segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Reforma ortográfica

Quadro Reforma

Eu não estou aqui para ensinar, já que ainda estou aprendendo. Sempre que tenho que escrever palavra com hífen, por exemplo, fico em dúvida e tento substituir por algum sinônimo. Pior ainda são as palavras que não tinham hífen e passam a ter. Jornalistas, blogueiros, professores, vestibulandos, concurseiros… todos em estado de nervos com essas mudanças. Imagine então eu, que sou jornalista-blogueira-concurseira? Loucura!

Então, se não posso ensinar, posso “linkar” quem ensina. Encontrei alguns manuais em .pdf que vão ajudar muito, já que nem mesmo os dicionários eletrônicos já estão atualizados com as novas regras. Um dos meus métodos é colocar esses arquivos no celular porque posso levar as novas regras comigo sempre e consultar quando necessário.

A dica é uma só: estudar! Como os livros ainda não estão atualizados, leia jornais e revistas. Escreva bilhetes, cartas e redações utilizando as palavras que mudaram. Estude e pratique!

Pix meutedio arroba mail ponto com

2 comentários:

  1. Helen,
    Você está certíssima. Por hora, o ideal é fazer as substituições, até incorporarmos as mudanças ao nosso cotidiano.
    beijo, menina

    ResponderExcluir
  2. ótima dica, apesar de apenas diagramar uma revista, é interessante observar isso para ganhar mais crédito com o mandachuva [ o meu é claro] rs

    ResponderExcluir

Todos os comentários são moderados pela autora do blog.