensar mt bem no nome, conteúdo e td o resto, mt boas as dicas postadas aki, está de parabéns o blog!

    ResponderExcluir
  39. Helles gostaria de criar um blog de Informaçoes do dia a dia , qual nome vc me sugeria ?

    ResponderExcluir
  40. Márcio, não sei quem é Helles, mas eu (Helen), posso mandar a primeira sugestão por e-mail depois que você depositar R$ 3.000,00 na minha conta.

    ResponderExcluir
  41. OI, queria que você olhace meu blog, e me dizer se tem algo de errado. Envie um e-mail para: helwig_bueno@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  42. gente o nome do meu blog eu nem sei osignificado
    www.pathodas.blogspot.com
    o que acharam??????????????

    ResponderExcluir
  43. Game-Dicas, não estou fazendo esse tipo de frila atualmente.

    Ledinha, é estranho, mas vai que cola?

    ResponderExcluir
  44. O nome do meu tá ruim?

    "Motorista de Nuvens"

    http://www.motoristadenuvens.blogspot.com/

    @danysussa

    ResponderExcluir
  45. ... Acho que cometi o erro numero 4...

    Meu Blog se chama Garota Monstro, mas posto sobre o que acho interessante (videos, textos, roupas, coleções, livros...) É mais sobre "O que a garota Monstro gosta".

    As vezes entro em alguns blogs, e me decpciono com o que vejo... a maioria comete praticamente todos os erros que você citou.

    Se tiver tempo e quiser visite os meus blogs (depois me diga o que achou).

    http://srtameneses.blogspot.com (novo)
    http://bymonstergirl.blogspot.com

    ResponderExcluir
  46. Seu posto está bem estruturado, mas eu tenho duas ressalvas com relação a ele.
    Primeiramente, você colocou como sendo ambiguidade as seguintes construções: bonecocolorido, ou vocemejogoufora. Na verdade, tais construção não são ambiguidades e sim, parênquimas degenerados. Segundo um dos manuais de estilística da Nilce Martins, parênquima é um defeito de estilo ocasionado no caso de uma palavra cuja última sílaba tem força zero ser seguida de uma cuja primeira sílaba tem força 1 ou 2. Um exemplo clássico disso é "beijar a boca dela" (cadela) ou "por causa" (porca). Por que degenerado? Porque originalmente, o parênquima ocorre com aliteração, mas é raro. Nos seus exemplos, bonecocolorido é um parênquima autêntico.
    E ambiguidade, segundo o confiabilíssimo manual de redação da Folha, é uma duplicidade de sentido de uma palavra ou expressão dentro de um perído inteiro. É uma falha comunicacional. Nos seus exemplos, não é, per se, uma falha comunicacional, e sim um efeito humorístico proposital causado pela força das sílabas.

    A minha segunda ressalva, se me permite, diz respeito ao seu tópico 6, "nomes ruins", em que você diz que "nomes ruins são filhos da falta de criatividade". Em primeiro lugar, como assim "nomes ruins"? São nomes que cabem em todos os exemplos mencionados anteriormente? Qual critério você está usando para esse juízo de valor? E em segundo lugar, "falta de criatividade" é uma coisa extremamente subjetiva para ser colocada como a razão do surgimento de um nome ruim. E quem não é criativo por natureza? Qual teu embasamento para falar isso e, ainda, qual é a expansão desse teu argumento? Falta um pouco de explicação.
    Não sei se me permite a sugestão, mas um update no post que explicite esse tópico seria interessante. Caso contrário, nesse tópico você teve a infelicidade de cometer o mesmo erro que está condenando.

    Espero ter contribuído.

    ResponderExcluir
  47. Clarrisa, obrigada pelo enorme comentário. Também tenho algumas ressalvas às suas ressalvas:

    1. Este blog não é sobre linguística nem é voltado especificamente para estudantes da área, portanto usei a palavra ambiguidade com seu significado elementar: característica do que apresenta vários sentidos. A sua definição está correta, mas não torna meu post equivocado, porque a definição técnica da gramática não cabe neste post.

    2. Todos os textos deste blog têm como critério a minha observação e como embasamento a minha opinião. Tudo aqui é extremamente parcial e meus artigos opinativos (ao contrário dos tutoriais) são subjetivos. Nomes ruins são todos que estão exemplificados no post. Porque eles são ruins eu digo nos curtos parágrafos. Não vejo necessidade de maiores explicações, meus exemplos são muito explícitos e minhas dicas são bastante pontuais. Quanto ao humor proposital, no próprio post eu fiz essa observação. O problema é justamente quando o humor não é proposital.

    3. Criatividade (ou a falta dela) é um tema bastante interessante que pode ser tratado em outro post. Obrigada pela ideia, mas garanto que será um texto tão pontual quanto este.

    Volte sempre!

    ResponderExcluir
  48. E usar o nome "VIA Estudante", para um blog sobre assuntos, trabalhos e matérias escolares? VIA = Veículo de Informação Alternativo. O que acha? Obrigado pela atenção!

    ResponderExcluir
  49. boa noite Hellem mas que blog maravilhoso!!!
    Eu estou apenas começando e preciso de ajuda de quem já passou por aqui..
    Abraços
    Robson
    Meu blog é:
    http://rm2comunicacao.blogspot.com

    ResponderExcluir
  50. o nome do meu blog era queroglamour,mas nao gostava muito do nome e eu acabei inventando o nome rock fashion sweet(que significa moda rock doce)que tem tudo a ver com meu blog e adivinha?o nome e exclusivo,estou muito orgulhosa do nome da minha web

    ResponderExcluir
  51. Nossa você apelou em...
    rsrs
    Bom post gostei Bastante!

    ResponderExcluir
  52. Olá, pretendo criar um blog inicialmente sobre unhas, depois pretendo incluir outros seguimentos da moda como sapatos e roupas. Pensei em colocar como nome alguma expressão como 'choquei perua' ou 'rosa chiclete' mas já existiam. Então pensei em vários nomes que contivessem a palavra 'perua' ou 'menina' mas os disponíveis não achei muito legal. Pensei em 'rosa lilás' mas também não estava disponível.
    Não sei se coloco algo derivado dessas palavras, ou se coloco um nome. Meu nome é simples, mas pensei em algo marcante baseado no meu nome: Tina Formigari (Tina de Cristina e Formigari era o sobrenome da minha bisavó italiana). Você acha que ficaria bem o nome ou alguma palavra e expressão? Por favor me ajuda :X

    ResponderExcluir
  53. Jéssica, é complicado demais escolher nome de blog atualmente, principalmente no seguimento "mulherzinha", que já é tão explorado. Até hoje acho que tive bastante sorte quando consegui registrar o domínio do Beleza Tem Cheiro.

    Usar o próprio nome é legal sim, principalmente quando o blog é voltado para se promover profissionalmente. Mas aí você vai ter que caprichar bastante no design, nas fotos, nos títulos dos posts e nas palavras chave, já que o nome do blog não vai deixar claro do que se trata.

    Até mais!

    ResponderExcluir
  54. Belo post, objetivo e as dicas estão bem atualizadas -- os nomes longos, por exemplo: a maioria dos how-tos manda fugir deles, porém com a dificuldade de se registrar domínios curtos hoje, eles acabam até sendo uma boa opção, além de serem ótimos para blogs com um conteúdo mais bem humorado (não necessariamente de humor, mas também não tão profissionais).
    Ainda estou em busca do meu nicho e do meu nome, e não vou pedir sugestões (mancada né? Nem te conheço, vou pedir pra dar um nome pro meu blog na hora e de graça?), só queria agradecer pelas dicas.
    E adorei seu domínio, por sinal -- original, fácil de lembrar e tem tudo a ver com o tema. Só acho que o layout merecia uma repaginada. Curti o uso de courier new, mas o que acha de um template bem clean e minimalista (adoro o do zenhabits.net)? Acho que ia valorizar seus textos, além de combinar com o nome. Só uma sugestão ;) Sucesso, Helen!

    ResponderExcluir
  55. Isabele, que bom que gostou das dicas e do domínio.

    Eu não conhecia o zenhabits, mas visitei agora por curiosidade e tenha certeza de que o HTMHelen nunca ficará parecido com ele. Esse minimalismo em excesso não tem nada a ver com o "espírito" do meu blog, se é que você me entende.

    Mas tudo tem solução: se não gosta do leiaute atual, sugiro o modo sidebar, que é bem mais simples: www.htmhelen.com/view/sidebar.

    Outra opção é acompanhar o blog pelo feed, em seu leitor favorito: feeds.feedburner.com/htmhelen.

    Volte sempre!

    ResponderExcluir
  56. oiii!!! to criando um blog, mas o nome que eu queria tem parecido...
    dai to meio na dúvida, faz dias já que to quebrando a cabeça com isso, vou falar de moda, maquiagem, bem coisa de mulher mesmo...
    pode ajudar???

    ResponderExcluir
  57. Ha Ha Legal! faz tempo q procuro um nome para o meu blog... vou falar da cultura da minha cidade TIANGUÁ-CE... PODE ME AJUDAR???

    ResponderExcluir
  58. Oi helen, tudo bem?
    Adorei o seu post.. e vejo que o pessoal gosta de pedir ajuda pra criar nome de um blog.

    E pra quem quer falar sobre tudo.. será que existe um nome disponivel nessa internet cheia de nomes iguais e/ou parecido? haha

    Se puder mandar alguma sugestão.. ;)

    Obrigadaa!
    beijos.

    ResponderExcluir
  59. Olá Helen!

    Hoje em dia tenho muito mais informação a respeito de como blogar (estou aprendendo ainda) do que antes,
    mas, há um tempo atrás fazia umas besteirinhas (rsrs...). Uma delas é ter meu nome no endereço do blog.

    O blog pessoal que criei em 2008, mas levado a sério mesmo em 2009/2010, é sobre Matemática integralizada à
    Informática. Quando estava comprando um domínio, procurei muito um endereço que se adequasse ao conteúdo
    do blog, mas não encontrei e acabei colocando meu nome.

    A minha dúvida: Ainda é tempo de trocar?

    O blog é bem indexado (o Google Ferramentas para web masters me ajuda um pouco nisso),
    com várias técnicas de SEO implementadas, registrado no Google Analytics,
    Feedburner criado para o blog e outras ferramentas.

    Caso mude de domínio, o serviço garante o redirecionamento de todos links, páginas estáticas e tudo mais?
    Desejo mudar de endereço, é recomendado?

    www.prof-edigleyalexandre.com

    Me ajuda? Alguma dica?

    Agradeço desde já.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  60. Prof. Edigley Alexandre, trocar pra quê?

    ResponderExcluir
  61. Pelos motivos apontados nesse post e em outros que já li na blogosfera.

    ResponderExcluir
  62. Prof. Edigley, se você popularizou seu blog e fidelizou seu público antes de ler essas dicas, parabéns! Não recomendo trocar agorar. Você pode aproveitar as dicas caso queira criar um segundo blog ou se for dividir seu blog em dois para focar em públicos diferentes.

    Vários blogs excelentes e famosos têm o nome do autor. Geralmente são professores, jornalistas e outros profissionais.

    No seu caso, talvez fosse possível simplificar a URL: www.edigleyalexandre.com ou ainda www.edigley.com. Esse "prof-" na URL é desnecessário.

    Mas se mesmo assim você sente que precisa mudar o nome do blog, seja feliz. Mas faça o redirecionamento do domínio antigo para o novo e tenha consciência de que, por mais que você se esforce, vai perder parte dos seus leitores atuais. Muita gente tem dificuldade para assimilar mudanças.

    Até mais!

    ResponderExcluir
  63. Ok Helen, sou grato pela a atenção. Obrigado mesmo!

    Sempre que necessito de algo, dou uma passada por aqui. Você faz um ótimo trabalho.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  64. Vc está certíssima, principalmente em relação ao endereço ser diferente do nome do blog. Scho muito amador também. O leitor não vai identificar aquele blog dessa forma.
    Quando criei meu primeiro blog, mesmo sendo iniciante, tive o cuidado de ter o nome do blog igual no endereço. Primeiro escolhi um nome, pesquisei no google(muito importante tbm), mas não estava disponível no blogger. O que fiz? Mudei o nome do blog! Escolhi outro nome e fui tentando até que "encaixasse". Foi assim que escolhi o nome do meu primeiro blog.

    Abração, adorei seu blog.

    ResponderExcluir
  65. Como faço para descobrir se já existe um blog com o nome que estou querendo??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1. Busque no Google da seguinte forma:

      blog "Nome Desejado"

      Clique aqui para ver um exemplo.

      2. Busque no E-domínios se já está registrado o domínio que você deseja com a extensão .com.

      3. Busque no Registro.br se já está registrado o domínio que você deseja com a extensão .com.br.

      Você não precisa registrar mais de um domínio para seu blog, nem precisa ser .com, mas se o nome que vocÊ quer já tiver sido registrado com uma dessas extensões é porque alguém já teve a ideia antes. Visite o respectivo endereço para saber se já existe mesmo outro site com esse nome ou se apenas redireciona para links de propaganda ou algo assim.

      Excluir
  66. Tenho um blog Camilando.com, hospedado no Blogger, mas registrei um com meu nome camilecarvalho.com pra ter hospedagem própria, pra portfolio. Acha que se eu criar um subdomínio blog.camilecarvalho.com fica bom? no caso estudo jornalismo e queria escrever artigos mais interessantes, mudar um pouco o foco do meu blog e não sei se mantenho o camilando.com ou se parto logo pra um subdomínio... dúvida cruel! rsrs

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Complicado mesmo, mas vou sugerir um critério para facilitar a decisão:

      -> se o tema do blog for diretamente relacionado à sua profissão, ao seu trabalho, sugiro que mantenha o blog no www, sem o subdomínio.
      -> se você pretende falar também de outros assuntos que não são diretamente ligados à sua profissão, sugiro o subdomínio.

      É só sugestão. Sucesso!

      Excluir
  67. Olá Helen,
    Gostei do post. Estou com um blog pronto para entra no ar. Mas tenho dúvidas quanto ao nome ... é um blog de moda para gordinhas ... pensei em FATshion. Mas já tem um com o mesmo nome. Alguma dica?

    Beijooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ih! Tá aí algo em que não posso opinar porque não entendo nada do universo plus size. Boa sorte!

      Excluir
  68. ola hellen estou com planos de criar um blog sobre unhas decoradas mas estou tento dificuldades para escolher um nome certo se vc puder me da a sua opniÂo sera muiito util,
    1.MULHER E SUAS MANIAS
    2.unha mania
    3.apaixonada por esmaltes .
    eu agradeceria muito se vc pudesse me da uma ajudinha e se puder da umas dicas de nomes eu agradeceria
    e gostei muto das dicas me ajudou bastante q vc cresça mais e mais .espero seu retorno grato .bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prefira os nomes que têm palavras-chave como "unha" e "esmalte".

      Excluir
  69. ola Helen gostaria muito de uma ajudinha sua .
    minha esposa esta querendo criar um blog sobre unhas .
    mas estamos tendo dificuldades para criar um nome curto e ao mesmo tempo moderno e divertido q chame a atençao das leitoras se vc puder me ajudar eu agradeço de verdade li seu post e simplismente fiquei impresionado pela sua inteligencia e sendo direta nos assunto. gostei bastante .bjos

    ResponderExcluir

Todos os comentários são moderados pela autora do blog.