sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Cuide bem do seu perfil no Blogger

Muitos blogueiros subestimam sua página de perfil (profile) no Blogger, o que é um erro, já que ela é nossa identificação nos blogs do Google, principalmente quando o blog exige que comentemos com ela.

Essas dicas valem para todos os blogueiros, independente se seu blog usa Blogger, Wordpress, Blig, servidor próprio, etc… Ter uma página de perfil no Blogger não exige que você tenha um blogspot e pode ser muito necessário se você visita muitos blogs dessa hospedagem gratuita.

1. Mantenha seu perfil público

Compartilhe seu perfil!

Esse é o primeiro erro e infelizmente muito comum. Se seu perfil não é compartilhado, sinto avisar que você já perdeu, de uma forma ou de outra, algumas centenas de visitas por isso. Sem falar que irritou muito blogueiro legal quando deixou algum comentário usando login do Blogger. O blogueiro clicou no seu nome para retribuir a gentileza e encontrou essa mensagem, no mínimo, broxante:

Perfil de algum blogueiro vacilão.

A não ser que você permita, o seu perfil do Blogger não terá nenhuma informação sigilosa que possa comprometer sua segurança bancária, seu CPF, sua vida familiar e amorosa… Não faz nenhum sentido manter seu perfil oculto se a sua intenção é divulgar seu blog. Basta colocar no seu perfil somente aquilo que deseja que as pessoas saibam sobre você. Simples assim!

2. Leia e configure corretamente

Na página de perfil do Blogger você não tem barreira de idioma. Está tudo em claríssimo português. Se você me dizer que “não sabia” de alguma possibilidade de configuração, vou entender ao menos uma das duas coisas:

  1. Você tem preguiça de ler e não serve para ser blogueiro.
  2. Você é um analfabeto funcional e não serve para ser blogueiro.

Apesar da minha sinceridade, tenho uma notícia muito boa: você pode mudar isso a qualquer momento, deixando a preguiça de lado e passando a ler tudo com paciência e atenção. O poder é seu!

3. Configure seu blog principal

Configure sua URL principal.

Isso é muito útil tanto para quem tem vários blogs como para quem tem blog ou site hospedado em qualquer outro lugar que não seja o Blogger.

  • URL da página inicial - Coloque o endereço de seu blog ou site principal. Se você não tem blog pode ser até seu profile em alguma rede social. Não há nenhuma restrição nesse campo, desde que a URL esteja correta e completa.
  • URL da lista de desejos - Pode ser um post do seu blog que tenha sua lista de desejos. No meu caso eu aproveitei para colocar a URL do meu blog em que falo mais sobre meus desejos de consumo.

4. Local e trabalho

Ajude as pessoas a descobrirem seu blog!

Essas configurações são muito interessantes. As pessoas poderão encontrar você pelo nome da sua cidade, do seu estado, do seu país, pela sua profissão… Isso é muito legal para profissionais que usam seu blog como forma de captar clientes. Também é interessante utilizar essa busca quando estamos em busca de novos parceiros para o blog.

5. Informações adicionais

Use vírgula para separar os termos.

Um erro muito comum e fatal aqui é não usar vírgula para separar os termos. É a vírgula que vai transformar cada expressão é um link diferente, facilitando bastante quando você usar esse recurso para encontrar pessoas com os mesmos interesses que você.

Já tocou nesse assunto:

Desejo um bom perfil para você!

Pix meutedio arroba mail ponto com

15 comentários:

  1. Muitíssimo obrigado pela dica. Vou já melhorar o meu perfil!

    ResponderExcluir
  2. valeu querida sucesso a você, me ajudou muito.

    ResponderExcluir
  3. oi meu nome é maria , meu blog é novo, queria saber como faço por meus amigos deixarem um comentario, no meu blog, e poder aparece suas mensagens no meu blog, obrigada . meu blog é www.sosamaznas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Bruna,

    Concordo, seu perfil no Blogger está bastante sem graça mesmo. ;)

    ResponderExcluir
  5. preciso fazer uma piada tosca

    pega no meu perfil e balança

    ResponderExcluir
  6. muito legal sua informação, gosto de fazer exatamente o que um blogueiro faz, comunicção total valeu!!!

    ResponderExcluir
  7. Oi Helen, Logo fiz meu blog, sem experiência, adicionei alguns blogs, fui direto ao link desses blogs, e adicionei só esses blogs, não aparecem na lista de configuração do meu blog. Agora quero deixar de seguir, e não consigo, sempre que acesso esses blogs para excluir, tem a opção parar de seguir, eu digito que sim, mas não exclui, ele continua lá. E lá no meu blog, não consta que esteja seguindo esses blogs.
    Como fazer para par de seguir já esses blogs, já que não estão no meu blog.
    Batista e-mail: bsan22@yahoo.com

    ResponderExcluir
  8. Nossa, vc me ajudou muito. Parabéns !!! adorei

    ResponderExcluir
  9. Grande ajuda! Estou começando a construir meu Blog. Obrigada!

    ResponderExcluir
  10. não faz idéia como ajudou,muchas gracias.

    ResponderExcluir
  11. muito bom entre em www.menina-ouro.blogspot.com

    ResponderExcluir

Todos os comentários são moderados pela autora do blog.