sábado, 14 de fevereiro de 2009

Dicas de português no HTMHelen

Nível: iniciante
dicas-portugues

Por motivos históricos, políticos e culturais que não pretendo enumerar aqui, a maioria dos brasileiros escreve muito, muito, muito mal mesmo. Fatalmente isso se reflete em nossos blogs.

Não estou falando do erro esporádico, do erro de digitação, dos vícios de linguagem, das gírias e das expressões regionais. Tudo isso é perdoável e nós corrigimos assim que percebemos ou que um leitor avisa.

Nosso buraco é mais embaixo, vem do nosso tempo de escola. Muita coisa que escrevemos errado não vamos conseguir identificar nem se lermos e relermos dezenas de vezes, simplesmente porque nunca aprendemos aquilo, nunca alguém nos disse isso é errado. Se não sabemos que é errado, como poderemos consertar?

Graças a Deus eu tive oportunidade de ter bons professores na escola, sempre gostei muito de ler, de escrever cartas e fiz faculdade de Jornalismo, o que me permitiu manter contato diário com a leitura e a escrita.

image001zo9

Estudo português até hoje e estou sempre aprendendo. Quando aprendo algo do qual não fazia idéia, tenho que vasculhar meus posts antigos para fazer as correções. Mas, percebendo que muitos blogueiros não tiveram as mesmas oportunidades que eu tive e tenho, resolvi partilhar o pouco que sei aqui no HTMHelen.

Antes de dar as primeiras dicas, quero deixar claro que:

  • Não sou licenciada em Letras, sou só uma blogueira formada em Jornalismo que compartilha conhecimento com outros blogueiros.
  • Isso não é um curso, são dicas pontuais e esporádicas, para esclarecer dúvidas.
  • Minhas dicas são para leigos, ou seja, pessoas que não dependem diretamente da escrita para ganhar dinheiro ou para passar em alguma prova. Se você já é um blogueiro profissional, por exemplo, não pode mais se considerar um leigo.
  • Se sua dificuldade com português for mais grave que isso, não tenha vergonha de investir em um curso de português. Está na moda! Todo mundo está aproveitando o pretexto das poucas e novas regras ortográficas para se matricular sem ter que assumir que não sabia portugês nem com as regras antigas.
  • Se quiser dicas para concursos e vestibulares, procure a Tia Dad, o Tio Nogueira e o Tio Cipro.
  • Não se esqueça também de ter por perto sempre alguns bons livros para consulta rápida e confiável.
caneta-papel

Fico por aqui. Como sempre, não espero agradar a todos, mas ao menos quem realmente precisa dessas dicas. Vou me esforçar para manter a frequência semanal. A primeira dica será publicada ainda hoje.

Até mais!

Imagens surrupiadas daqui e daqui.

Pix meutedio arroba mail ponto com

Um comentário:

  1. Helen, sensacional sua ideia!
    Ao ler esse post pensei, podia colocar a Maria Alice em contato com você. Ela é minha amiga, tem mestrado em língua portuguesa e dá aulas.
    Caso tenha interesse, me escreva. Quem sabe nasce uma parceria linguística, que tal? A Maria Alice também é cronista, está para publicar um livro. Dê uma olhada no Blog dela depois está relacionado no meu, chama-se "Colóquios de Domingo".

    Bjs

    ResponderExcluir

Todos os comentários são moderados pela autora do blog.