terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Onkifica? Minha rua tem sete nomes

Minha rua
Eu moro bem ali…

Desde que escrevi o post Os apelidos das praças de Goiânia, quis voltar ao assunto dos endereços confusos da capital goianiense, falando desta vez das nossas ruas e avenidas que têm vários nomes cada.

Depois de muito tempo tentando elaborar o tal post, cheguei à uma conclusão: não dá para fazer um post só para todas as ruas. Cada uma vai ter seu próprio post. Eu até que tentei fazer tudo de uma vez, mas já me convenci que é muito nome de rua para um só texto.

Para começar essa confusa descoberta, não vou precisar ir longe, já que minha rua tem sete nomes e a rima não foi proposital.

Vou deixar claro também que o Google Maps não registra todos os nomes. Eu sei exatamente onde começa e termina cada nome da minha rua porque ontem tive a curiosidade de aproveitar aquela manhã gostosa para caminhar nela até o final e ir elaborando mentalmente este post.

Moro em uma das principais avenidas da Zona Sul de Goiânia, um dos principais acessos da periferia Sul à região Central. Independente do tamanho da avenida, não há motivo para ela ter sete nomes, afinal de contas, ela só passa por seis bairros. Mesmo que fosse regra ter um nome em cada bairro, seria demais.

Apesar de ser uma via de acesso importante, se eu disser que moro na Avenida Gonzaga Jaime, a maioria dos goianienses vai perguntar Onkifica? já que esse não é o nome mais famoso da rua, nem mesmo no trecho que passa pelo meu bairro esse é o nome mais famoso da rua. Então vamos dar nome aos bois, digo, aos trechos:

1. Avenida Leonardo da Vinci - mapa
É com esse nome genial que a avenida começa, lá no Jardim da Luz (1). Saiba mais sobre Leonardo da Vinci.
CEP: 74850-490.
2. Avenida Gonzaga Jaime - mapa
Quando passa pelo túnel da BR-153 na Vila Redenção (2), a avenida recebe nome de ex-senador. Saiba mais sobre Gonzaga Jaime.
CEP: 74845-360.
3. Avenida Emílio Póvoa - mapa
Alguns metros depois, na curva da Praça do Comércio (Vila Redenção), a avenida esquece o senador e passa a homenagear um político que ajudou a governar Goiás durante um mês. Saiba mais sobre Francisco Emílio Póvoa.
CEP: 74845-250.
4. Avenida Engenheiro Eurico Viana - mapa
No glamouroso bairro Alto da Glória (3), a avenida passa a ter nome de engenheiro. Apesar de Goiânia ter dezenas de logradouros com o nome desse cara, ele não deve ter sido legal com a família, já que nenhum sobrinho ou neto se lembrou de fazer uma página sobre ele na Wikipédia. =(
CEP na Vila Alto da Glória: 74815-725
CEP na Vila Maria José (4): 74815-465
5. Rua 109 - mapa
Chegando no Jardim Goiás (5), a rua novamente muda de nome, mas ainda não é o nome mais famoso dela.
CEP no Jardim Goiás: 74810-560
CEP na Vila São João (6): 74815-435
6. Rua J - mapa - ou Av. J - mapa
Minha rua é muito instável, não pode ver uma curva que muda o nome. Em um trecho ridículo nos bairros Jardim Goiás e Vila São João, a avenida passa a se chamar J, sabe Deus o porquê.
CEP: 74810-090
7. Avenida E - mapa
Só quando cruza a Avenida Jamel Cecílio minha rua assume seu nome mais famoso. Então, é isso: eu moro na Avenida E. Pode me dar carona agora que sabe onde moro?
CEP: 74810-030

Para manter a coerência (já que estou falando de Goiânia) eu não contei o trecho da minha rua no bairro Santa Luzia, em Aparecida de Goiânia. Alguém sabe o nome da rua nesse trecho?

Fontes: Correios, Google Maps e Wikipédia

Pix meutedio arroba mail ponto com

Um comentário:

Todos os comentários são moderados pela autora do blog.